9º Bookcrossing Blogueiro - Lista de Participantes e Divulgadores


Me lembro que em uma das edições passadas do BookCrossing Blogueiro, num período antes do evento, estava tão empolgada que comecei a postar somente textos referentes ao tema, pois não é que chegou um amigo de looonga data e por certo, não muito simpático ao BookCrossing que deixou um "singelo" comentário: "Mas de novo falando sobre isso?"

Foi um banho de água fria...

Pois bem, de lá para cá tenho evitado falar muito do BookCrossing Blogueiro para não virar uma massada para quem não é simpático ao movimento, mas gostaria de deixar registrado o seguinte: As duas datas que escolhi para os eventos (16 a 23 de Abril e 08 a 16 de Novembro) têm alguma ligação com livros - datas comemorativas e tals, o que torna a "falação" necessária.

Mas vocês que são simpáticos ao movimento, podem praticá-lo sempre que lhes convier, a mim cabe apenas incentivá-los... E também organizar o BookCrossing Blogueiro para que vocês possam incentivar cada vez mais pessoas em seus bloguitos para que possamos juntos engrossar esse patinar mental, que quando se torna hábito engrandece a nossa alma, nutre a inteligência, enriquece nossos dias, encurta abismos entre palavras e pessoas, tira a cultura do improviso, evita que tenhamos pensamentos nebulosos e nos obriga a pensar coisas que vão além de nós mesmos. Além é claro, como disse Fernando Pessoa: "A leitura é uma forma servil de sonhar".

Fico feliz ao saber das iniciativas que são inspiradas à partir do BookCrossing Blogueiro e que levam pessoas como o Bibliotecário Paulo Vitor, coordenador da biblioteca do Colégio São Francisco Xavier em Ipatinga/MG, a promover o movimento dentro da escola. Seu empenho foi realizar uma programação diferenciada para estimular a comunidade escolar, atraindo novos leitores e chamando para ela também os pais e amigos dos alunos.
A 1ª Feira de Troca de Livros aconteceu como uma oportunidade dos participantes ampliarem o seu repertório de leitura sem qualquer custo. Quem não conseguisse trocar, estava convidado à fazer doação para a biblioteca ou praticar o Bookcrossing nos locais públicos da cidade.

Como um evento democrático, sabemos que através da leitura, toda a comunidade se beneficia, primeiro valorizando as relações interpessoais com o aumento da capacidade linguística e o respeito entre as pessoas e, por outro lado melhora na produção dos textos, pois você descobre novos mundos, viajando sem sair do lugar, o que favorece a criatividade!

Num mundo tão cheio de informação e pouca difusão das iniciativas espontâneas, oferecer um livro para alguém é socializar o conhecimento. Quanto mais cultura, mais desenvolvido é um povo, pois a cultura promove não somente o desenvolvimento acadêmico, mas também desenvolve o país civil e político.

"Um livro do século XVI dura meio milênio. Um livro do século XX não chega a 100 anos. As bibliotecas do século passado estão morrendo. A gente nem abre os livros, para evitar o efeito cream cracker. Aguardamos uma tecnologia que os salve (...) Livros morrem. São como pessoas (...) Sabem que vão morrer, mas que vão sobreviver a nós. Tenho uma teoria: não sou a guardiã deles. Sou usada por eles. Estão na expectativa já de quem me sucederá. Isso produz um encantamento" (Ana Virgínia Pinheiro, chefe da divisão de obras raras da Biblioteca Nacional e professora de história das publicações na Uni-Rio).

Se um livro do século passado dura apenas 100 anos, que dirá daqui para frente, com a qualidade de papel e tinta cada vez pior, nós vamos esperar os livros morrerem na estante?
Os livros estão com a vida útil cada vez mais curta e fechados eles duram menos, pois adoecem ou produzem efeitos colaterais em nós. O pó que se acumula, os ácaros e insetos que dentro deles transitam, viram veneno. É melhor que seus efeitos fiquem em nossa memória, na nossa psique e emoções. Concordam comigo? :)


Um livro precisa respirar para viver mais. Vamos libertá-lo?

Libertaram seus livros:
  • Rogério Souza/Análise de Texto - (Mais Educativo)(facebook) - "Cinco Minutos e a Viuvinha" de José de Alencar, "O Seminarista" de Bernardo Guimarães, "Aventuras de Buscapé" de Giselda Laporta Nicolelis, "Histórias de Gente que ensina e aprende" de Andrea Cecília Ramal, "Alexandre e Outros Heróis" de Graciliano Ramos. "Inocência" de Visconde de Taunay, "Contos" de Oscar Wilde, "Meu Suposto Namorado" de Elizabeth Winfrey, "Viver Vale a Pena" de Lucília Junqueira de Almeida Prado, "Revolução em Mim" e "É preciso lutar" de Márcia Kupstas.
  • João Antônio Ventura (Vô Tônico) - "Vidas Secas" de Graciliano Ramos, "Viajante: As Três Marias e Papo de Mulher" (cordel) de Dalinha Catunda, "A Bruxa de Portobello" de Paulo Coelho, "Memórias Póstumas de Brás Cubas" e "Dom Casmurro" de Machado de Assis.
  • Nalini Sagar (Facebook) Lançando o projeto BookCrossingColorful - "Poesia e Prosa Selecionados" de William Blake (facebook) - "Dicas Úteis para uma vida fútil" de Mark Twain.
  • Lucinha (Jardim da Lucinha) - "Brazilian Adventure" (Uma Aventura no Brasil) de Peter Fleming
  • Calu B. (Fractais da Calu) - "O Lado Bom da Vida" de Mathew Quick
  • Lilian Starobinas (Discurso Citado) - "A Viagem do Descobrimento" de Eduardo Bueno, "Dr. Kellog e a Guerra dos Sucrilhos" de Thomas John Boyle e "Desmundo" de Ana Miranda. 
  • Neno (Papo com o Neno) - "O Menino da Terra" de Ziraldo, "Poesia na Varanda" de Sonia Junqueira, "Lino" de André Neves e "O Ratinho, o Morango Vermelho Maduro e o Grande Urso Esfomeado" de Audrey Wood
  • Renata Diniz (Maria Rosa Sonhos) - "Começando bem seu dia" de Joyce Meyer, "Comer, Rezar, Amar" de Elizabeth Gilbert, "O Poder do Agora" de Eckhart Tolle, "Mulheres sem prazo de validade" de Pauline Herbach, "As Cinco linguagens do amor" de Gary Chapman, "O Poder da Esposa que ora" de Stormie Omartian, "Escrever Melhor" de Dad Squarise e Arlete Salvador, "O Castelo de Papel" de Mary Del Priore e "Adeus, China" de Li Cunxin
  • Beth Lilás (facebook) - "Vida de Reporter: Viagem ao Mundo dos Taleban" de Lourival Sant'Anna, 
  • Toniolo Neto (facebook) - Revistas "Vida Simples" e "Piauí"
  • Verônica Almeida (facebook) - "O Amor nos Tempos do Cólera" de Gabriel Garcia Márquez
  • Pedrinho (Meu Pequeno Príncipe) - "O Pequeno Planeta Perdido" de Ziraldo e "Charlie e Lola" de Lauren Child
  • Cristiano Melo (Braços Abertos) - Dois exemplares do livro de sua autoria "Braços Abertos"
  • Lúcia Laborda (Olhos de Mel) - "Amor Silente" e "Amor, Vida e Poesia" de Lúcia Laborna, Coletânea Labirintos - Contos, Crônicas e Poemas, Galeria Brasil 2012 "Guia de Autores Contemporâneos", "Coletânea Elos Literários", "Projeto Literário Delicatta VII", "Projeto Literário Delicatta VIII" e "A Sabedoria de Hassan" de Flávio Cruz
  • Roseli Pedroso (Sonhos e Melodias) - "Complexo de Portnoy" de Philip Roth,"A Ilíada" de Homero, "Um dia" de David Nicholls, "Fora de Série - Outliers" de Malcolm Gladwell, "Minha Querida Assombração" de Reginaldo Prandi e "Um e-mail em Vermelho" de Eliana Martins,  Manuel Filho e "Relato de um náufrago" de Gabriel Garcia Márquez
  • Adriana Rodriguês (Desabafo Aki) - "Uma Vida sem Limites" de Nick Vujicic
  • Bergilde (Romances Familiares) - "Il Mitomane" (O Impostor) de Paolo Mosca
  • João (Vírgulas do Destino) - "Meditação Feliz" de David Fontana, "Negócio de Cemitério" - Biblioteca Hitchcock e Seis volumes da Coleção Disney "Virtudes de cada dia" + "O Filho de Mil Homens" de Valter Hugo Mãe
  • Raquel Ramos (SuperLinda) - "Fios de Agora Poemas" de Rita de Cássia Alves, "Muralhas de Lã", "Estivador" e "Tempo dentro do Tempo" de Marcos Laffin, "Corpo das Hortênsias" de Rita de Cássia Alves e Marcos Laffin, "O Terceiro Gêmeo" de Ken Follett e em especial "A Bíblia Sagrada Ave-Maria".
  • Dayse Carvalho Schaefer (Inspiring Feelings!) - "O Guardião de Memórias" de Kim Edwards, "Nada Dura para Sempre" de Sidney Sheldon, "Things Fall Apart" de Chinua Achebe, "Os Descendentes" de Kaui Hart Hemmings.
  • Beth Santana (facebook) - "Fora de Mim" de Martha Medeiros e "O Vencedor está só" de Paulo Coelho
  • Sileni Machado (Fotos e Prosa) - "Orando com Poder" e "Valei-me São José" de Padre Jonas Abid
  • Simone Miletic (Instagram) - "O Fantasma da Ópera" de Gaston Leroux, "O enigma do Quarto" de Ian Caldwell e Dustin Thomason, "O Santuário" e "O Último Templário" de Raymond Khoury, "Anjos e Demônios", "Fortaleza Digital", "O Código da Vinci", "O Símbolo Perdido" e "Ponto de Impacto" de Dan Brown
  • Sônia Tolfo (Mattiva) - "A Vida Depois da Vida" de Raymond A. Moody Jr.
  • O Árabe (O Hassan) - "A Sabedoria de Hassan" de Flávio Cruz
  • Suzana Martins (Entre MarÉs) - "Cecília de Bolso", Antologia Poética de Cecília Meireles organizada e apresentada por Fabrício Carpinejar e  Organização e apresentação de Fabrício Carpinejare "Carmen, uma Biografia" de Ruy Castro
  • Claudete Parreira (Percepções) - "O Pequeno Príncipe" de Antoine Saint-Exupéry, "O Sapo que queria ser príncipe" de Rubem Alves e "A Metamorfose/Um Artista da Fome/Carta a Meu Pai" de Franz Kafka. 
  • Cintia Fumagalli (Raio X da Tin) - "A Cabana" de William P. Young e "O Estranho Mundo de Jack" (Tim Burton) de Jun Asuka
  • Roseli Pedroso (Sonhos e Melodias) - Segunda libertação: "Melancia" de Marian Keyes, "De Repente, nas profundezas do bosque" de Amós Oz, "Depois daquela viagem" de Valéria Piassa Polizzi, "Inteligência Emocional e a arte de educar filhos" de John Gottman e "O Inesquecível Glenn Miller e sua orquestra" de George T. Simon.
  • Bandys (Esconderijo da Bandys 2) - "O Administrador de Sonhos" de Matthew Kelly, "Antologia de Inéditos" de Eloy Toledo e outros, "Conto Geral" de Pablo Neruda, "O Caçador de Pipas" de Khaled Hosseini, "Cinquenta Tons de Cinza" de Erika Leonard James.
  • Jaci Pandora (O Que tem na Nossa Estante) - "Antologia Poética" de Fernando Pessoa
  • Jaci Pandora (Uma Pandora e sua caixa) - "A lenda do lago dourado" de Edson Varella Pereira, "Chico Bento: Plantando Confusão", "Coraline" de Neil Gaiman, "Harry Potter e a Pedra Filosofal" de J.K. Rowling e "O Teorema Katherine" de John Green
  • Paula Belmino (Poesia do Bem) - Vários livros doados à Biblioteca Bernadete Xavier
  • Tânia Matos (Tânia Defensora) - "Jornada dos Anjos" romance psicografado pela médium Sandra Carvalho.
  • Zizi Santos (Zizi Santos) - Dois exemplares da coleção "Vamos falar sobre": "O Respeito à Igualdade" e "Aprendendo a Viver Globalização"
  • José Nunes da Silva (facebook) - "O Melhor das Crônicas da Vida Privada" de Luiz Fernando Veríssimo.
  • Giovanna Valfré (facebook) - "Os Crimes ABC" de Agatha Christie e "Cavalos Partidos" de Jeannette Walls
  • Luciano A. Santos (.Livros) - "Feios" de Scott Westerfield e "Pequena Abelha" de Chris Cleave
  • Luciana Tazinazzo (Aceita um leite?) - "Marcoré" de Antônio Olavo Pereira, "Vampiro de Schopenhauer" de J. Modesto, "Necrópole" de vários autores e "O Azarão" de Markus Zusak
  • Andréa Motta (Conversa de Português) - "Antes, o verão" de Carlos Heitor Cony e "Metamorfose" de Franz Kafka
  • Maria Glória D'Amico (Fare la Scarpetta) - "O Livro de Ouro de Saint Germain" de Maria Soares Claussen
  • Débora Acácio (Em Nossas Vidas) - "Carcereiros" de Dráuzio Varela.
  • Angela Elisabeth L. Coelho (facebook) - "Encontrei Deus na Cabana" de Randal Rauser
  • Sonia Astrauskas (facebook) - Doação para uma instituição de caridade e em mãos, o Livro "O Povo Brasileiro" de Darcy Ribeiro
  • Luciene Brito (facebook) - "Origami em Flor" de Flaviane Koti e Vera Young e, "100 Crônicas de Mário Prata" reunidas pelo "O Estado de São Paulo".
  • Tina (Blue Moon) - "The Silent Wife" de A.S.A. Harrison
  • Lulu (Instagram)(Lulu on the Sky) - "O Quinze" de Raquel de Queiroz
  • Patrícia Gomes (Agora que sou mãe) - "O Senhor é meu Pastor" de Leonardo Boff e "Poesia e Prosa Selecionados" de William Blake
  • Bia Reis (Jubiart Artesanato)(2) - promoveu um evento maravilhoso para ser visto de perto! 
  • José Onias (facebook) - "O Observador no Escritório" de Carlos Drummond de Andrade e "Ganhando o meu Pão" de Górki
  • Adriana Balreira (Adriana Balreira) - "Reiniciados" de Teri Terry
  • Bookinha Linda (@asmariasdonorte) - "Esteiros" de Soeiro Pereira Gomes
  • Liliane Arend (Londres com Filhos) - "Walt Disney - O Triunfo da Imaginação Americana" de Neal Gabler e "Chant and be happy" de A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada
  • Rute (Literatura infantil) - "Pérola, O Ano do Dragão" de Rosana Rios e Georgette Silen, "A Guardiã dos Gansos" de Irmãos Grimm, "A Lenda da Noite - História da Vó Betica" de Bladino Franco e José Carlos Lollo, "O Botão bRanco" de  Martina Schreiner, "Histórias de Cantigas de Roda" de Celso Sisto, "Chapeuzinho Vermelho" de Charles  Perrault, "Kimi e a História do Sorvete" de Patricia Engel Secco, "Ranulfo" de Martina Schreiner, "Um pé de Vento" de André Neves, "A Fotografia do Macaco" de Edson Gabriel Garcia, "O que não cabe no meu mundo - GULA" de Fábio Gonçalves Ferreira
  • Lúcia R.V.Haddad (Koisinhas Chiques) - "Sisters" de Raina Telgemeler
  • Passarinhos no Sotão (facebook) - "A essência da virtude: A Sopa dos Passarinhos" de Vani Mehra
  • Allan Robert P. J. (Carta da Itália) - Vários títulos.
  • Luma Rosa (Draft to the draft) - Livros recebidos no Bookcrossing Blogueiro anterior e "Variações sobre o prazer" de Rubem Alves, "Quando eu voltar a ser criança" de Janusz Korczak, "Uma Breve História do Tempo" de Stephen W. Hawking, "O Velho e o Mar" de Erneste Hemingway e para participar da 3ª Edição do BookCrossing Blogueiro Kids: 5 Almanaques de Férias da Turma da Mônica, "Harry Potter e a Pedra Filosofal" e "Harry Potter e Câmara Secreta" de J.K. Rowling
  • Luciana Souza (Histórias de uma Bipolar) - "Morte e Vida de Charlie Cloud" de Ben Sherood, "O Casamento do meu autor favorito" de Nicholas Sparks e "A Última Carta de Amor" de Jojo Moyes
  • Norma Emiliano (Pensando em Família) - "Memorial de Maria Moura" de Rachel de Queiróz
  • Claudinha (Transmimentos de PensAções) - "A Hora da Estrela" de Clarice Lispector, "Sedas e Trapos" de Roberto Di Cassia, "Brás, Bexiga e Barra Funda" de Alcântara Machado, "E.T., O Extraterrestre" adaptação de Terry Collins do roteiro original de Melissa Mathisson, "Era de Aquarios - O Despertar" de Manoel Ventura, "Dom Casmurro" de Machado de Assis, "Iracema" de José de Alencar, "Memórias de um Sargento de Melícias" de Manuel Antônio Bandeira e "Mitos Gregos" de Paulo Sérgio de Vasconcellos.
  • Ana Karla (Misturação) - "O Encontro Marcado" de Fernando Sabino.
  • Rosamaria (Rosa 147) - "Vida, Um Enigma, Uma Jóia preciosa" de Daisaku Ikeda, "O Retorno eTerno" de Rubem Alves, "Terapia para uma aposentadoria feliz" de Ted O'Neal, Dois exemplares do livro "As Origens" de Tabajara Gaucho da Costa
  • Adriana Moellmann (twitter) (2) - "Sorte ou Azar" de Meg Cabot, "Cérebro" de Robin Cook, "Eragon, trilogia da esperança" de Christopher Paolini, "A Montanha e o Rio" de Da Chen. "A Reunião do dia D" de Edgard Pedreira e De Cerqueira Neto", "O Livro do Amor" de Kathleen Mcgowan, "Corrida Infernal" de Marcos Rey, "J.D. Robb - Extâse Mortal" de Norah Roberts, "Cousteau, uma biografia" de Axel Madsen, "Paratii - entre dois polos" de Amyr Klink, "Histórias Fantásticas" de Adolfo Bioy Cesares. "Fallen" de Lauren Kate, "OVNI, a Luz da Tradição" de Michel Coquet, "Os Escravos" de Castro Alves, entre outros.
  • Vitorio Nani (VitorNani) - "Felicidade Demais" de Alice Munro, "O Império do Grande Cipreste" de Richard Powel, "O Terceiro Dia" de Joseph Hayes, "Médico Interno" de Dr. X e "As Pontes de Toko-Ri" de James A. Michener.
  • Irene Moreira (M@myrene) - "O Alquimista" de Paulo Coelho e "Viagens através do tempo" de Soozi Holbeche
  • Sidnéia Barbosa Flores (SidFlores) - "As Miniaturas" de Andréa Del Fuego e "Florestas Amargas" de John S.D. Eisenhower.
  • Micha Descontrolada (Carpe Diem) - "Amor fora de hora" de Katarina Mazetti 
  • Luciene Tenório Nunes (Lado de Cá do Atlântico) - "Crônicas do Sul" de Luis Sepúlveda.
  • Sérgio Nasto (facebook) - Dois livros de Machado de Assis.
  • Lílian Almeida (facebook) - "Cem Anos de Solidão" de Gabriel Garcia Márquez e "A Luneta Mágica" de Joaquim Manuel de Macedo.
  • Raquel (SuperLinda) - "Pó de Lua" de Clarice Freire, "Wicca" Guia de espiritualidade e magia para o novo milênio e "Meditação" de Caras Zen.
  • Vane M. (Homeopatia do Amor) - "A Menina que roubava livros" de Mrkus Kusak 
  • Bia Hain (Revolta e Romance) - "A Menina que roubava livros" de Mrkus Kusak 
  • Denise Rangel (Sturm und Drang!) - "Confesso que vivi" de Pablo Neruda, "Histórias de um viajante" de Marina Colasanti e "Fazes-me falta" de Inês Pedrosa.
  • Dayse (Dayse Fashion World) - "A Idade decisiva" de Meg Jay e "Armadilhas da Mente" de Augusto Cury.
  • Kbçapoeta (Kbçapoeta) - "Desenterrando o Passado" de Agatha Christie Mallowan.
  • Daniel Savio (Facebook) - "RAGNARÖK - O fim dos deuses" de A. S. Byatt e "O Pequeno Príncipe"
  • Graziela (GraFlor - Faça da sua vida uma obra de arte) - Comer, rezar, amar" de Elizabeth Gilbert
  • Pequena Gi (Far Away, So Close) - "Záhir" de Paulo Coelho

  • Você
Fizeram posts de divulgação em seus blogues

Cinthia Rodriguês (Carta na Escola), Arthurius Maximus (Visão Panorâmica), Vitorio Nani (VitorNani), Lia Christo (Doces Letras), Astrid Annabelle (Navegante do Infinito), Ronaldo Santos (Ronaldo Santos), Aparecido Rosário (Crazy Sea Wolf), Silvana Haddad (Meus Devaneios Escritos), (2), Roseli Pedroso (Sonhos e Melodias), Adão Braga (Conectado), Adão Braga (Corpo, Alma e Espírito), Gilberto Fernandes Teixeira (Metalurgia das Letras), Suzana Martins (Entre MarÉs), Edgar Borges (Cultura de Roraima), Débora Acácio (Em Nossas Vidas), Trícia Ferreira (Espelho de Si), Rute Beserra (Literatura Infantil), Karina Guite (Quinquilharias da Ka), Allan Robert P. J. (Carta da Itália), Ohassan (O Árabe), Rosamaria (Rosa 147), Jaci Pandora (O Que Tem Na Nossa Estante?), Claudinha (Transmimentos de PensAções), Lilian Discurso Citado), Sandra (Mineirinha na Alemanha), Raio X da Tin Cintia Fumagalli, Brincando de Poesia (Chica Tazza), Bia Reis (Jubiart Artesanato), Ana Karla (Misturação), Liliane Arend (Londres com Filhos), Raquel Ramos (SuperLinda), Ana Paula (Lado de Dentro do Coração), Deise (Menelau Biblioteca), Suzana Martins (Entre MarÉs), Dayse (Dayse Fashion World), Andréa Motta (Conversa de Português), Chica (Sementes da Chica), Pablo Silva (Literanôni), Denise Araújo (Tecendo Palavras), Denise Rangel (Sturm und Drang!), Cultura de Roraima e Afins (Coluna Rede Literária), Rudynalva (Alegria de viver e amar o que é bom), Roseli Pedroso (Sacudindo Ideias), Beatriz Freitas (Ciranda Contada), Heloisa de Mesquita Inoue (Madame Heloisa), Cristina Pavani (Brasil, Leste Paulista Paulista!), Gisele Federizzi Barcellos (Kids Indoors), Fernando Silva (Nothingandall), Adriana Franzin (EBC - Empresa Brasileira de Comunicação), Papo De Mãe (O Portal da Vida em Família), Gi (Far Away, So Close - Pequena Gi), 

Os posts de divulgação feitos nas redes sociais, fogem do controle público e por isso não os linkei. Se alguém que fez tem perfil público como as páginas e eventos, por favor me avise para poder linkar.

Silvana Fabbri, Guto Maia, Dois do Brasil - Cultura do Brasil, Entre MarÉs, José Nunes da Silva, Trololó de Mulher, BookCrossing Brasil, Ma Jivan Prabhuta, Jubiart Artesanato, Freguesia do Livro, Brincadeiras Literárias, Kids Indoors - Dicas para entreter crianças "presas" em casa, Pequenos Leitores - Indicações de leitura (e cultura) para crianças, Livros Livres, Alegrete, a cidade dos livros livres, Livre Du Jour, Corujas Fashion, Le Mundi Biblioteca Café, Espelho de Si, Entrevista Exclusiva com, Ciranda Contada, Márcia Helena Diniz, Bibliocicleta, Brincando em Maceió, Charles Netto, Silvia Tavares, Angela Elizabeth L. Coelho, Far away, so close - Blog da Pequena Gi, 


Em simultâneo ao BookCrossing Blogueiro também acontece o BookCrossing Blogueiro Kids, idealizado e organizado pela Trícia Ferreira que já está em sua terceira edição (Lista de participantes)

Chamem as crianças para participarem também!

Página do evento do III Booking Crossing Blogueiro KIDS no facebook


Para quem está chegando agora:
  • Para participar do BookCrossing Blogueiro basta ter um livro que queira libertar. 
  • Escrever uma dedicatória ou bilhete, avisando que o livro não está perdido e convidando quem o encontrou a ler e depois libertá-lo novamente. 
  • Escolher um lugar público e protegido para libertá-lo.
  • Também poderá procurar por Pontos Oficiais do Bookcrossing 
  • Você pode fazer uma postagem em seu blogue contando qual livro libertou e, se quiser aprofundar na participação, faça uma resenha ou conte o que achou do livro - Muitos participantes gostam de fotografar o momento da libertação, mas você pode fazê-lo ou não. Fica à seu critério.
  • Quem não tiver blogue poderá participar através das redes sociais, publicando na página do evento ou em sua própria página.
Mais informações, leia na label do BookCrossing Blogueiro ou então pergunte no sistema de comentários.
  • Página do evento da 9ª Edição do BookCrossing Blogueiro no Facebook
  • Escolha um banner para você usar. Esteja livre para confeccionar o seu próprio banner.
Uma boa aventura para todos nós!
Me avise se o seu nome não estiver constando da lista.

78 comentários :

  1. Luma:
    Óbvio que por questões de organização, o BookCrossing ocorre em datas especiais, caso contrário seria impossível dar conta do evento.
    Sou uma participante ativa dessa ideia, e sempre que posso, liberto livros em outras datas.
    VOCÊ só merece aplausos por difundir e realizar esse evento, que por mim, poderia ocorrer durante o ano todo...
    Bom final de semana!
    Bjs.:
    Sil

    ResponderExcluir
  2. Luma, mais uma vez sucesso garantido e efetivo nesse evento! Que cresça cada vez mais! bjs, parabéns! chica

    ResponderExcluir
  3. Olá Luma ! O movimento cresceu muito desde o primeiro evento e isto é uma maravilha! Continuo liberando livros o ano inteiro .....um aqui outro acolá. Gosto de permanecer no anonimato neste caso. E gosto igualmente de divulgar.
    Amo os livros......mas tudo isso você sabe!
    Parabéns por este trabalho lindo!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Estou nesta, Luma. Ainda não escolhi o livro que vou libertar. Quando o fizer, te aviso.

    ResponderExcluir
  5. Já libertei muitos, mas não dessa forma. Gostei.

    ResponderExcluir
  6. Parabens pela iniciativa,LUMA. Tenhop certerza que terá o mesmo sucesso dos anteriores. Infelizmente,sou muito apegado aos meus livros ,e seria um sofrimento participar. Assumo este meu pecado. Mas torço muito daqui para que sua iniciativa sempre atinja o objetivo. Bj

    ResponderExcluir
  7. Luma, soltei e consegui fotografar um que voou 10 minutos depois de colocado à liberdade.aqui no meu blogue: http://cristianooliveirademelo.blogspot.com.br/2014/11/9-bookcrossing-blogueiro.html

    ResponderExcluir
  8. Um evento merecedor de todo nosso apoio e divulgação.Doar de forma espontânea e anônima é atitude muito nobre que nos permite espalhar a boa leitura pelo mundo.Sempre que possível estarei presente,parabéns!

    ResponderExcluir
  9. Anônimo08:47

    Luma, não deixe de falar sobre isso , é muito importante! Eu vou participar também. Assim que meu post estiver pronto, você saberá por causa de link.
    beijo menina

    ResponderExcluir
  10. Oi Luma!
    Aqui em Brasilia começou um movimento parecido que acabou morrendo,por causa da falta de sensibilidade das pessoas.E bom saber que tem pessoas como você que não desistiu da ideia.
    Parabéns!Conte comigo
    Beijos
    Lilian Lima

    ResponderExcluir
  11. Oi querida, NÃO DEIXE DE INCENTIVAR TODOS A PARTICIPAREM!
    Eu participo todo ano, por alguns dias, já fotografei muito e coloquei no meu blog, tenho esquecido de fotografar. Fico uns minutos por perto até aparecer uma pessoa que "encontre" com o livro. É gratificante ver a expressão das pessoas. Ficam felizes. E eu mais ainda.
    Ótimo fim de semana.
    Beijos.
    joturquezzamundial

    ResponderExcluir
  12. Oi Luma, parabéns pela iniciativa, gostei muito deste seu post. Quando divulguei essa campanha nos círculos e grupos de estudos que coordeno, muitas se empolgaram e decidiram liberar livros também, só que não postamos nas redes sociais (eu não tenhofacebook, só o blog). Portanto, quando você desanimar diante de comentários como esse que citou, lembre que sua iniciativa foi longe, muito além do que aparece na internet.
    E ela vai crescer ainda mais…
    bjs

    ResponderExcluir
  13. Luma, bom dia! Gostei muito dessa iniciativa. Muitas vezes os livros estão esquecidos em nossa estante, quando poderíamos doar. A partir desse movimento, lembrei que poderiam compor a biblioteca do abrigo de idosos. Eles precisam de uma atividade que absorva a atenção deles. E o livro é um veículo importante nesse processo.
    Parabéns! Bom fim de semana! Beijos

    ResponderExcluir
  14. Luma ainda não decidi se participo, tenho que dar uma volta nos meus livros. Doei vários para lares de terceira idade há bem pouco tempo, e também dei alguns às sobrinhas e nora. Foi uma razia.
    Amanhã vejo e se decidir aviso e faço postagem. Se não disser nada é porque não participo.
    Um abraço e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  15. Luma...que seja um sucesso!!! Bj

    ResponderExcluir
  16. Oi Luma!
    Segue meu post sobre minha participação. Sucesso a todos! Bj

    http://sonhosmelodias.blogspot.com.br/2014/11/desapego-total-9-edicao-do-bookcrossing.html

    ResponderExcluir
  17. Luma,
    Muito sucesso para você!
    Lua Singular

    ResponderExcluir
  18. Anônimo21:42

    Oi Luma! Já estou curiosa para visitar os participantes! Beijo! Renata

    ResponderExcluir
  19. Banho de água fria, me identifiquei com esse sentimento. A Aleska, minha parceira mais antiga usou a palavra "esparrela" no post que fiz na Estante sobre o bookcrossig, eu senti a mesma sensação de quando eu estava pela primeira vez em um local cuja temperatura chega a 5ºC e a água saiu fria do chuveiro. E isso para não falar do Alexandre....

    Mas, vc citou Fernando Pessoa e foi ele que eu escolhi para libertar esse ano em nome da Estante e de repente eu conheci a Fran e ela contou aquela experiencia linda da Feira Grátis da Gratidão e a professora da escola na qual ensino adorou o livro que dei a ela outro dia... e a corrente é sem fim... eu sou uma entusiasta do bookcrossing porque ele só me trouxe e trás coisas boas! As minhas histórias queridas estão no meu coração.

    Cheros Luma, mais uma vez vamos nessa!

    ResponderExcluir
  20. Hoje perdi o controle dos livros libertados... Luma, grata por oportunizar algo único e especial. Boa noite! Bjãooooooooo.

    ResponderExcluir
  21. Anônimo10:06

    Oi Luma, hoje publiquei sobre o evento e sobre os livros que vou libertar! ;)
    Beijinhos :3

    http://virgulasdodestino.blogspot.pt/2014/11/9-edicao-bookcrossing-blogueiro-3.html

    ResponderExcluir
  22. Vi seu lembrete ;)
    Infelizmente estou tão lotada de trabalho, provas para corrigir etc... Espero participar mais ativamente das próximas edições!
    O que seria de mim sem seus lembretes? Por mim, fale e escreva gostoso assim sempre!...
    Beijo =)

    ResponderExcluir

  23. Olá amiga, passei por aqui para desejar-lhe uma abençoada semana.
    Que linda "iniciativa"...sem saber já libertei muuuitos!!!!
    Doce abraço Marie.

    ResponderExcluir
  24. Já fiz a lição de casa! Espero que este verão renda muitos frutos livrísticos...

    Beijão, Luma. Parabéns pala rica iniciativa

    ResponderExcluir
  25. Nossa, me perdi com as datas! Ainda da tempo de participar né?

    Adorei a iniciativa do Bookcrossing Blogueiro Kids, muito fofo!!!

    Bjinhos

    ResponderExcluir
  26. Esta iniciativa será vista no meu Departamento. É muito interessante.

    Beijo

    ResponderExcluir
  27. Não sabia que tinha esse nome. Então pratico o esporte há muito, muito tempo. Por mim, você pode continuar falando sempre do assunto. É super legal

    ResponderExcluir
  28. Olá! Aqui o link da divulgação na page BRINCANDO EM MACEIÓ https://www.facebook.com/brincandoemmaceio/photos/a.382314298551878.1073741825.382308605219114/653400261443279/?type=1&theater
    Mil beijos!

    ResponderExcluir
  29. Luma, foi com suas postagens que refleti e aprendi a me desapegar dos livros. Mesmo reconhecendo que não deveriam ficar guardados, indefinidamente, tinha pena de passá-los adiante (rss). Agora, não penso duas vezes em doá-los, quando alguém se interessa , sem contar que fiquei fã desse movimento. Não fiz postagem ou indiquei os livros que vou "esquecer" por aí, da mesma forma que agi em abril. Mas já estão com o aviso escrito na primeira página e esta semana eu os deixo voar. Bjs.

    ResponderExcluir
  30. Nossa, eu nem sabia que tinha gente que não era simpática a esse movimento. Essa iniciativa é mt válida e importantíssima. Bacana saber um pouco mais sobre uma prática que virou algo tão útil para as pessoas. bjs e boa semana.

    ResponderExcluir
  31. Olá Luma...
    Muito importante e legal a campanha de LIBERTAÇÃO DE LIVROS...
    Sempre faço isso com muito carinho e satisfação... Ainda ontem, deixei um num banheiro de restaurante...
    LER É BOM DEMAIS... E HÁ TANTA COISA MARAVILHOSA P SE LER, não é mesmo?!
    Uma Excelente Semana... Bjs

    ResponderExcluir
  32. Oi Luma, bom dia!
    Estou feliz porque foi com mt honra que aderi a este projeto que só me fez! Aqui está minha participação http://silenimachado.blogspot.com.br/2014/11/9-bookcrossing-blogueiro.html
    Grande beijo, parabéns pela iniciativa e obrigada pela oportunidade! Que venha mais BookCrossing Blogueiro! =)

    Vivendo e Aprendendo
    Fotos e Prosas

    ResponderExcluir
  33. Se eu tivesse uma cefeteria (sonho), com certeza teria um cantinho, uma prateleira pros livros.
    Vou separar alguns por aqui! Tem outros que não consigo... socorro! rs
    Bjns
    :)

    ResponderExcluir
  34. A prateleira ainda não tem , mas tem uma comoda que prende os livros por aqui.
    bjs e uma ótima semana.


    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  35. Boa tarde Luma :)
    Foi muito bom ter participado novamente do
    'BookCrossing Blogueiro'.
    Libertar livros, independente de ser abril ou novembro,
    traz uma grande satisfação \o/
    Bjs!

    ResponderExcluir
  36. OI QUERIDA LUMA
    Muito bom um feliz sucesso.Feliz começo de semana.
    Ana.

    ResponderExcluir
  37. Luma,

    Eu amo participar do BookCrossing, e tentei divulgar entre os brasileiros daqui, mas infelizmente, eles não se interessaram muito. Como não é fácil achar livros em Português, eu resolvi esperar mais um pouco, até que encontre alguém com interesse na leitura.
    Dessa vez, fiz questão de escolher e libertar um livro em Inglês, e sinto que ele caiu em boas mãos, pois o deixei na cafeteria de uma loja de jardinagem, onde as pessoas vão pra tomar café, chá, ler e conversar com amigos.
    Já tenho outro pra libertar, mas vou deixar pra falar na próxima edição.
    Parabéns pelo seu empenho. Por não ter desistido dessa iniciativa tão linda e importante.Posso imaginar que não é fácil organizar algo desse tipo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  38. Oi Luma! Esqueci de colocar a foto do sétimo livro, rsrs
    Ainda bem que você é observadora e me deu um toque. Já postei o livro lá. Ah! Tem mais notificação e mais livros que vou libertar. Passa por lá. Bj
    http://sonhosmelodias.blogspot.com.br/2014/11/uma-notificacao-e-mais-bookcrossing.html

    ResponderExcluir
  39. Anônimo10:32

    Oi Luma! Deixei um recadinho para a Patrícia Gomes lá na casa cibernética dela! Será um prazer enviar o livro "Dormindo com o Inimigo" nessa viagem rumo à Maceió!! Afinal, o BookCrossing é para realizar essa aventura! Beijo! Renata

    ResponderExcluir
  40. Luminha amada,
    Enfim fiz o post do BookCrossing e como
    é a primeira vez que participo não sei se esta tudo
    certinho. Mas fiz com o mesmo amor que faço as minhas
    poesias. Caso tenha alguma coisa fora "dos conformes"
    deixa um recadinho. Adorei. beijos

    ResponderExcluir
  41. E só para complementar, Luma: também liberei o livro "Hassan", para a Biblioteca de uma escola pública, aqui na rua onde moro.; só não lembro o nome. :) Missão cumprida... e obrigado pela oportunidade de participar. Boa semana!

    ResponderExcluir
  42. deixa eu registrar que gosto da ideia, sim. e você como uma das organizadoras [parece se a única], tem mais é que divulgar - doa a quem doer. essa coisa de se desapegar de um livro e deixar para outra pessoa é como fazer uma doação. acho que foi por isso que gostei da ideia. o legal é que tem gente que se aproveitou e adaptou para "crianças" e para sala de aula (isso é inspirador!). || @ Emilie

    ResponderExcluir
  43. Luma,
    Fiz um post sobre o bookcrossing e depois te passo o nome dos livros que libertei.
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  44. Não sei se inspirado na tua iniciativa, em Lisboa, na principal praça da cidade (Terreiro do Paço, de onde partiam as caravelas há 5 séculos), desde há cerca de 2 ou 3 meses existe uma espécie de quiosque (pequena barraca), onde as pessoas podem deixar e levantar livros. Não sei a aderência que está a ter atualmente, mas a medida causou muita curiosidade nos primeiros dias.
    Por cada pessoa que se mostre enfadada com o que dizes, há mais de cem que te aplaudem. Por isso, não desistas...
    Tem uma boa semana, querida amiga Luma.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  45. Oi Luma! Obrigada por me lembrar e convidar. Fiz o post: http://taniadefensora.blogspot.com.br/2014/11/9-bookcrossing-blogueiro.html

    Abraços afetuosos!

    ResponderExcluir
  46. Luma
    acabei de fazer o post com os livros liberados (graças ao marido)
    beijo,
    Zizi
    tem um link que nao esta abrindo , Pontos Oficiais do Bookcrossing

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está abrindo sim, Zizi! É que o site do Bookcrossing é bem pesadinho:)
      Tenho que agradecer o seu marido...
      Beijus,

      Excluir
  47. Cada vez mais aderentes!!! Divulgação feita em post de 12 de novembro (ainda a tempo...) ! eheheheh e pelo dia 15 ou 16 teremos poesia distribuída...

    ResponderExcluir
  48. Os meus livros vão pro sebo a fim de serem trocados por outros, mas achei a iniciativa muito válida!
    Bj e fk c Deus.
    Nana
    http://procurandoamigosvirtuais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  49. Querida amiga venho por meio deste, pedir desculpas pelo cola e copia, e também pelo meu silencio, mas tem sido por conta de colocar a vida em ordem.. rsrs..
    Hoje Trago uma boa noticia, está chegando o dia do lançamento do meu livro. Uma Menina Chamada Esperança.
    Se puder compartilhe com seus amigos esta postagem, levando a conhecimento de todos, a existência de Uma Menina Uma Menina Chamada Esperança.
    https://www.facebook.com/UmaMeninaChamadaEsperanca
    Ajude a manter viva a esperança da realização do sonho de cada criança, mesmo que esteja adormecida dentro de um corpo adulto!
    Obrigado! Que Deus abençoe você!
    Mais detalhes veja no link abaixo!
    https://www.facebook.com/events/991866294164214/?pnref=lhc.recent
    Venha conhecer esta linda Menina Chamada Esperança, que ao decorrer seu caminho traz a luz da esperança para todos nós!
    Obrigada de coração pelo carinho recebido pela sua amável presença, neste meu cantinho
    Que Deus abençoe você sempre e sempre...
    Abraço amigo!
    Maria Alice

    ResponderExcluir
  50. Querida Luma,
    Mais uma vez venho aqui lhe parabenizar por essa iniciativa tão bonita. Como você bem escreveu " Num mundo tão cheio de informação e pouca difusão das iniciativas espontâneas, oferecer um livro para alguém é socializar o conhecimento".
    Parabéns!
    Ando numa correria louca, mas vou colocar o selinho no blog e quero participar , sim.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  51. Ai, querida amiga, estou uma desnaturada. Sem participar do bookcrossing, mas muito feliz em ver que ele está crescendo, ficando adulto.

    bjs

    ResponderExcluir
  52. Luma que bom que deu tudo certo.
    Os livros são: O administrador de sonhos(Matthew Kelly)/ Antologia de inéditos (Eloy toledo e outros)/ Conto geral(Pablo Neruda) O caçador de pipas(Khaled Hosseini)/ Cinquenta tons de Cinza(E l James)
    E eu que tenho que agradecer. Foi muito bom.
    beijus.

    ResponderExcluir
  53. Luma!, muito bom poder participar mais uma vez! Eu fico feliz quando vejo as iniciativas se multiplicando pela rede, volta e meia há certo movimento em torno de ideias com o mesmo fim, é bom que frutifique.

    Dois abraços!

    ResponderExcluir
  54. Luma,
    mais uma vez parabéns por esse lindo projeto.
    Acompanhei em alguns blogs, ótima iniciativa, belo movimento.
    Eu não participei do projeto mas sempre dei livros.

    Um grande beijo, sucessos sempre ♥

    ResponderExcluir
  55. Luma, agradeço pelo convite, pela oportunidade que faço com prazer!
    A minha participação já está no Fare la Scarpetta e na página do Facebook.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  56. Oi Luma!

    Acabo de chegar e já deixei minha contribuição ao BookCrossing Blogueiro! Está lá, é só verificar. http://bluemoon-tina.blogspot.com.br/2014/11/cross-booking-blogueiro-9-edicao.html Sempre bom participar, conte comigo. Beijo grande querida,

    ResponderExcluir
  57. Oie! Blogando...http://agoraquesoumae.blogspot.com.br/2014/11/9-bookcrossing-blogueiro-blake-e-boff.html
    Bessos!

    ResponderExcluir
  58. Que legal !!!! Quanta gente participando ... e claro que não poderíamos ficar de fora!
    http://londrescomfilhos.blogspot.co.uk/2014/11/bookcrossing-blogueiro.html
    beijo
    Li

    ResponderExcluir
  59. Apenas PARTICIPAREI. Com certeza! Já tinha ouvido falar de algo parecido, AMEI a ideia. COmo eu tenho TOC e o cronograma do meu blog é todo certinho, não sei se vai rolar de postar sobre. Mas eu já to aqui pensando em que livros libertar! rs

    ResponderExcluir
  60. que bom voltar aqui..
    ótima iniciativa.

    ResponderExcluir
  61. Esse seu projeto foi maravilhoso!
    Bravo,amiga!
    Só os livros podem mudar uma sociedade!
    bjus e bom final de semana!
    http://www.elianedelacerda.com

    ResponderExcluir
  62. Oi Luma. já desapeguei dos livros, e fiz uma postagem na Literatura, obrigada pelo convite. ótimo final de semana.
    Beijos

    ResponderExcluir
  63. Oi LUma
    É claro que estou dentro, mas como todo brasileiro, deixei para última hora kkkk.
    Parabéns mais uma vez pela iniciativa. #tamojunto.
    Bjos.
    http://ashistoriasdeumabipolar.blogspot.com.br/2014/11/como-todo-bom-brasileiro-eu-deixei-para.html

    ResponderExcluir
  64. Luma, estou atrasada em minha participação, livro pronto e tentativas de deixá-los frustradas, hahaha, expliquei lá no Draft, mas até amanhã posto com certeza. UM abraço! Amei sua participação nas caixinhas do correio!

    ResponderExcluir
  65. Espero que esteja sendo um sucesso,Luma. Bj

    ResponderExcluir
  66. É lamentável quando recebemos uma negativa assim, mas não desista, pois é um movimento louvável... parabéns pela iniciativa. Esse ano não poderei participar, mas desejo sucesso. bjs

    ResponderExcluir
  67. Menina! Fiz um monte de libertações... Adorei participar mais efetivamente neste ano! Beijos!

    ResponderExcluir
  68. Olá Luma,

    Já tem algum tempo que doei meus livros e alguns de minha filha para a Biblioteca da Ilha onde moro. Até gibis! Mas sempre estou lendo sobre a movimentação do Bookcrossing e compartilhando na internet.

    Que voem as ideias e troquem sonhos.

    Bjs

    ResponderExcluir
  69. Muitos parabéns Luma,
    Pelo aniversário e pela iniciativa de evento tão democratizante.
    Publiquei hoje a minha participação:
    http://ladodecadoatlantico.blogspot.com/2014/11/9-bookcrossing-blogueiro-cronicas-do-sul.html
    Tenha um dia muito feliz!
    Bjks.

    ResponderExcluir
  70. Oi Luma!
    Pelo que vejo, esse movimento vem crescendo a cada evento, o que faz com que a sua iniciativa em organizá-lo se torne cada dia mais precioso.
    Quanto ao criador do lamentável comentário que você chamou de "singelo", dedico a ele uma frase que eu ouvia com frequência na minha juventude: "Os cães ladram e a caravana passa!".
    Feliz Aniversário! Conte sempre conosco!
    Beijos e boa semana!

    vitornani.blogspot.com

    ResponderExcluir
  71. Parabéns Lumaaaaaaa!!!!
    Muitas felicidades pra vc neste dia, paz, saúde e sucesso.
    Você foi uma das primeiras blogueiras e leitoras que conquistei ao longo desses anos na blogosfera.
    Finalmente consegui libertar um livro e fiquei super feliz sabia? Só espero que quem tenha encontrado faz bom uso, em todo caso deixei um bilhete anexo ao livro.
    big beijos

    ResponderExcluir
  72. Olá.
    Entrei aqui por acaso, li este seu post e comunico que ainda há pouco tempo me lembrei do Book Crossing. Mas, como não recebi convite, pensei que não houvesse e/ou tivesse acabado, este ano.
    Acabou ontem, dia 16 de novembro, mas vou participar com um livro que acabei de ler a semana passada.
    "Vinho Mágico" de Joanne Harris.
    Obrigada.
    Beijinho

    Maria Araújo

    http://cantinhodacasa.blogs.sapo.pt


    P.S.: myinside22 é um blog meu que está um pouco adormecido.

    ResponderExcluir
  73. Parabens, Luma pelo lindo projeto! Pessoas como vc fazem a diferenca!
    Amei participar do BookCrossing. No proximo, com certeza libertarei mais!
    Bjs e uma noite especial pra vc!

    ResponderExcluir
  74. Querida Luma
    Oferecer livros era um hábito que de há muito eu tinha.
    Ficava um pouco envergonhada se o livro não estivesse perfeito,devo confessar!Comprei muitos para oferecer!
    Agora, a partir do momento em que vi a sua insistência na troca de exemplares,resolvi mudar de atitude.Na estação de metro aqui perto,há duas prateleiras onde são colocados jornais para distribuição gratuita.Uso-as para deixar os livros que entendo poder libertar.É um sucesso,acredite! E nem me incomodo se está alguém por perto a observar-me:pode ser que me imite! Quem sabe?!
    Um beijinho
    Beatriz

    ResponderExcluir
  75. Meu blog: http://claudiaforte.zip.net/

    oii, boa noite! em visita a algins blogs acabei chegando aqui. sinceramente eu não conhecia esse movimento, amei a idéia! tenha uma semana fabulosa! bjs

    ResponderExcluir
  76. Anônimo19:17

    Atualmente muitas editoras investem em "acid free paper" na confecção de livros. Mas, claro, isso não importa. O desapego é uma fase na vida de todo leitor e bibliófilo.

    Poste muito e muito sobre isso. Quem achar "maçada", que não leia.

    Abraços,

    Kleiton
    kleitongoncalves.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

...em quietude, sem solidão

Leia o luz no seu celular
get click

Algumas coisas não têm preço

finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008

Me leve com você...

facebooktwitter

Copyright  © 2021 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

Leia mais para produzir mais!

Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor