Fim de ano: Epidemia de solidão

solidao

Imagem

Uma pessoa dá entrada no hospital se queixando de uma série de problemas que exame algum é capaz de confirmar. Em plena época de festas de fim de ano, essa pessoa parece ansiosa por prolongar sua estada com os médicos. Conversando, essa pessoa acaba contando que é viúva há 20 anos, que todos os filhos moram em outros países, que "fica sozinha o tempo todo e há muitas horas num dia". E em seguida a pergunta: "Existe remédio para a solidão?"

Essa história foi contada por uma médica na "Revista Lancet", uma das mais importantes revistas médicas do mundo, e se refere a uma experiência vivida pela médica nos anos de residência. Diante da perspectiva de passar o período de festas sozinha, a pessoa em questão preferiu a companhia da médica.

A epidemia da solidão é um problema crescente, sobretudo entre a população mais idosa, devido ao aumento da expectativa de vida. Todos nós, um dia seremos idosos e faz necessária uma mudança cultural na relação com os idosos.

A solidão é um problema real da sociedade moderna. Nossas vidas são cada vez mais atarefadas, viajamos para locais distantes de nossas famílias para arrumarmos empregos, muitas vezes do outro lado do país ou mesmo no exterior. A sociedade moderna dá uma grande ênfase ao sucesso material e às necessidades do indivíduo. Embora não haja nada fundamentalmente errado com essa noção, problemas como a solidão aumentam quando isso ocorre às custas de importantes laços com a família e a comunidade.

Na análise dos especialistas, no período do fim do ano, marcado pelas celebrações do Natal e do Réveillon, o problema se agrava, bem como em épocas de outras festividades emblemáticas.

O Natal é, tradicionalmente, um período em que amigos e parentes se reúnem para celebrar. Por isso, as pessoas que estão sozinhas sentem a solidão de forma mais acurada neste período do que em outras épocas do ano, em que não há grande ênfase na ideia da reunião. Mas os períodos em que as pessoas serão mais vulneráveis à solidão vão depender dos ciclos culturais dos diferentes países.

Hospitais são refúgios de última hora

Há pessoas que mesmo tendo parentes próximos vivem em profundo isolamento. Segundo o artigo citado acima, algumas famílias enviam seus idosos aos hospitais públicos mesmo quando eles não têm nenhum problema de saúde. O hospital é o refúgio de última hora para as famílias quem não conseguem ou não querem lidar com os idosos ou problemáticos emocionais.

A solidão não é propriamente uma doença. E não está necessariamente relacionada à depressão. Pessoas que não são clinicamente deprimidas podem se sentir solitários. A Organização Mundial de Saúde (OMS), define saúde como um estado de bem-estar físico, mental e emocional.

A solidão não é uma doença como pneumonia, por exemplo, mas, se olharmos para a definição da OMS, eu diria que se alguém está solitário, não está completo emocionalmente. A solidão tem a ver com as circunstâncias, sim, mas a maioria das condições tem, em maior ou menor grau. Trata-se de um problema de saúde pública, a ser encarado pelos governos.

Algumas responsabilidades recaem sobre o setor público, embora muitas das políticas devam ser implementadas junto com a comunidade. É preciso que haja uma infraestrutura adequada na comunidade, por meio de serviços sociais e planejamento por parte dos governos locais e nacional para que os mais velhos possam levar suas vidas plenas e ativas. Algumas cidades mantém núcleos de atividade física e interação, porém há de ter também planos de incentivo.

Entretanto, numa sociedade "viciada em juventude", uma mudança cultural profunda é necessária para a superação do problema. É preciso mudar a maneira, muitas vezes negativa, pela qual os mais jovens veem os mais velhos.

Amigos e parentes também têm responsabilidades para os que estão próximos a eles, e mesmo os vizinhos podem exercer um papel-chave para o bem-estar da comunidade como um todo. Deveria haver uma ênfase cultural maior no relacionamento de pessoas de todas as idades. Precisamos de uma solução. Pessoas que têm família não podem acabar num hospital.

presente
Ofereça o seu carinho e solidariedade. Lembre-se que nos melhores momentos de sua vida, você não estava sozinho. Compartilhar faz somar os momentos, nos trazendo conforto futuro. Se você mora sozinho, procure um abrigo de idosos ou crianças e doe-se. Se você tiver uma festa em família, divida-a com aquele amigo que está sozinho e chame-o para festejar com vocês. Por mais que lhe ensinaram que você deve se bastar, não se iluda. Ninguém é feliz sozinho!

Feliz Natal! Feliz Ano Novo!!

163 comentários :

  1. Eu me sinto feliz em ter minhas comemorações entre irmãs e mãe e nossos cães ... isso me basta!
    Muitas pessoas não entende minha escolha, em passar as festas em minha casa ... não viajar nunca nessa época, não me preocupar com os poucos presentes embaixo da árvore ou a ceia sem carne vermelha à mesa, apenas contar o tempo e ficar ansiosa aguardando o fim da queima de fogos. Essa é a típica cena de minhas festas por quase 20 anos agora e, não me sinto sozinha ... sou abençoada!
    Boas Festas Luma! Beijo

    ResponderExcluir
  2. Será meu segundo Natal sem mamãe.
    A casa tornou-se imensa e meus dias solitários e agravados agora no fim do ano.
    Não gosto de Natal nem Ano Novo, e se pudesse pular essas datas. Seria melhor.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois eu passo já muitos finais de ano sem minha mãe e sei que ela sempre me fará falta, é insubstituível. Principalmente por que ela era uma força a mais que me fazia sempre me reerguer dos baques que a vida nos traz, mas sem ela eu tenho agora muito mais dificuldade para reagir às adversidades.

      Excluir
  3. Isso é uma realidade a solidão bate mais forte nesta festa de fim de ano mesmo com muitos amigos imagine só eu mesmo era muito mais avesso ao Natal hoje consegui superar isso ou quase!

    ResponderExcluir
  4. Minha querida...
    Amor, fé e esperança renascida nos olhos de uma criança!Feliz Natal!
    Paz e bem

    ResponderExcluir
  5. Anônimo23:47

    *
    Que lindo! Concordo plenamente! Doar atenção nos faz bem e deixa o outro feliz também.

    "Um clima de sonho se espalha no ar...
    Pessoas se olham com brilho no olhar
    A gente já sente chegando o Natal
    É tempo de amor, todo mundo é igual

    Os velhos amigos irão se abraçar
    Os desconhecidos irão se falar
    E quem for criança vai olhar pro céu
    Fazendo pedido pro velho Noel

    Se a gente é capaz de espalhar alegria
    Se a gente é capaz de toda essa magia
    Eu tenho certeza que a gente podia
    Fazer com que fosse Natal todo dia

    Um jeito mais manso de ser e falar
    Mais calma, mais tempo pra gente se dar
    Me diz porque só no Natal é assim?
    Que bom se ele nunca tivesse mais fim!

    Que o Natal comece no seu coração
    Que seja pra todos, sem ter distinção
    Um gesto, um sorriso, um abraço, o que for
    O melhor presente é sempre o amor." (Roupa Nova)

    Que a magia do Natal invada sua alma! Saúde e paz!

    ))(( Feliz Natal! ))((

    *

    ResponderExcluir
  6. Luma, por ter muita gente só por aí e que na minha família começasse o Natal com umas 30 pessoas (6 irmãos, cunhadas, sobrinhos e sobrinhos netos) e ás vezes acabamos com umas 50.Quase todo mundo conhece alguém que está só e carrega para a casa eleita para o Natal da família.
    Um Feliz Natal e um 2012 chei de paz e harmonia.
    bjs
    Jussara

    ResponderExcluir
  7. Meu Natal este ano será especial: o primeiro Natal q passo na minha casa, com minha filha, minha mãe e minha irmã.
    Ah, tô realizando um sorteio no meu blog. Se quiser participar, fique à vontade.
    Boas Festas!
    Bjs cheios de carinho... :)

    ResponderExcluir
  8. Ela realmente existe e desejo pra todos que nunca se sintam só...
    Estamos sempre em boa companhia.

    Um lindo e Feliz Natal, iluminado, dentro do coração! beijos,chica

    ResponderExcluir
  9. Muito bom seu post! É bem isso mesmo que anda acontecendo. As pessoas estão ficando cada vez mais velhas, porque a expectativa de vida está aumentando, e também mais sozinhas.

    Eu tenho muito medo da velhice também por conta disso. Porque é uma realidade. Ninguém quer ficar ao lado de gente velha, se torna um peso.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  10. Anônimo11:30

    Oi querida,
    Que post importante sobre a humanidade de todos nós. Sabe que um pouco antes de me separar, estava pertinho de realizar um sonho: ter um hospital-dia especial, diferente, para pacientes com questoes psiquiatricas e para idosos. Nao deu, por tudo que se sucedeu. Nao importa agora. Mas o fato é que tinha imaginado como seriam os Natais, qualquer festa. Como ja havia sido no hospital que trabalhei e que tanto me inspirou anos atras e me inspira ate hoje. Existem pessoas que nao tem acesso ao convivio social mesmo que estejam "soltas" por ai. Alguma coisa as desligou da sociedade implacavel e ate de sua pequena comunidade. E sao pessoas riquissimas em conteudo a maior parte das vezes, cheias de coisas para trocar. Cheias de sensibilidade boa.
    Em fevereiro começo um projeto ligado a tudo isso. Talvez por isso tambem, esse post tenha me tocado tanto.
    Um feliz Natal para voce e sua familia. Um 2012 bem bom para todos nós. Quem sabe a gente se encontra nesse ano que vem. Vamos aproveitar que o mundo nao vai acabar? Um beijo grande e muito obrigada por toda a força que voce deu a mim, a minha mae, nesse ano.
    Camille

    ResponderExcluir
  11. Linda reflexão amiga Luma,
    pensar na solidão que se maximiza, aumenta neste período de Natal é uma atitude de uma pessoa assim como vc... reflexiva e profunda no que posta!
    Nada no seu blogue é sem razão... tudo se aproveita como lição e/ou incentivo.
    Obrigada, Luma por ser assim do jeitinho que é!!! Faz bem ao mundo pessoas assim!
    Interessante, amiga, é que nós que já atingimos os sessenta. No meu caso 6.5 ... temos que já ter aos poucos construído uma boa relação conosco mesmo.
    Na verdade, não estamos sós , se amamos a nossa presença!
    Com certeza, não é algo fácil.... pois há todo um entorno qu simplesmente "empurra" sonhos abaixo.
    Acredito que o fato de sermos guerreiras ou guerreiros desde cedo... nos faz ter uma atitude mais bem resolvida com a vida.
    Outro dia meu filho de 32 anos, o caçula, quase enfartou risos quando eu lhe disse, em conversa, num bate-papo, que estav me preparando para a Grande Viagem, isto para não "levar sustos" .( faávamos sobre religião) . caramba... ele disse que Não! imagina, mandou que eu e o pai nos cuidássemos muuuito pois ele quer até 90 e tantos anos. caramba, ri muito. - Enlouqueceu, menino!!!??
    Mas... acho que a strologia me ajudou muito também: entender os Ciclos da Vida a Evolução!

    Querida, obrigada pela doce presença no Memórias!
    Desejo tudo de mais puro e belo neste Natal e que 2012 seja pleno de Amor e Paz!
    Beijos na tua alma e neste coração guerreiro!

    ResponderExcluir
  12. Luma,
    que oportuna mensagem/alerta vc nos trouxe. È preciso de fato modificarmos atitudes egocêntricas.Este assunto é urgente de ações solidárias.

    Aproveito para agradecer e lhe desejar um Natal abençoado, com alegrias constantes no amor e na união aos teus queridos.
    Feliz Natal!
    Bjos,
    Calu

    ResponderExcluir
  13. Anônimo13:59

    Meu Deus ,isso me deixou bem encucada...
    Oi Luma que bom vir aqui no seu cantinho e dar de cara com esse post sobre solidão.
    Acho que exisate dois tipos de solidão ,a que agente escolhe e aquela que o tempo faz acontecer de acordo como vc viveu e conviveu com pessoas que te cercavam.
    Eu um dia escutei uma frase da minha mãe,dizia que a solidão só não éra demais pra quem não conseguia fazer companhia pra si próprio.
    Eu me sinto muito bem só,e olha que vivi 4 anos só,apenas com meu marido nos finais de semana e poucas horas do dia,achho que esse tempo valeu pra eu me auto conhecer,aprender um pouquinho mais de mim,e vi que aprendi muito,cresci e hj sou totalmente diferente de quando eu tinha dois empregos e vivia rodeada de gente.Sei lá por isso acho que existe dois tipos de solidão...
    Bjus Luma feliz natal e uma ano maravilhoso pra vc muita paz,saude,harmonia e alegria sempre!

    ResponderExcluir
  14. Luma, outro dia mesmo estava comentando sobre o peso da solidão entre os idosos, sobre depressão e sobre pessoas sozinhas no mundo. Também estava pensando sobre o quanto sinto falta dos que partiram, e que cada vez mais o peso da ausencia pesa. Mas a vida segue, né?
    Desejo-lhe um feliz natal, de paz e esperança em dias melhores. Um ano novo de realizações e acima de tudo, saúde e amor.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Luma:
    Muito bem dito...Amém!

    Nada mais a acrescentar. Agora é só fazer.

    Feliz Natal e Ano Novo!

    Beijos.
    Anny

    ResponderExcluir
  16. Olá, boa noite!

    Desejo-lhe uma Feliz Quadra Natalícia.

    Saudações minhas.

    ResponderExcluir
  17. Uma grande, grande, grande, grande, grande VERDADE e lamentavelmente sempre que vou ao meu Centro de Saúde vejo isso durante o ano inteiro.
    Agora vão ficar sem essa "única fonte de conforto" já que o actual governo português (muitos jovens) têm feito cortes e aumentos na Saúde e sobretudo com taxas de uso desses mesmos serviços mas sem fazer um suporte de rectaguarda (há pouco lares, apoio ao domicilio e ainda mais raros os centros de dia para idosos).
    É uma profunda injustiça e um dia terão a PAGA do que fizeram!

    Um enorme abraço e um Feliz Natal!

    ResponderExcluir
  18. Luma
    Amanhã publicarei este teu post - SALVAGUARDANDO OS DIREITOS AUTORAIS e caso não concordes, diz que eu retiro.

    Não fiz copy/past...apenas escrevi o títutlo, o teu blogue com o link...por ser a actual realidade da sociedade portuguesa!

    Um beijo garota:)

    ResponderExcluir
  19. Estou passando rapidinho para te
    Feliz Natal!

    Bjs
    Debby :)

    ResponderExcluir
  20. Amiga Luma,

    Achei muito válida a sua postagem pois nos alertam para uma outra realidade das festas de final de ano. Parabéns pela escolha!

    Vim também agradecer a sua carinhosa presença em meu blog em 2011 e desejar que neste Natal brilhe a luz do amor, da compreensão, da harmonia e da paz em sua vida. Que reine a fé, a esperança, a força e o ânimo para continuar sempre, dia após dia, a caminhada traçada por Deus para você.

    Beijo carinhoso no coração

    ResponderExcluir
  21. Passei para desejar um Santo Natal e um ano 2012, tão feliz quanto o deseje. Sobretudo com muita Saúde Paz e muito Amor. Tudo de bom para si.


    Aqui não há muito abandono nesta data. É mais na altura das férias que os velhos ficam abandonados, muitos deles em hospitais.
    Quero agradecer a amizade e carinho que me tem dispensado a mim e ao Sexta.
    Um abraço e FESTAS FELIZES

    ResponderExcluir
  22. Se não tem parente, busca amigos, se não tem amigos tá aí uma ótima coisa a se fazer, visitar asilos, hospitais. Com certeza vai encontrar alguém querendo companhia.

    Querida passei aqui para deixar um Feliz Natal para vc e sua familia.
    Que seja de luz e paz.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  23. Luma,
    A solidão é o mal do século. Pode notar que nos grandes centros urbanos são os locais que as pessoas mais vivem sozinhas. Veja São Paulo por exemplo. Pra mim é duro. Lembro dos parentes que já se foram, do meu pai que não está mais aqui. Tenho parentes no interior, mas é difícil ir pra lá depois que a minha avó se foi. Enfim..
    Já fiz trabalho voluntário nessa época em um asilo e recomendo. A troca, o carinho que você recebe das pessoas não tem preço.
    Big Beijos

    ResponderExcluir
  24. Esta é a nossa realidade, feliz daquele que tem uma família e não se sente sozinho. Sabemos que há muitos idosos sentindo o peso da solidão, hospitais, asilos e bem pior as vezes dentro de suas próprias casas. Quando eu nada posso fazer em ação, fica a minha oração e estendo por todos nós para que não sejamos solitários e sim sejamos solidarios. Desejo a vc um Natal Abençoado e um Ano Novo repleto de realizações. Bjs.

    ResponderExcluir
  25. Pois é estimada amiga. A solidão é um tema de crescente actualidade nas sociedades modernas. A globalidade, a maior facilidade de mobilidade, o aumento da esperança de vida, etc, vão fazendo com que a família se disperse... e infelizmente haja cada vez mais pessoas com este problema, e que ficam mais vulneráveis e sensíveis por ocasião desta época festiva!
    Parabéns pela escolha do tema...
    e votos de um Feliz Natal com muitos sorrisos, boa saúde e...poesia na companhia de seus familiares e amigos.
    Um abraço fraterno de Portugal, Fernando

    ResponderExcluir
  26. Oi Luma
    Desejo a você e sua família um Feliz Natal e um Ano Novo cheio de realizações.
    Bjux

    ResponderExcluir
  27. NATAL... Ô Gonócio totozo... sô!!!

    Que o Barbudinho aniversariante e o outro barbudinho gordinho trazam muita felicidades, Paz, Amor e muiiiiiita saúde pra ocê e tudus os teus.

    São os votos do Tatto e Xipan
    Deusssssssssskiajude

    P.S.- Esta mensagê é fruto da minha ôtoria e foi escrevida em, ( crtl+c = crtl+v ) descaradamente... rss

    ResponderExcluir
  28. …………()
    …………( )
    ………|░░░|
    ………|░░░|
    ………|░░░|
    ………|░░░|
    °º♫✿ ♪FELIZ
    °º✿ NATAL!!!
    º° ✿♥ ♫° •.

    ……………¨♥*✫♥,
    ………,•✯´………´*✫
    …….♥*……………. __/\__
    …….*♥…………… ..*-:¦:-*
    …¸.•✫……FESTAS FELIZES !!!!

    ____/)___/)______./¯"""/')
    ¯¯¯¯¯¯¯¯\)¯¯\)¯¯¯'\_„„„,\)

    【© Jota Ene 2011 ™】

    ResponderExcluir
  29. Quanto mais globalizado o mundo, mais solidão espalhada por aí!!!

    Ainda bem que eu dou mto amor para ser cercada por ele!!!

    Beijos saltitantes
    Feliz Natal

    ResponderExcluir
  30. Um feliz natal com muita paz e harmonia.

    "Num meio dia de fim de primavera
    Tive um sonho como uma fotografia
    Vi Jesus Cristo descer à terra,
    Veio pela encosta de um monte
    Tornado outra vez menino,
    A correr e a rolar-se pela erva
    E a arrancar flores para as deitar fora
    E a rir de modo a ouvir-se de longe."

    fernando pessoa

    forte abraço

    C@urosa

    ResponderExcluir
  31. Luminha!
    É neste sentido que para mim e outras pessoas que sofrem pelos outros, que o Natal é uma época triste. A gente faz o que pode, mas não consegue acabar com este grande mal do nosso século que é a solidão.
    Quero aproveitar e deixar aqui meu abraço e o desejo de um natal lindo e luminoso para você e todos os seus.
    Um Feliz Natal!
    beijos cariocas

    ResponderExcluir
  32. Oi Luma!

    Estamos chegando ao final de mais um ano e com isso paramos para transmitir à família, aos amigos, aos colegas e conhecidos desejos que queremos lhes passar o ano inteiro e às vezes não fazemos. Tirei um tempinho pra pensar em cada pessoa especial neste final de ano e deixei para todos que fazem parte da minha vida uma linda mensagem com os meus desejos de Natal! Clica no link abaixo pra ler!

    http://belezaaprendiz.blogspot.com/2011/12/meus-desejos-de-boas-festas.html

    Foi muito bom conviver com vocês em 2011, perto ou longe, vendo uma vez ou mais, conversando pessoalmente ou pela internet, adoro todos vocês!

    Muita luz, paz, amor e doçuras para você e sua família em 2012!

    Abraço! Continuo seguindo seu blog!

    Jordana Flávia.

    ResponderExcluir
  33. Um texto verdade. As épocas festivas e principalmente o Natal parace potencializar a solidão de quem no dia a dia já vive só. Que bom seria se todos se conscientizassem desta verdade e passassem a amar mais. Solidão é falta de amor. Por esses dias li uma frase que dizia mais ou menos isso: "Ame e se relacione com as pessoas como se não houvesse amanhã"
    Muitos dos que deixam seus entes queridos na maior solidão, - principalmente os idosos - não se dão conta da finitude da vida. E quando amanhã quiserem estar com eles, já terão partido.

    Beijos Luma e Feliz Natal pra você e os seus.

    ResponderExcluir
  34. nessa época q as famílias estão reunidas, confraternizando, a solidão deve doer mais, mesmo. até fisicamente... triste isso!!!


    ________________ ._/\\_.
    ________________ .>,“<.
    _______________ °Paz°
    _______________°União°
    _______________°Alegrias°
    ______________°Esperanças°
    _____________°Amor°Sucesso°
    ____________°Realizações°Luz°
    ___________°Respeito°harmonia°
    __________°Saúde°solidariedade°
    _________°Felicidade°-°Humildade°
    ________°Confraternização-°Pureza°
    _______°Amizade°Sabedoria°Perdão°
    ______°Igualdade°Liberdade°Boasorte°
    _____°Sinceridade-°Estima-°Fraternidade°
    ____°Equilíbrio-°Dignidade-°-Benevolência°
    ___°Fé°Bondade°Paciência°Brandura°Força°
    __°Tenacidade°Prosperidade°Reconhecimento°

    ___________Que sua árvore da
    ___________vida esteja repleta
    _____________de todos estes
    ______________presentes!


    00000000_00000000_000_____000_00000000
    000______000______000_____000_____000
    000______000______000_____000____000
    00000____00000____000_____000___000
    000______000______000_____000__000
    000______000______000_____000_000
    000______00000000_0000000_000_00000000

    000___000________000______000000000_____000________000
    000___000_______00000________000_______00000_______000
    0000__000______000_000_______000______000_000______000
    000_0_000_____000___000______000_____000___000_____000
    000__0000____000_000_000_____000____000_000_000____000
    000___000___000_______000____000___000_______000___000
    000___000__000_________000___000__000_________000__000000


    Beijosssssssssssssssss
    ┌──»ʍi૮ђα ツ

    ResponderExcluir
  35. Oi Luma,

    Ninguém é feliz sozinho mesmo não!
    E eu que adoro estar cercada de gente do bem (e quem nao gosta), venho aqui te deixar um beijão e desejar boas Festas!
    Agradecer por sua amizade e atenção ao longo do ano.

    Uma escolha certa sempre leva a outra...e eu escolho estar por aqui em 2012,13,14....

    ResponderExcluir
  36. O motivo de hoje em dia eu odiar o Natal é pela solidão e as sacanagens anuais do ex-marido, usando minha filha. E... como fico sem a filha, porque ora ele não entrega na data, ora faz lavagem cerebral, a minha tristeza acabou fazendo com que minha familia fique como "cada macaco no seu galho" e... é por isso, que todo ano, nasce na noite de Natal mais um blog...

    Eu odeio a solidão, mas cada um sabe ou não o motivo pela qual a tem.

    BEIJOS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo22:45

      É, cara, Sissym, é realmente isso mesmo. Eu que passei mais de vinte natais com a familia do marido, de um dia pra outro ele resolver se elvolver com outra, e fez o mesmo que vc citou. Comprou meus filhos, e infelizmente eles '"se venderam". Então para não sofrer,tirei esta data da minha vida e páscoa tb. Sofri muito. Então tirei esta data da minha vida e páscoa tb. Abraços a todos do blog

      Excluir
  37. Amiga Maravilhosa:
    Um texto profundo, genial e perfeito a pensar na Humanidade.
    Realmente, creio, que o grande problemas dos idosos é a solidão que muitos atravessam na vida.
    Excelente poder comunicativo de valor imenso e mágico de significação pura.
    Beijinhos amigos de pureza pelo seu encanto.
    Com respeito pelo seu precioso enternecimento e sempre a admirá-la.
    Agradecido pela visita de ternura e de maravilhar no meu blogue.

    pena

    Boas Festas em família.
    É uma pessoa notável. Linda.

    ResponderExcluir
  38. Oi Luma.

    Este é um momento de reflexões, pois ocorre tudo o que descreveu e, por outro lado, reune pessoas que, muitas vezes, passam o cotidiano em conflito.
    Somos seres interdependentes e o que afeta ao outro não nos deixa impune.
    Aproveito para lhe desejar um Natal fraterno.

    No seio da família
    a ceia une de afeto
    a quem o cultiva
    no seu dia a dia.
    bjs

    ResponderExcluir
  39. Que o Menino Jesus renasça em seu lar, que a Luz da Estrela de Belém ilumine seus caminhos, que a força da união da família se manifeste, e que haja magia em seu coração nesse Natal e em cada dia de 2012!
    Feliz Natal!

    Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com//

    ResponderExcluir
  40. Oi Luma!

    Perfeito, pertinente, presente propriamente escrito. Verdade de vida, vivida e nem sempre sentida.

    Feliz Natal te desejo querida,e à família também, com alegria, amor e união. A gente só quer e precisa disso na vida.

    Beijo grande,

    ResponderExcluir
  41. Olá, Luma..:)
    Dando uma passadinha aqui para lhe desejar um Feliz Natal!

    Tchauzito

    ResponderExcluir
  42. Nata/2011 chegou!!! Não poderia deixar de passar neste Templo das Letras...Né Luma?

    Engraçado Luma, tocaste na ferida do Natal, o homem não nasceu para ser só, realmente solidão as vezes não é bom... Semana passada fui num aniversário de uma criança de 11 anos, todos bebendo, comendo, conversando, crianças brincando etc. E num canto descobri a sua Biza com 83 anos, sozinha, sentei-me do lado e entabulei uma conversa tão boa, que só sai do seu lado p/ ir embora, nesta noite aprendi muito sobre o folclore maranhense. Um dos meus medos: Envelhecer no Brasil, não é somente a solidão, é o descaso, falta de respeito para o cidadão que já fez a sua parte na sociedade e tem muito a compartilhar e ensinar.

    Adorei o seu post de natal!

    Hoje uma noite especial p/ vc,

    Feliz natal!

    Beijos e ternurasssssssss

    ResponderExcluir
  43. Luma querida,
    Tesouro é você, que escreve tão bem, gosta de poesia e tem essa dimensão verdadeiramente humana, de amor e solidariedade às outras pessoas. Para você, querida, um Natal aconchegante, cheio de amigos e de carinho!

    ResponderExcluir
  44. Que o seu Natal seja de muito amor, paz, serenidade, reflexões, união e harmonia em família, e que a verdadeira essência desse dia, que é o amor e a mensagem de paz do Menino Jesus esteja na alma e no coração de todos,,,UM FELIZ NATAL...beijos

    ResponderExcluir
  45. Nessa véspera de uma data tão importante (tudo bem q a gente sabe que Jesus não nasceu em dezembro, certo?!), só queria deixar um carinho pra todos que estiveram presentes no meu cantinho esse ano... obrigada!!!
    http://migre.me/7h6BZ

    ResponderExcluir
  46. Luma, estava lendo os comentários e conclui que algumas pessoas encaram a solidão como castigo, como se a pessoa fosse isolada porque mereceu, porque não foi uma pessoa boa ou que não foi carinhosa, não soube conquistar amigos... acho fácil dizer "Eu me basto", sendo jovem. Há dois tipos de solidão: a escolhida e a imposta. Os parentes e amigos vão morrendo e quem constituiu família, vê seus filhos atrelados aos seus descedentes e muitas vezes, a pessoa é excluída do convívio porque é "velha". Estou no Brasil a trabalho e ficarei longe da minha família por um tempo. Passarei o natal e o ano novo em um navio próprio para solteiros ou sozinhos, enfim... a vida não nos dá aquilo que merecemos, a gente tem que pensar que merecemos muito mais. Nos EUA é normal hotéis para pessoas idosas - eles se bastam porque não estão sozinhos.
    Feliz Natal e Ano Novo! Obrigada pela força que me deu durante o ano e espero em 2012 continuar a fazer parte da sua vida. Abraços,

    ResponderExcluir
  47. Feliz Natal, Luma!
    Muita saúde,alegria e amor na noite de natal!Muito obrigada pela visita no meu blog!Que bom que vc gostou da decoração natalina no meu blog.
    bjs, Rozani

    ResponderExcluir
  48. O objetivo de um ano novo não é que nós deveríamos ter um ano novo. É que nós deveríamos ter uma alma nova – [Gilbert Keith Chesterton]

    Feliz Natal procêis, queridona!!! :D

    ResponderExcluir
  49. Lembrando também que a solidão, algumas vezes, é uma escolha: seja plantada ao longo de uma vida, seja moldada por um pedaço dela... mas é imprescindível saber cultivar o que há de bom dentro de si para compartilhar o que "sobra"!

    Excelente natal por ai, Beijos!

    ResponderExcluir
  50. Durante todo o ano até que dá pra ficar um pouco longe, mas no Natal não, ou passo com a família ou nem sei - na verdade nunca aconteceu de não ficar por aqui. por tudo o que significa, deve ser muito difícil ficar sozinho nesta época, temos mesmo que repensar toda nossa estrutura de sociedade, nossos valores e prioridades.

    Luma, um feliz Natal pra ocê e os seus, muita saúde e paz, e que 2012 seja um bom ano. Grande beijo,e obrigado por estar empre presente ;)

    ResponderExcluir
  51. OBRIGADA QUERIDA PELA VISIT A FICO MUITO FELIZ , RETRIBUO OS VOTOS DE UM FELIZ NATA. LÍ A SUA CRÕNICA É A PURA REALIDADE A SOLIDõ DEVE SER MUITO TRISTE! UM ABRAÇO, CELINA

    ResponderExcluir
  52. Uma triste realidade... retratada num texto que instiga e emociona. Solidão, quando não é escolha, pode ser a causa de muitas doenças, além da depressão. Esses que ainda têm forças para "espernear", e buscam companhia ainda que seja num hospital, demonstram que não estão dispostos a ceder com facilidade ao sofrimento. E, realmente, por essa época, há uma "epidemia de solidão", agravada pelo fato de vivermos neste mundo que valoriza o "ter" e não o "ser."

    Luma, foi uma surpresa boa encontrá-la por lá. Aceite, desta sua leitora que já está no contingente de idosos, rsrs, os votos de muita saúde, harmonia, e muitas realizações em 2012. Feliz Natal para você também, querida!

    ResponderExcluir
  53. Realmente é uma triste realidade. Minha mãe já reclama de solidão, mas essa solidão acho que ela faz, pois está sempre cercada de gente, é uma carência que algumas pessoas tem e não há quem ou o que consiga suprir. Já outras pessoas infelizmente não são lembradas, estão sozinhas, ao ponto de fazerem como essa que foi a um hospital pra não ficar só, triste demais.



    Luma, um Feliz Natal pra você e família. Tudo de bom.
    E um Ano Novo maravilhoso, com tudo que você desejou e muito mais.

    Felicidades!

    ResponderExcluir
  54. Oi Luna...

    Muito pertinente seu texto...creio que a solidão não seja propriamente uma doença, mas acarreta em muitas delas, dificil de lidar...aceitar...principalmente com os idosos, mas também com muitas outras pessoas que as vezes se afastam do convivio social por inumeros problemas...é um assunto muito sério

    Que o Natal de materialize dentro do coração de cada um de nós, sempre...não só nessa época...

    Um abraço na alma....Feliz Natal....bjo

    ResponderExcluir
  55. Querida, desejo-lhe um feliz natal , cheio de muito amor, união e muita paz. E que nesse ano que se inicia seja um ano cheio de prosperidade, muitas benções e realizações, são meus sinceros votos.
    Beijos
    Rute Beserra

    ResponderExcluir
  56. Eu acho que a minha vontade de ter um 4º filho vem um pouco dessa síndrome da solidão aí. E egoístamente, qdo penso que meu filho Leo será 100% dependente, não me sinto mais só visando um distante futuro. Interna?!?!!? rs!!

    Um MEGA beijo e um natal maravilhoso a vc e sua família! Vc é uma querida! =))

    ResponderExcluir
  57. Oi, Luma.
    Que lindo e importante escrito! É um problema cada vez mais crescente e todos devemos meditar sobre isso.
    Feliz Natal e um 2012 muito feliz e próspero, para você e todos os seus familiares.

    ResponderExcluir
  58. Luma, desejo a ti, teus familiares e todos os visitantes do teu blog um Feliz Natal. Aproveito para informar que dia 02 de janeiro estreia Urbanascidades 2012, igual mas...diferente.
    Paulo Bettanin.

    ResponderExcluir
  59. Luma querida!
    Feliz Natal!!! Muito amor, saúde, paz.Que vc continue nos brindando com seus post maravilhosos.
    Beijos Bia

    ResponderExcluir
  60. Luma, muito obrigada pelo desejo de um bom Natal o mesmo pra vc e que 2012 venha vindo com muito sucesso, amor, saúde, dinheiro e grandes realizações. bjks e adorei seu espaço... Vamos depois twittar... CON

    ResponderExcluir
  61. Olá Luma, eu não sei direito o significado da palavra solidão para mim, pois, gosto de ficar apenas comigo mesma e não me sinto sozinha. Mas sei que há pessoas que não gosta de estar sozinha.
    bom desejo para ti muitas felicidades e muitas realizações.

    ResponderExcluir
  62. Oi Luma,
    comemoro sim o Natal mas de maneira algo diferente das outras pessoas já que terminamos com as prendas aos adultos, somente damos agradinhos às crianças.

    Não tinha noção que poderia acontecer uma situação assim, da pessoa buscar companhia num hospital. Mas não estranho a solidão nesta época, porque embora as pessoas falem que é uma época muito linda e etc e tal, o que é facto é que as familias se distanciam da sociedade, as ruas ficam desertas, as lojas e os shoppings fecham e quem não tem familia, recente-se.

    No fundo, no fundo, é uma época algo egocentrica da parte das familias... embora não o façam por mal, não é mesmo?

    Bom, mas a solidão, a meu ver, também é coisa de perspectiva. Há a solidão escolhida e a solidão imposta.

    Eu gosto muito de estar só, amo a solidão. Mas há quem não tenha aprendido a gostar de estar só porque são pessoas que sempre foram muito dependentes de outras.

    Sabe o que eu peço ao "Pai Natal"? Que traga serenidade a essas pessoas para que não entendam a solidão como imposta mas como opção. Faz toda a diferença de que lado do prisma a gente olha. Se eu entendo a solidão como: ah estou só porque me abandonaram, ou, estou só porque escolhi estar só, muda todo um estado emocional inerente á obrigatoriedade ou à opção.

    Beijinhos ainda natalicios *<|:-)
    Rute
    P.s.-Quanto à pasta de sesamo, pode sim, juntar mel e canela e ficará deliciosa. Porém pode ainda ter um gosto diferente do meu tahini doce pois as minhas sementinhas foram torradas e o gergelim da sua pasta pode ser crú.

    ResponderExcluir
  63. Neste natal
    O meu beijo amigo e o desejo de Paz e saúde




    Hoje...
    Caminhei pela rua...

    Vi luzes...
    Vi fantasia...
    Vi muitos embrulhos...

    E pensei...

    É Natal...

    Segui e continuei...
    A ver luzes...
    A ver fantasia...
    A ver presentes...

    Mas...

    Não vi Natal...
    Não vi Jesus...
    Não vi Maria...
    Não vi José...

    Não vi o principal...
    Senti o esquecimento...

    Da união...
    Da família...
    Do Amor...

    E continuei a caminhar...

    E vi bolos...
    E vi iguarias...
    E vi beleza...

    E gostei de sentir...
    O cherinho de Natal...

    Mas...
    Continuei a caminhar...
    E a pensar...

    Natal,
    Será de todos?

    E vi logo que não...
    Milhares de crianças...
    Milhares de homens...

    Nesta vida...
    Nunca saberão...

    O que é ser Natal...


    LILI LARANJO

    ResponderExcluir
  64. Tenho duas irmãs, um irmão, um sobrinho e uma sobrinha distantes e nessas datas a solidão de não tê-los perto, incomoda e muito. Fora isso graças a Deus solidão não, família, muitos amigos, todos reunidos. Mas essa não é a realidade de muitos que sofre desse mal devastador, infelizmente.


    Bjs Luma
    Mah

    ResponderExcluir
  65. Olá querida!

    Adorei o seu texto, porque ele traz uma visão das festas de fim de ano que, geralmente, evitamos ter... e fugimos dela muito bem!

    Nem sempre a melhor forma é fugir, porque a solidão acaba batendo à porta e se mostrando visível, uma hora ou outra... Talvez a melhor escolha seja, simplesmente, viver o que vier...

    Que seu Natal tenha sido ótimo e que 2012 venha repleto de alegrias!!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  66. Tanto que comentar nesse post, Luma! Atualmente vivemos em Portugal um autentico êxodo, e nem sempre é porque as pessoas não encontram emprego cá, mas sim porque querem ser mais bem pagas. Porque querem adquirir alguma coisa, melhor a mais depressa; conheço um caso de um pai que emigrou, perdendo o crescimento dos dois filhos pequenos, e para quê? Para mudar de um golf para uma carrinha volvo. Há coisas na vida de que eu não abdico e a família é uma delas, vem em primeiro lugar.

    Ainda há dias comentava com uma amiga que as crianças estão cada vez mais mal-educadas, com os mais velhos; ela dizia que os pais não as educam para isso. Respeitar os mais velhos deveria ser um principio básico da nossa cultura. Como dizes, um dia todos seremos velhos; então é um absurdo ignorar que um dia estaremos nós a sermos desrespeitados, ignorados, por aqueles que educamos e criamos.

    Já tinha ouvido e lido, que na altura de Festas o número de pessoas a procurar os hospitais aumenta e que o fator comum é a solidão; só posso lamentar por essas pessoas, e suas famílias. Deveriam tentar arranjar soluções; por ex., essa senhora com os filhos no estrangeiro, deveria poder viajar para casa de um deles, como faz uma amiga da minha mãe. Os filhos pagam-lhe a passagem e ela fica lá uns dois meses, depois volta. Esse sentimento de solidão não está sozinho, mas sim acompanhado pelo sentimento de abandono. E isso é que deve ser realmente terrível.

    Façamos todos um pouquinho, se tivermos oportunidade, para minorar a situação de quem sofre, não apenas nesta situação, mas todo o ano. Que esta época sirva para nos despertar.

    Espero que tenhas tido um Feliz Natal, com a tua família, Luma; desejo também um ano 2012 com saúde, paz e amor.
    Beijos

    ResponderExcluir
  67. Luma, um grande natal como as pessoas queridas a sua volta e muitas alegrias neste novo ano.
    Eduardo

    ResponderExcluir
  68. realmente a solidariedade eh essencial nessa época do ano!
    feliz natal atrasado!!!
    bjs

    ResponderExcluir
  69. Luma:
    Feliz Ano Novo! Que ele seja da cor que você esolheu e do jeito que deseja desenhar...
    Beijos com muito croquis e projetos para serem desnvolvidos.

    Beijoa.
    Anny

    ResponderExcluir
  70. Quero agradecer seu carinho de sempre Luma e desejar a você e aos seus um Natal eterno e que a luz do Menino que se fez luz em nós te ilumine a cada dia de 2012.

    "Nada é mais prático do que encontrar a Deus;
    que amá-lo de um modo absoluto
    e até o fim.

    Aquele por quem estiveres apaixonado,
    que arrebata a sua imaginação,
    Ele afetará tudo.

    Determinará o que te fará levantar pela manhã,
    o que farás com teus entardeceres,
    como passarás os finais de semana
    o que você lerá,
    quem irás conhecer,
    o que irá acelerar teu coração
    e o que vai te encher de admiração
    com alegria e gratidão.
    Apaixone-se, permaneça apaixonado
    e isso decidirá tudo."

    Pedro Arrupe SJ

    Beijos muitos pra ti minha querida amiga!

    ResponderExcluir
  71. Olá!
    Cheguei aqui através do Nilson, visitaste-me para ler a minha análise do poema "A um Deus claro e incerto". Agradeço a tua visita, o Nilson tem poemas "deliciosos" e propus-me a analisar um à sua escolha e assim foi... Como disse ao Nilson, passo a vida a analisar poemas de poetas idos (eles não virão nunca reclamar!). Analisar um poema do Nilson foi um grande desafio, pois ele poderia não gostar e, por isso, reclamar... Tal não aconteceu!
    Gostei deste teu cantinho e do que li, terei, no entanto, de vir com mais tempo.
    Desejo-te um grande 2012!

    Bj
    Mena

    ResponderExcluir
  72. Você me fez lembrar um passeio que dei com o meu cão outro dia. Uma senhora parou-me para perguntar-me se estava na rua certa. Depois de certificar-se de onde estava, quando já estava quase voltando ao passeio, ela me interpelou sobre o Patrick. Elogiou, disse meia dúzia de coisas sobre cães e o quanto são queridos. Por fim, quando eu tentava me despedir, perguntou sobre mim e sobre o que eu estava fazendo aquela hora da manhã na rua. Era cedo. Eu passeio com ele antes de ir dormir. Disse o que eu estava fazendo, expliquei (sem muita vontade, confesso, porque não gosto de falar sobre mim através do discurso, vc sabe ou imagina, sei lá). Percebi que ela não queria me deixar ir, queria companhia. Era viúva, morava sozinha. A filha estava em outro país e a cachorra havia morrido há três anos. Ela disse que não quis outro porque iria sentir muito quando ele morresse e se ela morresse antes não teria quem cuidar. Aos oitenta e poucos anos, era uma pessoa carente, solitária e que terminou por dizer "aprenda a ser sozinha enquanto é jovem, eu não o fiz e agora não sei viver sozinha". Não soube o que dizer, mas perguntei a ela se já tinha lido Clarice Lispector e o papo fluiu.
    Sempre gostei de estar só e quando percebi que minha solidão estava sendo ocupada foi um grande susto. Cheguei a fugir porque não tinha espaço na minha vida para pessoas. Só para cães. Eu tive que aprender a dividir meu espaço com alguém. Não foi fácil. Não mesmo, ainda hoje fujo de tempos em tempos para poder estar comigo mesma. rs
    Gostei do seu post (pra variar) mas eu ainda acho que o ser humano precisa aprender um pouco de tudo...

    bacio

    ResponderExcluir
  73. Olá, olá, olá!!!
    Adorei a sua visita.
    Sempre fico feliz com "caras" novas.
    O seu blog é extraordinariamente pensamento positivo que eu subscrevo na integra.
    Um grande beijo e Feliz Ano Novo.
    Nina

    ResponderExcluir
  74. Ninguém é feliz sozinho!

    Uma máxima que muitos só aprendem demasiado tarde!

    Beijo,
    António

    ResponderExcluir
  75. Eu já li em algum lugar, que adolescentes de rua se jogavam em cima de carros para irem ao hospital e terem o que comer. Isso em qualquer época do ano. Feliz 2012!

    ResponderExcluir
  76. Oi Luma, espero que tenhas passado um feliz natal. Muito obrigada pelas orações pelo meu sogro. Desejo que 2012 seja um ano abençoado e de grandes realizações. Beijinhos

    ResponderExcluir
  77. Bom dia,Luma!

    É verdade,mas temos que lembrar que só ficaremos sozinhos se quizermos...existem muitos asilos, orfanatos que podem ser visitados neste dia, e assim compartilhar a alegria com todos.O amor não tem fronteiras, não precisa ser com parentes.Se todos estão longe, façamos diferente, em vez de sentir solidão, compartilhe. A esolha é nossa...
    Beijos!!tenha um maravilhoso 2012!
    Beijos!Tudo de bom!

    ResponderExcluir
  78. Adorei esse texto e quero citar 3 exemplos:
    - Em Curitiba na Igreja das Mercês os Freis fazem uma ceia na Noite de Natal para quem quizer comemorar "Junto" é muito legal.
    - Morei longe da familia muito tempo e sempre tive o prazer de ter um conhecido ou amigo que me convidavam para estar "Junto"
    - Amigo que me liga no Natal ou Ano novo sempre vem passar "junto" a comemoração.

    ((Detalhe - sempre me bastei mas adoro solidão "junto" a muita gente - solidão "sozinho" é bom quando é uma opção pessoal - não uma consequencia ou força da circunstância / principalmente nessa época))

    Que 2012 seja repleto de saude amor e harmonia em sua vida e que se estenda a vida daqueles a quem você ama.

    Muita Luz e Paz!
    Abraços

    ResponderExcluir
  79. Luma,

    Esse texto sobre a solidão é tão belo e tocante! Por meio dele posso ver a tua alma sensível,generosa.

    Gostei do que li, por isso quero vir aqui com mais calma para ler e aprender um pouco mais sobre essa difícil arte de escrever emocionando.

    Um Feliz Ano Novo e que 2012 lhe seja pleno de alegrias. Bjs

    ResponderExcluir
  80. Luminha, obrigada pelo comentário lá no blog, desejo feliz ano novo e muitas felicidades e realizações para esse ano que está chegando.

    A solidão é bem complexa, eu admito que apesar de passar sempre o natal e final de ano com familiares e amigos, as vezes dá vontade de se esconder e ficar sozinha nessas datas, tanto que costumo dormir cedo depois da virada.
    Com relação aos idosos é uma pena que a família abandone-os em momentos como esses mas também conheço muitos que superam isso juntando-se com outros em pequenas reuniões ou até em clubes da melhor idade, e desfrutam de boa companhia, música que lhes agrada, vivem da melhor maneira. Acredito que a solidão pode ser considerada uma doença sim, mas da mesma forma que uma depressão, quem tem força de vontade e disposição consegue buscar alternativas para superar.

    ResponderExcluir
  81. Minha linda, obrigada pela visita, pela lembrança.
    Continuemos, pois, a desejar e lutar para que a Luz penetre entre os espaços vazios e os preencha com puro Amor. Que este Amor encontre portas abertas para constituir-se em sua plenitude. Que sejamos todos mensageiros, que possamos todos receber a dádiva e sermos mais alegres e plenos, nos nossos sonhos, nas nossas realizações.
    Bj grande no teu coração.
    FELIIIIZ 2012!

    ResponderExcluir
  82. Luma,
    A solidão é - também - fruto da vida que levamos, do tempo apertado, da necessidade de estarmos sempre conectados, das possibilidades de se locomover como nunca tínhamos feito antes, da crescente competição mesmo nas coisas mais simples, do tempo cada vez mais escasso.

    Que em 2012 possamos viver com mais tempo sem fazer nada!

    Feliz Ano Novo!

    Beijocas
    :)

    ResponderExcluir
  83. Contente com sua visita. Contente em descobrir seu espaço. A solidão parece inevitável neste tempo e, mesmo que tentemos subsidiá-la, há outras formas que surgem. Por exemplo, a solidão acompanhada. Quantas e quantas pessoas passam o dia inteiro em redes sociais. Vamos sair mais. Conversar com pessoas. Ir ao cinema. Olhar nos olhos... ;)

    ResponderExcluir
  84. Tem toda razão, nesta época isso fica ainda mais complicado...tenho notado e escrito sobre esta solidão. Costumo dizer que agora há uma solidão "de si mesmo"...e justamente qdo fica ainda tão fácil de nos "socializarmos"! Estas doenças modernas são complicadas...

    Muito bom seu texto, viu?

    Feliz 2012!

    []s

    ResponderExcluir
  85. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  86. Olá LUMA

    Adorei visitar o seu espaço.
    Que blog legal e interessante, o texto riquíssimo
    com informações importantíssimos já visitei muitos.
    mas o seu espaço é especial.
    Sem dúvida quem escreve é profissional.
    e quem designer também.
    parabéns e obrigado pela sua visita ilustre no meu espaço.

    http://umguiadecomoviverbem.blogspot.com/

    Boas festas pra ti e que a sua luz chega ao
    maior número de pessoas possíveis.

    bom tranalho.
    já sou seu seguidor e colocarei em meu
    blog um link direto.
    até mais ler...

    ResponderExcluir
  87. Reflexivo post. Hay que compartir mucho amor con quienes más lo necesitan. Que hayas pasado una feliz navidad y que tengas un excelente 2012.

    ResponderExcluir
  88. Com relação ao texto:

    Não sabia que praticamente pra se livrar dos idosos ou problemáticos emocionais, as pessoas tem o costume de desova-los em hospitais. Que coisas horrível!
    A solidão é um problema muito sério de verdade.
    Muito bom falar sobre esse tema.

    Ela pode trazer diversos problemas para o corpo, envelhecimento celular precoce devido ao grau de stress conforme a falta de comunicação, já que, somos indivíduos sociais. além de problemas psicossomáticos sérios, podendo chegar ao um quadro de depressão ou decaída de serotonina no cérebro.

    Tinha um mestre que todos nós conhecemos que dizia:
    "Artista a tua força reside na solidão"
    (Leonardo da Vinci)

    Concordo em parte! para a criação é perfeito, grandes feitos e grandes coisas ocorreram quando aqueles estavam só.

    Mas no quesito saúde, não.
    E com relação ao idosos coitados, tenho uma vizinha que é idosa e que mora só.
    Todos os dias se acorda de 5:00h am, às 7:00 h já está arrumada pra sair, mas nunca consegue.
    Fala o dia todo sozinha
    Que triste não.
    Como sempre digo, solidão nem pra bicho.
    bjos...

    ResponderExcluir
  89. Realmente...a soli
    ao é algo de avassalador: mas nós podemos ajudar a minorar esse problema dispondo de um pouco do nosso tempo...
    Bj

    ResponderExcluir
  90. Muito bom o post, muito bom mesmo! ;)
    Minha querida, desejo um ano de 2012 excelente pra vc e os seus. Obrigada pela linda cia durante o ano de 2011! ;)
    Beijo, beijooooo!
    She

    ResponderExcluir
  91. Minha querida amiga, Luma. Saudades desse lugarzinho delicioso...estive fora por uns dias e to super atrasada nas minhas visitas. Prazer em ter vc comigo esse ano e que o ano que vem chegando nos encontre ainda juntas. Um 2012 cheio de paz! Abração

    ResponderExcluir
  92. Luma linda,

    Todo o seu post me tocou demais.

    A questão dos idosos e a problemática solidão... só posso dizer que estarei na 1ª linha dos que adorarão conviver com outros idosos só para não criar problemas aos herdeiros nem ficar só em casa.

    Os meus idosos recusam-se a deixar as suas casas para viver com os filhos o que não ajuda a resolver a situação.

    Depois, o seu postal é tão abrangente que não ficou nada por dizer.

    A-DO-REI!

    Beijos em seu coração e um Feliz Ano de 2012

    ResponderExcluir
  93. Esta problemática da solidão dos idosos, toca-me muito. Talvez porque desde pequena os meus pais nos chamaram sempre à atenção para os cuidados e a delicadeza que devemos ter sempre para com eles. Com o passar dos anos, foram-se perdendo muitos dos valores em que assentava a nossa educação: hoje já ninguém se levanta para dar o seu lugar a um idoso, por exemplo.
    Achei muito importante este seu alerta para a solidão dos que se cruzam connosco. Se estivermos mais atentos, poderemos encontrar formas novas de os compensarmos.
    Quero agradecer muito as suas visitas ao Meu Estaminé, que deixam sempre um belo colorido no meu dia!
    FESTAS FELIZES! Bjs. Bombom

    ResponderExcluir
  94. Que texto maravilhoso.
    Problemas emocionais me levaram este ano, a fazer um cateterismo. Exames falsos positivos são comuns em situações de stresse.
    Durante anos, após falecimento de meus filhos, nessas datas de festa, foram pra mim, de extrema tristeza e solidao. Com Mariana, a neta, nossa casa iluminou-se novamente, mas ainda assim, é uma data que as lembranças afloram.
    Então, a postagem é de uma mensagem ímpar. Como voce bem disse: Que nunca estejamos sozinhos.
    Obrigada pela visita e pelo carinho.
    Que 2012, seja de realizações, saúde e muita LUZ.
    BJS NO CORAÇÃO

    ResponderExcluir
  95. Hi Luma!
    Great reflection in this nice post.
    I wish you a Joyful and Serene 2012!
    Hugs

    ResponderExcluir
  96. Querida Luma,
    Com Deus no coração e uma família a nos acarinhar, não solidão que possa se aproximar. Aos que partiram, a nossa eterna saudade, mas aos que ficam, o nosso zelo e carinho.
    Que todos, mesmo os mais solitários encontrem um lenitivo para suas vidas.
    Amiga, um maravilhoso e tranquilo 2012. Deus te abençoe e aos seus!!!

    ResponderExcluir
  97. Genial e Linda Amiga de sonho:
    Com a minha sinceridade e autenticidade lhe desejo um maravilhoso e deslumbrante Ano Novo de 2012. É com carinho e ternura imensas que lho expresso.
    Beijinhos amigos de pureza perante a sua grandeza de pensamento e sentimento.
    No meu maior respeito, estima e consideração.
    Sempre a admirar o seu talento infindável e perfeito.
    Agradecido pela sensível e notável visita no meu blogue. Uma visita de fascínio.

    pena

    Bem-Haja, extraordinária amiga.
    Adorei.

    ResponderExcluir
  98. Anônimo19:58

    Realmente Luma, a solidão é um mal crescente em nossa sociedade cada vez mais individualista.

    Desejo um ano bom, cheio de realizações e saúde, para você e para os seus.

    Beijos

    ResponderExcluir
  99. Oi, Luma,

    Realmente, muitas pessoas se tornam melancólicas nessa época justamente por se sentirem sós.
    Embora todos devamos tentar amenizar a dor do próximo, e em minha família convidamos frequentemente gente de fora para as nossas festas, o ser humano precisa entender que a solução para a solidão é se fazer presente na vida dos outros (e há muitos solitários no mundo, bem como pessoas com outras necessidades).
    Gostei do post e do tema abordado!

    Beijoca e, desde já, votos de feliz reveillon e estupendo 2012!

    ResponderExcluir
  100. Anônimo22:47

    Ah, Luma!

    Lembrei de uma frase sua: "Estamos sós com tudo aquilo que amamos"

    E acredite, há os que preferem a solidão. Na minha família existe uma pessoa que já me disse preferir estar só na dor.

    Mas navegando pela web vi o blog de uma moça que precisava ficar internada no natal e no blog ela dizia o quanto era angustiante isso para ela, pois desde criança e por coincidência no Natal estava internada por conta de uma doença grave.

    Hoje vim aqui agradecer por tudo o que fez por mim. Não existem palavras que eu diga que represente todo o apoio psicológico que você me deu.

    Sabe, acho que energias positivas e vibrações atravessam as fronteiras do espaço tanto físico quanto virtual. E as vibrações foram tão fortes que hoje sinto-me bem e longe de anti-depressivos.

    Para você um ano novo regado de tudo o que há de melhor neste mundo.

    Sinto que eu, tu e a Du estamos conectadas pela alma e mesmo sem nos conhecermos fisicamente.

    ResponderExcluir
  101. Caramba, fiquei impressionada com o numero de comentários que vc recebeu, parabéns!
    Aproveito para desejar uma excelente passagem de ano para você, e que 2012 venha repleto de boas oportunidade de realizações de todos os seus sonhos!
    bjs carinhosos
    Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com//

    ResponderExcluir
  102. Luma! Estou em falta, pois faz bastante tempo que não vinha desde a 1ª vez! Desculpe! É sempre um prazer estar aqui! Aqui se lê palavras tão lindas! Um ano novo iluminado e muito abençoado! Aparece! Bjo!
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  103. Boa noite!

    Hoje venho expressamente para

    desejar-lhe um Bom Ano de 2012,

    para si para os seus!

    ResponderExcluir
  104. Luma,

    Acredito que você vá gostar do livro O altar das montanhas de Minas do Jaime Prado Gouvêa.

    Comentei no post sobre Pergunte ao Pó - bem legal.

    Feliz Ano Novo!

    Bj

    ResponderExcluir
  105. Oi Luma...
    Verdade...Nessa época de festas é que mais bate a solidão...Dá uma nostalgia...lembrançaas da época que a casa estava cheia....Adorei o Post...Muito lindo!Parabéns!
    Feliz 2012!
    Beijos!
    San...

    ResponderExcluir
  106. Oi Luma,
    o texto é bem interessante e sua reflexão é válida, mas preciso te contar, meu sogro tem 78 anos e é viúvo há 03 anos, ele simplesmente não aceita ir pra casa dos filhos no natal e ano novo, dorme cedo e aparentemente é feliz assim, recusa convites pra festas, com muito custo a gente consegue leva-lo pra almoçar fora e logo volta pra casa, ele pode até sentir solidão, mas posso garantir que não troca a casinha dele por um quarto de hospital de jeito nenhum, rsrsrs.Amiga um 2012 iluminado pra vc com muita saúde e muiiitas, muiiiitas amizades.
    Beijos
    Lola

    ResponderExcluir
  107. Anônimo12:12

    As vezes a realidade bate em minha porta, esse texto foi ele!
    Sou apegada, até demais a minha família, amigos... costumo está sempre na presença deles, alegrando, dividindo os momentos bons os ruins e tudo o que o dia trouxer.
    O que mais desejaria é que todas as pessoas, tivessem a quem amar, recebesse amor e o mais importante, tivesse um lar onde a felicidade reinasse!
    Essa realidade é assustadora, a solidão devia ser extinta já.

    Beijos cheio de carinho...
    Um lindo dia!

    ResponderExcluir
  108. Nesta época de festas a solidão doi ainda mais, é triste saber que existem tantas pessoas que não tem nem com quem conversar. Muito bonito e verdadeiro este post.

    Obrigada pela sua visita e pelo carinho no meu blog.

    Gostei da sua lista de desejos a todos nós , e te desejo tambem tudo isso e muita felicidade!


    Beijinhos carinhosos,
    Cristina.

    ResponderExcluir
  109. Luma
    Que beleza! 109 comentários.
    E por isso que você sabe tao bem o que seja não estar sozinha, ou sentir solidão.
    Sou sua fã. Adoro o que escreve. Tudo!
    Dona Vicentina esta amando a geladeira.
    E uma pessoa simples mas que tem no rosto a expressão de felicidade. mesmo no sofrimento.
    com amizade Monica

    ResponderExcluir
  110. Post maravilhoso, Luma. PArabéns pela iniciativa. Não somos ilhas. O ser humano não foi feito pra ficar sozinho.
    Bjs e boas festas.

    ResponderExcluir
  111. Ao término deste ano, onde os sentimentos de fé e esperança renovam-se,
    rogamos a Deus que abençoe todos nos, que ilumine nosso caminho,
    afastando de todos nós o pensamento de desesperança e de descrédito em nosso semelhante.
    Tenhamos força e tranqüilidade para enfrentarmos as tormentas
    que hão de vir e que os sentimentos de coragem,
    superação e justiça possam estar presentes em nossos novos dias de 2012.
    Que nossa amizade seja cada dia mais profunda e de entendimento e carinho.
    Um Feliz Ano Novo Para Você.
    Para todos nos.
    Beijos no coração.
    Evanir

    ResponderExcluir
  112. Vim visitar-te e agradecer tua visita ao Tu Cá Tu Lá, também aproveito para te desejar um Novo Ano pleno de venturas.

    Beijinho
    natalia nuno

    ResponderExcluir
  113. Luma querida, adorei o seu post. Como sempre, aliás.
    A solidão é um problema que afeta muita gente no mundo todo e por diversos motivos, e também é verdade que nesta época do ano esse quadro tende a se agravar. Até mesmo para pessoas "normais" nessa época é como se ficássemos mais sensíveis, susceptíveis, vulneráveis ... acho que é por esse apelo da data que evoca reunião, união ... mexe com o emocional, as pessoas repensam suas vidas, suas escolhas, seus erros, fracassos, etc, enfim ... acabm se sentindo de certo modo frustradas, ou carentes, solitárias ... percebem, talvez, que por mais que tenham, não têm o essencial.
    No caso dos idosos, eu acho que você está certíssima. A família tem que se importar mais, fazer mais, e não descartar os seus "velhos" atirando-os em hospitais ou asilos por uma questão de conveniência associada à insensibilidade e também ao agir inconsciente.
    Bem, é isso. Já falei muito, né?
    Querida, desejo a você um Ano Novo Maravilhoso, cheinho de coisas boas. Que Deus esteja com você e na sua vida em todos os momentos. Tudo de bom :)

    ResponderExcluir
  114. Anônimo17:44

    Luma, um Ano Maravilhoso, para você e a todos deste belíssimo blog.
    abs

    ResponderExcluir
  115. Oi, Luma

    Fiquei muito feliz com sua visita e seu recadinho.
    A minha sogra ficou viúva neste ano e mesmo morando com um dos filhos que vive atarefado, muitas vezes se sente só, por isso, nos comprometemos de levá-la para almoçar nos finais de semana e botar o papo em dia e sempre que posso minha filha e eu vamos conversar com ela, já que moramos ao lado.
    Um dia, seremos nós nesta situação.

    Um Feliz Ano Novo pra você e sua família.

    Boas Festas!!

    bjs, Rosa.

    ResponderExcluir
  116. Este é um tempo de ansiedade por alegria, já reparou nisso?
    Adorei essa caixinha de boas festas no final da postagem.
    bjs e que 2012 seja melhor em tudo.

    ResponderExcluir
  117. Essas datas me dão tristeza e agradeço a Deus quando passam, parece que a vida volta ao normal. Luma, obrigada pelos desejos e te desejo em dobro todas as coisas boas que a vida possa nos proporcionar. Um 2012 abençoado!

    ResponderExcluir
  118. Luma, que tema importante e oportuno que você abordou. A gente lembra muito que final de ano é época de alegria, mas esquece que para uns pode ser de tristeza. Que em 2012 nunca esqueçamos que não se é feliz sozinho! Adorei sua mensagem, que todos seus lindos desejos se realizem no próximo ano :-) Um beijo!

    ResponderExcluir
  119. Luma querida!
    Sempre digo: solidão só faz bem quando é por opção!
    Belíssimo post!!!
    Feliz 2012: saúde e paz! Beijocas!

    ResponderExcluir
  120. Luma querida!
    Sempre digo: solidão só faz bem quando é por opção!
    Belíssimo post!!!
    Feliz 2012: saúde e paz! Beijocas!

    ResponderExcluir
  121. Oi Luma,
    UAU!!! Estou emocionada e impressionada com essa postagem! Maravilhosa!
    Desejo um Ano Novo cheio de AMOR para todos nós!
    Um beijo grande!
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  122. Luma!
    Feliz Natal e um Ano Novo com novas posturas e verdadeiros relacionamentos de amizades e compartilhamentos, seja sempre assim, amiga e companheira, para que sua vida sirva de alimento e sombra para os necessitados.
    FELIZ 2012!!!
    Mirza.

    ResponderExcluir
  123. Luma querida, que saudade daqui! Você acredita que eu esqueço que tenho blog, passo dias sem aparecer, sem ver comentários nada. E consequentemente nem visito. Mas então vim te dizer que tu seria uma ótima cia de mesa de bar (pra mim ou pra eu, tanto faz kkkkkkk)]beijos

    ResponderExcluir
  124. Excelente Post Luma...realmente..triste constatação!! Desejo a vc um Feliz e Maravilhoso 2012.

    Uma frase para ilustra sua bela Postagem

    "Quem tem um amigo, mesmo que um só, não importa onde se encontre, jamais sofrerá de solidão; poderá morrer de saudades, mas não estará só."
    Amir Klink

    ResponderExcluir
  125. oi luma
    quero te agradecer do recadinho que você me deixou,porque eu não conhecia seu blog, e se você não tivesse passado no meu não teria te encontrado.
    è muito interessante esse seu post.
    aqui na Itália as vezes me sinto muito só, por isso criei o meu blog.
    e quando penso no brasil,lembro sempre das amigas,as conversas,as risadas,e na minha imaginação no brasil não existe solidão, mas sabe como è na imaginação tudo è como queremos que seja,eu vivo na Itália a 10 anos,aqui tenho uma tranquilidade financeira,que ai ni brasil,mesmo trabalhando muito nunca tinha conseguido, mas mesmo assim sinto muito a falta do brasil,nos meus sonhos è um lugar com gente simpática, hospitaleira trabalhadora,mas minha mãe quando fala comigo no telefone diz que a nossa cidade não è como era quando eu era pequena que agora tem violência,droga,e outras coisas negativas.
    falei demais.
    querida desejo te conhecer melhor no próximo ano.
    gran bacione

    ResponderExcluir
  126. Nossa, Luma, pior que é verdade!! Existem muitos idosos em asilos! Esses idosos estão lá sem a visita de nenhum familiar! A única companhia que eles têm é a dos próprios idosos que lá moram. É muito triste!!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  127. Pois, aí como aqui, a solidão, principalmente dos mais idosos, impera! E por acaso não será só nestes dias, que os centros de saúde estão cheios de idosos que não têm nenhuma doença em especial (apenas as maleitas do costume), mas os enchem para "dois dedinhos" de conversa... ;)

    Feliz 2012, Luma!

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  128. Desejo que 2012 seja realmente o melhor ano de sua vida, com saúde e muito amor entre a família e todos com os quais você convive. Bj.

    ResponderExcluir
  129. Cada ano que passa nos tornamos pessoas mais sábias, que este ano novo seja repleto de conquistas, beijo Lisette!!!

    ResponderExcluir
  130. Para mim solidão é falta de criatividade e limitação de quem é que nos pode fazer companhia.

    Às vezes só queremos a companhia de determinadas pessoas que não estão disponíveis, quando tem um bocado de gente ansiando pela nossa presença e nem ligamos. Com um pouco de criatividade e aura leve encontramos sempre quem queira nos acompanhar.

    Mas se mesmo assim não toparmos com alguém, ainda temos nós mesmos nossa melhor e mais constante companhia.

    Se nos dermos importância e amor a solidão desaparece; ela é fruto de uma sensação de desimportância, uma ilusão criada pelos nossos sentidos e interpretação equivocada de nosso valor como pessoa.

    A cura para solidão esta em correção da percepção e criatividade para se unir a pessoas, qualquer irmão, pois na verdade somos uma única grande família de seres humanos.

    Desejo um ótimo 2012 cheio de amor e gente! rsrs

    Bjs!

    ResponderExcluir
  131. Anônimo12:43

    Luma,
    Estamos realmente contaminados por uma cultura viciada em juventude e egocentrismo. Infelizente, mesmo em época de festas como estas, em que se alardeia confraternização e convívio familiar, pessoas idosas e doentes continuam sozinhas.
    Que o espírito de amor, solidariedade e compaixão esteja conosco em todos os dias.
    Um ano abençoado para ti!
    beijo, menina

    ResponderExcluir
  132. Anônimo16:48

    Bom vivermos de tal modo que mesmo estando sós não nos sintamos sozinhos, pois no íntimo teremos as boas lembranças, a certeza de termos vivido bem com os outros enquanto pudemos e, sobretudo, a certeza da companhia de Deus. A solidão é mais um sentimento que um estado, pois às vezes pessoas rodeadas de gente sente-se sós, enquanto outras estando sozinhas não sentem solidão.
    Amiga Luma, tenha um feliz 2012 com dias sempre melhores, viu?
    Beijinhos e muita paz.

    ResponderExcluir
  133. Passando para retribuir os votos de Feliz Ano Novo. Que 2012, possa ser o ano mais feliz de sua vida. Bj

    ResponderExcluir
  134. Que bela mensagem pr ao fim de ano..abraçoss e uma mais do que feliz 2012.

    ResponderExcluir
  135. Oi Luma,
    Me parece que este é o mal do século, recheado pela monetização das relações meramente material que o ser humano vem desenvolvendo.
    Qual o resultado? Falta de amor e solidariedade.
    Mesmo assim, continuo apostando no lado mais humanos dos humanos.
    Feliz Novo Ano para você!
    Beijão.

    ResponderExcluir
  136. O texto é impecável e correto, mas no final somos sozinhos mesmo, pensa bem, somos a unica companhia do nosso nascimento até a morte.
    As pessoas que passam pela nossa vida têm papel fundamental e é com elas que crescemos e aprendemos a amar, o objetivo maior da existência. Por isto nos apegamos tanto e sentimos a tão temida solidão.
    Feliz 2012, acho que será ótimo! Beijos :)

    ResponderExcluir
  137. ╭━━━╮.╭━━━╮┈ ┏┓╭━━━╮
    ┗━━┃┃╭━╮ ┃┏╯ ┃┗━━ ┃PAZ,
    ╭━━╯┃┃┃┈┃┃┗ ┃╭━━╯ ┃SAÚDE,
    ┃╭━━╯┃┃┈┃┃┈┃┃┃╭━━╯ALEGRIA,
    ┃┗━━┓┃╰━┃┈┃┃┃┗━━┓CONQUISTAS,
    ┗━━━┛╰━━ ╯┈ ┗┛┗━━━┛SÃO OS MEUS VOTOS ! !

    ResponderExcluir
  138. Passando para desejar-te um 2012 repleto de paz e nobres realizações.beijos...

    ResponderExcluir
  139. Luminha...
    Vim aqui agradecer pelos seus comentários sempre tão queridos, e pela sua presença [mesmo que distante] em minha vida.
    Muito obrigada por tudo, sempre!

    Espero que tenha tido um Natal maravilhoso, e que 2012 seja um ano repleto de realizações, sonhos, amor, paz, saúde e harmonia.

    Sobre o post... Caiu como uma luva, pois tenho me sentido mais solitária que nunca. ;)

    Um beijo bem grandão procê, e que em 2012 possamos continuar nos fazendo companhia ness mundão virtual. ;)

    ResponderExcluir
  140. Anônimo05:16

    Merry Christmas! Happy New Year!!!

    Beijos,
    Paz

    ResponderExcluir
  141. Um Feliz Ano Novo repleto de amor, paz, realizações, que todas as esperanças estejam renovadas, que exista muita poesia pra alimentar a alma, que os sonhos enfim se tornem reais, e que a paz de Deus esteja em seu caminho nesse novo ano que se aproxima...Um 2012 de muito sucesso...beijos.

    ResponderExcluir
  142. OLÁ, QUERIDA
    Que o seu Novo Ano seja repleto de realizações e bênçãos!!!
    Um Novo Olhar sobre todos os segmentos da sua vida e em todos os níveis do seu viver...
    Novas alegrias e nova paz de espírito...
    Novos horizontes a alcançar...
    Novos ações, novas intenções e novas operações...
    Viva 2012 que chega pra ficar e nos renovar!!!
    Seja muito abençoada e feliz!!!
    Bjm festivo

    ResponderExcluir
  143. Olá!!!Vim te visitar e parece que a beleza(e leveza)do seu blog me contagiou e só pelo texto vejo o quanto vale a pena fazer amigos por esse mundo maravilhoso da "Blogsfera".Já estou seguindo você e aproveito para desejar-lhe a maior felicidade do mundo,que em 2012 além da saúde, a gente tenha muita paciência com nós mesmos e também com os que nos rodeiam.Amar a si e os outros,é fundamental para que a vida nos sorria e assim possamos viver bem e feliz.Um carinhoso abraço, Rubi Valente.

    ResponderExcluir
  144. Olá Luma!
    Primeiramente quero agradecer pelo comentário deixado no meu blog! Também lhe desejo um excelente 2012, com muitas realizações!
    Gostei muito de seu blog..especialmente dos itens que vc coloca no menu ao lado, os selos e tudo o mais. Sim, também apoio a originalidade da blogosfera brazuca, tão dificil hoje em dia. E unidos somos contra o plágio!
    Estou te seguindo, se puder me segue também =)
    bjs

    http://www.empadinhafrita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  145. Quero desejar a VOCÊ, um excelente Ano Novo, repleto de alegrias, Paz e amor.
    Que a virasa do ano novo seja de reflexão, um momento especial para repensar tudo o que foi feito e ainda desejamos fazer. Feliz Ano Novo.
    Que 2012 seja repleto de SAUDE, PAZ, ALEGRIA E AMOR, além de muito SUCESSO!!
    Que em 2012 nossa AMIZADE seja ainda melhor. Que sejamos Amigos Para Sempre...Nossa amizade é alegre, Sincera, gostosa e tem muitas atitudes. A vida ganha um novo sentido com ela.
    Que em 2012, você possa abrir seu coração e sonhar muito...Realizar muito...Sorrir Muito...Ser muito Feliz.. Sonhe.. Deseje...Realize..
    Seja muito Feliz e volte a ser criança...viva com muita emoções...
    Lhe desejo um Feliz Ano Novo, cheio de Luz, Alegria, Amor, Paz, Sucesso e Saúde...Que você realize todos os seus desejos e sonhos, mas principalmente que continue a sonhar...Sempre...
    Feliz ano Novo.. Cheio de Energias boas e muita Luz, para guiar seus caminhos.
    Carinhosamente,
    Sandra

    HAPPY NEW YEAR.

    ResponderExcluir
  146. Luma,

    Solidão é uma caso clínico, psicológico ou social? Não importa, devemos sempre procurar meios de criar relacionamentos positivos.

    Quando alguém nos deixar, devemos procurar preencher o vazio.

    Porém, na velhice o caso é mais sério.

    Busquemos sempre muitas atividades-físicas e mentais.

    Feliz 2012 para todos nós. Com amigos e realizações.

    Luiz Ramos

    ResponderExcluir
  147. FELIZ ANO NOVO DE 2012!!!
    E muito sucesso!!!
    abs,

    ResponderExcluir
  148. Anônimo11:15

    Que possamos viver 2012 pensando que a condição da sobrevivência é a felicidade, o Amor e Respeito!
    Que nesse ano, seja derramado uma chuva de bênçãos!
    Um abençoado ano novo!
    Desejo um ano cheio de renovações...
    Feliz dois mil e doces...

    ResponderExcluir
  149. Luma
    Quase desisti
    Que denmora pra chegar ate aqui e lhe agradecer pelo ano e lhe desejar um feliz 2012
    com amizade e carinho Monica

    ResponderExcluir
  150. Ai como eu gosto do seu Blog!
    Luma querida estou chegando atrasada pro Natal, mas em tempo para te desejar Feliz Ano Novo!

    Simplesmente amei a postagem e mais que oportuna para o momento.

    A gente sempre se encaixa de alguma forma neste texto.

    Me casei aos 18 anos com meu primeiro namorado e o casamento durou 21 anos e me deixou filhos que hoje estão homens (31 e 28 anos).


    Depois que os filhos crescem e o marido vai embora, a gente de vez em quando se pega sentindo essa solidão.
    Estou divorciada há 13 anos.

    Experimentei muito disso e é horrível!

    Minha família se reúne no Natal, que coincide com o aniversário da minha irmã, mas no ano novo (como meus pais já estão velhinhos, escolhem dormir cedo).
    Os filhos "homens e adultos" vão pros bailes da vida com as namoradas e já virei muitos anos chorando de solidão.

    Mas, aos poucos fui me acostumando (a gente se acostuma a tudo) e aprendi a conviver comigo mesma e a gostar de ficar só.

    Depois, me converti (e sem querer ser fanática) ... acabou-se a solidão.
    Me colocar na presença de Jesus frequentemente me fez sentir o quanto não estamos sozinhas quando O buscamos.

    Ontem minha família foi literalmente TODA pra praia (filhos, pais irmãos, tios e primos).
    Fiquei sozinha, porque hoje tenho muito trabalho pela frente.
    Mas fiquei feliz.

    Receberei 2012 numa vigília na minha Igreja seguida de um jantar de confraternização com os irmãos de fé.
    Quando a gente encontra um bom caminho tudo se torna mais fácil!

    Acabei fazendo do seu blog, meu divã (rs) e hoje os analistas estão de recesso né?

    Feliz Ano Novo Luma!
    Para vc e todos os seus.
    Esperanças renovadas e de tudo de melhor no ano que desponta.
    Beijos

    ResponderExcluir
  151. Oi Luma, não podia encerrar o ano sem deixar um beijo e sinceros votos de um 2012 cheinho de bons momentos. Que o Luz de Luma continue firme e forte com suas mensagens, que me fazem sorrir, refletir sobre tantos assuntos. Que sua lista de desejos(adorei) se concretize em todos os itens.
    Bjs

    ResponderExcluir
  152. 2 0 1 2
    UM NOVO ANO.
    UM ANO EM QUE RENOVAREMOS AS ESPERANÇAS
    DE CONSTRUIRMOS UM MUNDO MELHOR,
    MAIS FRATERNO, MAIS JUSTO E MAIS FELIZ.
    ONDE TENHAMOS MENOS INJUSTIÇAS,
    MENOS MISÉRIAS E MENOS VIOLÊNCIA.
    ONDE REINE A PAZ, A HARMONIA.
    E A FELICIDADE ESTEJA ESTAMPADA
    NOS ROSTOS DE TODOS OS HOMENS E MULHERES DESTE PLANETA.

    forte abraço

    C@urosa

    ResponderExcluir
  153. A solidão começa a ser uma doença crónica...
    Excelente texto, gostei de ler.
    Luma, querida amiga de tantos anos, desejo que tenhas um FELIZ ANO NOVO, com tudo de bom para ti e para os teus.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  154. Oii Luma!!

    A solidão é complicada... eu acho que a gente sempre tem que pensar na nossa velhice. Muitas pessoas passam a vida inteira sendo arrogantes, mentirosas, desonestas, sem se importar em cativar as pessoas... o resultado final é a solidão. Quem ama não abandona, por isso temos amar muito e sermos amados!

    Feliz Ano Novo pra vc, muita saúde, paz, amor e muito sucesso pro blog!!

    Beijos
    July

    ResponderExcluir
  155. Olá Luma!
    Belíssimo post...fiquei aqui matutando o quanto de solidão eu sinto, afinal já passei a barreira dos sessenta,...mas sinto não!!!rssss
    Prefiro ocupar meus sentimentos com outros assuntos e sou feliz.
    Vim aqui lhe desejar um Tempo Novo feliz. Que 2012 traga um bocado de coisas boas para ti. Um beijo grandão...
    Astrid Annabelle

    ResponderExcluir
  156. Olá, Luma..:)

    Passando aqui para lhe desejar um Felix Ano de 2012!!

    Tchauzito

    ResponderExcluir
  157. vc sabe, minha vida é marcada por homens - mM e meu pai.
    impossivel não contabilizar a ausencia, mas a solidão não está em mim. amigos me abraçam e eu sigo em frente.
    feliz 2012
    lhe amo!
    bj

    ResponderExcluir
  158. Olá, Luma!Lendo seu texto e reflectindo, pensei quantas vezes me senti só no meio da multidão e como muitas vezes me senti preenchida sozinha!O problema é quando a solidão é imposta e não se quer, isso é triste!
    Desejo-te um ano com tudo o que tu mereces e desejas!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  159. Luma,
    infelizmente isso acontece por todo o lado - muito abandono fruto de muito egoísmo e da miséria.
    Assim minhas unhas gastas de tanto cozinhar para uma casa cheia (catorze) põe-me um sorriso nos lábios.

    bjs

    ResponderExcluir
  160. Ola!

    Aqui é bom de estar!
    Agradeço a visita, e venho lhe contar que não conhecia teu blog!

    Sou "Eu e Ela"rsrs também , mas não o que assina Eu.

    Bom ano Novo!

    ResponderExcluir

...em quietude, sem solidão

Leia o luz no seu celular
get click

Algumas coisas não têm preço

finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008

Me leve com você...

facebooktwitter

Copyright  © 2021 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

Leia mais para produzir mais!

Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor