O estado que se encontra este blogue



Procuro uma alegria
uma mala vazia
do final de ano
e eis que tenho na mão
- flor do cotidiano -
é vôo de um pássaro
é uma canção.

("Poemas de Dezembro" de Carlos Drummond de Andrade -1968)

Vou viajar mais, só pra ganhar mais poemas de presente!
Adorei os poemas deixados no sistema de comentários da postagem anterior, dos poemas feitos por mio mio, todos os votos de felicidades e melhor, saber que passaram bem, cuidaram bem do "Luz" e como registrei ao lado na sidebar:

Eu sou o corpo e vocês a alma deste blogue
.


(Imagem The Lady Eve, Preston Sturges, 1941)

Estou voltando!
Só falta calçar os sapatos!



E a festa continua...
lá, na Lila e no Jens

Parabéns crianças!!

Boa semana!
Beijus,

Presente de natal

Eu estava no twitter janelando os meus 'followings' quando me deparei com o tweet da @barbeegomes, exposto ao lado e cliquei no link fornecido http://is.gd/9KhW despreocupadamente, sabe? Que surpresa!


Clique no play e vai ouvindo... Gostou? Você pode saber mais da cantora aqui e ouvir todas as suas músicas aqui.

A moça além de talentosa, é generosa!! É estrela!

Barbara desenvolveu o ouvido para os arranjos e instrumentos clássicos e trabalha super bem com as vozes. Só estou achando que nasceu no país errado! Bem, isto só o tempo e ela para dizer. Sucesso!!

Que os passos de Bárbara Gomes estejam iluminados!

Este é o meu presente de natal para você amigo de luz!

Que o espírito do natal acompanhe você em mais essa celebração da vida! Feliz Natal!

A gente se bloga antes do ano novo. acho.
Beijus,

Consumo Consciente e natal do "Faça a sua parte"

Eu, cá com meus botões fiquei pensando na quantidade que cada cidadão brasileiro produz de lixo por dia. Sim, o lixo é produto do nosso consumo!

A matemática é simples, se o consumo é consciente, o lixo consequentemente também é. Administrar todo este lixo é um dos maiores problemas da sociedade moderna.

Cada cidadão brasileiro produz em média 1,8 kg de lixo por dia. Em regiões em que o poder aquisitivo é maior, este número pode chegar a 2,2 kg por dia. Também pagamos por este lixo. É, você joga dinheiro no lixo.

O ideal seria que a população reutilizasse o máximo alguns ítens antes de se desfazer definitivamente deles. Veja bem, o Brasil produz diariamente 140 mil toneladas de lixo por dia e, em mais de 80% dos municípios, esses resíduos são lançados cotidianamente em cursos d'água, áreas abertas ou de proteção ambiental.

Está lançado o desafio para gerenciar todo este lixo de forma limpa e eficiente! Esse lixo passa pela nossa consciência e o problema é de todos, não podemos postergar a solução para a próxima geração. Consumo Consciente, participe!


Cada geração deve ser responsável pelo lixo que produz!

A gestão limpa dos resíduos domiciliares passa pelos 3 erres: Redução, reciclagem e reutilização. É necessário desestimular o consumismo e aumentar a vida útil dos produtos, em vez de recorrer aos produtos descartáveis. Isto se chama tecnologia sustentável!
o Faça a Sua Parte, sempre com boas iniciativas, nos faz parar para pensar em como presentear de forma ecológica e ter um natal "em que nos aproxime da natureza e ao mesmo tempo valorize a confraternização, com o resgate de valores talvez sublimados pelo consumo de presentes industrializados".

Você pensa, coloca suas idéias em um post e informa a postagem neste link e de quebra você estará participando do sorteio do livro “Seis Graus: o aquecimento global e o que você pode fazer para evitar uma catástrofe” do ambientalista Mark Lynas.

No escritório dei presente igual pra todo mundo e todos ficaram satisfeitos. A dica veio da Denise do Sturm und drang; não precisei quebrar cabeça na escolha dos presentes, não encomendei a agenda 'padrão' e uni o útil ao sustentável.

As agendas do Projeto Tamar são de papel reciclado e chegam embaladas em uma sacolinha de pano, também úteis, se não para proteger a agenda, pode usá-la para carregar pequenos objetos dentro da bolsa.

No site do projeto, você encontra outros produtos interessantes e o dinheiro arrecadado é reinvestido na proteção do meio ambiente e o carro chefe do projeto - o monitoramento e pesquisa em mais de 1.000 kms de praia no litoral brasileiro.



José, Maria e Jesus não ficaram bonitinhos? Ah, foi o máximo que conseguimos. Juntamos todas as crianças e colocamos a mão na massa. Demoramos quase 15 dias do mês anterior, duas horas diárias para confeccionar todos os cartões e lembrancinhas. Papéis e materiais reciclados - reutilizamos materiais que já tínhamos em casa - Vai dizer que não ficou uma versão mais moderna da família sagrada?

"Luma, que linda são as suas bolas de natal, dá até vontade de comer!!"

- São para comer, mas somente depois da noite de natal, heim?! Bolas de natal comestíveis de chocolate e trufadas! Vai dizer que a criatividade não passa pelo estômago?

Esta idéia eu tive o ano passado e adotei este ano também. Sentar do lado da árvore e arrancar do pé, chocolates para comer, não tem preço!

Pessoal, não vou contar tudo o que fiz - as luzinhas serão acesas somente na noite de natal - optamos pela árvore natural para plantá-la depois e todos os presentes foram embrulhados com papel reciclado.

Se cada um de nós, adotar uma medida para tornar o natal e o dia a dia sustentável, estaremos dando fôlego para a natureza reagir a nosso favor. Se você adotou uma medida sustentável neste natal, comunique no "Faça a sua parte"!

A Blogagem Coletiva sobre Consumo Consciente, encerrou ontem dia 21. As informações estão na rede e quem se interessa pelo assunto, basta acessar o blogue da Samantha Shiraishi, organizadora da Blogagem coletiva - Consumo Consciente. Não será por falta de informação que você deixará o planeta morrer.

Conscientize-se, faça a sua parte!

Comentários racistas e pedófilos sobre a mulher angolana no programa de Jô Soares geram onda de protesto no Brasil

Talvez essa seja uma notícia que particularmente o Jô Soares queira esquecer, mas resolvi mostrá-la somente para ilustrar a nossa ignorância quanto ao continente africano.

Quantos assistiram a este programa e sem conhecimento, acreditaram em tudo que o entrevistado argüiu, para uma platéia exclusiva, que se auto entitula "esclarecida", pela justa explicação que dão ao selecionar o programa para o horário em que é apresentado.

Tomei a liberdade de grifar a indignação de Mailsa Carla Passos e Aldo Medeiros.

Comentários racistas e pedófilos sobre a mulher angolana no programa de Jô Soares geram onda de protesto no Brasil

"Acabo de receber um e-mail que originalmente foi postado por Vilma Piedade do Movimento de Mulheres Negras do Rio de Janeiro.

Ela envia o link de um recente programa do Jô Soares onde ele entrevista um sujeito que atende pelo nome de Rui Moraes e Castro.

O tal foi no Jô sabe para quê? Para explicar a relação do penteado das mulheres negras de Angola com as suas vaginas", escreve Ranato Rovai, editor da revista Fórum no Brasil.

"Entre outras coisas o tal mostra um corte de cabelo, que segundo ele foi armado com bosta de boi e fala que aquela mulher quer mostrar que está "mais apertada". E diz, em resumo, o seguinte: "como o negro começa sua relação sexual com seis, sete anos e essa mulher já tem 20, 21 anos ela está velha, acabada, larga. Então ela fez uma operação no clitóris a sangue frio, com uma faca de sapateiro, e fica mais fechada. Com esse cabelo ela está dizendo ao homem que voltou a ficar fechada e que vai dar tanto gozo ao homem como uma garota de sete ou oito anos...".

"Sabe o que o Jô fez, divertiu-se a beça com a história. E continuou a entrevista com preconceitos e histórias horrorosas assim por mais uns cinco minutos."

Outros protestos referem que o "Jô Soares e sua equipe deveriam se informar melhor sobre a história pessoal de seus entrevistados e o conteúdo que supostamente têm a oferecer. Em sua ignorância o senhor Morais e Castro chega a afirmar durante a entrevista – entre outras coisas – que certa região de Angola situa-se perto “da fronteira com a África do Sul”. (!)
Ficamos nos perguntando no que aquele conjunto de impropérios, preconceitos, comentários jocosos e degradantes, absolutamente descontextualizados, vem contribuir para um projecto de sociedade mais justa, mais tolerante, mais equânime – projecto com o qual nos identificamos e para o qual temos trabalhado em nossas áreas de actuação profissional e de militância política.
A cena dantesca de dois homens “bem-sucedidos” e com acesso a uma rede de televisão com o poder da Globo (não só no Brasil, mas também em Portugal e em Angola) fere gravemente tanto a nossa constituição quanto o projecto – construído a duras penas – de uma sociedade brasileira aberta à compreensão e ao respeito pelos diversos grupos culturais que a compõem, suas práticas e sua história. A nosso ver, isto é o que torna a humanidade o que ela é: rica, porque diversa.
É impossível silenciar diante desta manifestação torpe de racismo e etnocentrismo. Esperamos como cidadãos e cidadãs uma retratação dos protagonistas deste circo dos horrores, para que possamos continuar nosso trabalho diário junto a jovens, educadores e crianças e reafirmar que o tempo de desqualificar o que não compreendemos e de tratar o diverso como animalesco já passou", escreve Mailsa Carla Passos e Aldo Medeiros. VEJA O VIDEO AQUI.
O programa do Jô Soares a muito deixou de ser um programa cool e passou a ser chato, com um apresentador que a toda hora quer nos dizer "Olha como sou engraçado" entre outros adjetivos. Não sei que fim deu este caso, após o protesto do Movimento de Mulheres Negras do Rio de Janeiro, mas este fato vem nos provar que, não somente nós corremos o risco de nos equivocar com a cultura alheia, também aqueles que se dizem esclarecidos estão expostos à isso. Infelizmente não há desculpa para um programa se equivocar; as matérias passam por triagem e nessa triagem é feita uma pesquisa para saber, entre outras coisas a aceitação do tema - bizarrices à parte, que um programa público tenha mais critério ao analisar aquilo que será mostrado ao público. Chega de apelação!

Além da matéria ser de extremo mal gosto, é preconceituosa e, se o Brasil acha que está um passo à frente do continente africano, deveria se resguardar e se reservar a não rir da desgraça de uma nação irmã.

Este texto faz parte da blogagem coletiva, proposta pelo Carlos Hotta, do lablogatórios, cujo tema: África - foi escolhido para nos dar a chance de conhecer mais sobre este grandioso continente. Muitos já postaram suas participações na blogagem que teve início no dia 14 e termina hoje, dia 20. Então, está esperando o que? Participe também!!

Cidade da Música


veja + imagens

O complexo da Cidade da Música Roberto Marinho foi criado para completar o plano original desenvolvido por Lúcio Costa, mago urbanista que projetou a Barra da Tijuca e não como um delírio de César Maia, como alguns argumentam.

O projeto localizado onde era o Cebolão, próximo ao terminal da Alvorada na Barra da Tijuca, foi idealizado a 32 anos para aproximar as zonas Oeste, Norte e Sul da cidade e, para quem ainda não sabe do projeto, trata-se das mais modernas salas de concertos de orquestras sifônicas e óperas do mundo, veja:
  • 94 mil m2 de área total
  • 22 mil m2 de área construída
  • Parque municipal de 70 mil m2
  • Foyer musical colocado a 10 m de altura, de onde se tem vista panorâmica
  • Sala de Concertos – a principal tem capacidade para 1800 pessoas, adaptável para Ópera, neste caso, para 1300 espectadores
  • Sala de Música de Câmera – 500 pessoas
  • 13 salas de ensaio
  • 13 salas de aula
  • Espaços técnicos otimizados tanto às funções de ópera como de concertos
  • 10 frisas/balcões, das quais 4 se locomovem, transformando a sala num espaço adaptável a ópera e grandes espetáculos
  • Restaurante / Cafeteria
  • Bar do Foyer
  • 4 salas de cinema
  • 3 lojas
Hoje acontece sua inauguração, às 21 hs. com concerto inaugural da Orquestra Sinfônica Brasileira, sob a regência do maestro Roberto Mincsuk; a presença do Coro Sinfônico do Rio de Janeiro, sob a regência do maestro Júlio Moretzsohn, da soprano eslovaca Lívia Agh, do tenor Richard Decker, da mezzo-soprano Luísa Francesconi e do baixista carioca Luiz Ottavio Faria.

Serão apresentados clássicos como uma das sinfonias de Beethoven e uma sinfonia inédita do compositor Edino Krieger. Além do que está programado para a inauguração, a prefeitura do Rio, planejou uma programação de música clássica entre os 19 e 20 de dezembro.

E antes mesmo de ser inaugurada, a "Cidade da Música" já recebeu prêmio concedido pelo Metropolitan Art Press e o Centro Europeu de Artes de Designum, um dos prêmios mais importantes de arquitetura, o "International Architeture Awards" [veja video de apresentação do projeto]

Classificado como um dos prédios mais impressionantes, grandiosos e obra prima de poesia, mas porque andam falando tão mal do espaço?

Primeiro porque é obra da oposição e Lullinha não iria prestigiar, não é? E praticamente todos os meios de comunicação estão comprados e publicando apenas o que lhes favorece. Mas não é somente isto, vou tentar explicar as razões do "barulho":

A primeira vista, o "barulho" foi iniciado pelos arquitetos do Rio de Janeiro, que protestaram contra a contratação de um arquiteto estrangeiro para a execução do projeto, deixando de lado os profissionais brasileiros.

A escolha do arquiteto marroquino Christian de Portzamparc para a criação da cidade da música foi questionada pelo profissionais brasileiros, não pela falta de competência ou de qualidade do projeto. A queixa foi da escolha não ter sido feita através de concurso público, mesmo que internacional, oferecendo oportunidade para todos os profissionais da área, participarem de um empreendimento tão importante.

O projeto não previa claramente o direito à concorrência dos profissionais brasileiros, que não tiveram chance de apresentarem projetos e trabalhos - o serviço foi comprado por um escritório francês.

Os projetos brasileiros são conhecidos mundialmente pela qualidade e criatividade, o que é relevante para terem o direito de participar de igual para igual nas concorrências de qualquer obra de grande porte que venha a ocorrer no país.

Indo mais adiante, sendo obra pública, deveria ser automático o Concurso Público Nacional de Projetos, e no caso de empresas estrangeiras estarem interessadas, um Concurso Internacional de Projetos, justo porque, as duas formas estão previstas na lei de licitações e reconhecidas como forma de escolha para obra pública.

E hoje à noite, quando os acordes eruditos estiverem em cena, silenciosamente será ouvido o protesto dos arquitetos brasileiros, lamentando o poder público ainda não ter se convencido de que, o país é muito bem servido de profissionais da área de tecnologia e desnecessária a importação de mão-de-obra.

(...) Não quero Handel para meu amigo
Nem ouço a matinada dos arcanjos.
Basta-me
O que veio da rua, sem mensagem,
e, como nos perdemos, se perdeu.
Carlos Drummond de Andrade em "Musica Barata"

Durmam com este barulho!
Beijus,

"Sossego traz desejos"

...em 'Grande sertão: veredas' de Guimarães Rosa

Nem todos pensam assim...

 
'Hey Stella!' - Marlon Brando - A Streetcar Named Desire


Philadelphia Story - Cary Grant and Katherine Hepburn

“Existem três coisas que os homens podem fazer com as mulheres: amá-las, sofrer por elas, ou torná-las literatura" - Stephen Stills

Meus amores, não abusem...

Brasil e seus bens culturais



Quando caminhamos por alguns centros históricos do Brasil, temos amostras do nosso patrimônio cultural representado por casarios, monumentos, igrejas, entre outras construções. Também constatamos ao passear por essas esquinas - o descaso e má conservação - mesmo com as esforços permanentes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) que a mais de 70 anos fiscaliza, identifica, restaura e revitaliza, sítios e bens móveis do país.

A demanda é grande e por isso a parceria com instituições e empresas públicas e privadas para captar recursos, se valendo da Lei Rouanet de incentivo à cultura.

Recentemente pude comprovar de perto as obras de restauro e revitalização do Complexo Arquitetônico do Convento de Santo Antônio, no centro do Rio de Janeiro com o patrocínio da Petrobras e BNDES.

Estes patrocínios aumentam as chances da concretização de projetos e dá espaço para profissionais da área exerceram sua responsabilidade técnica - a mão de obra é intensiva e em plena expansão, atravessando fronteiras; como aconteceu com o arquiteto e urbanista Ronaldo José da Costa que obteve recentemente grande respeito no meio acadêmico português com o projeto de restauro da Igreja Matriz de São Gonçalo e a convite das Universidades de Lisboa, Coimbra, Évora e do Porto, apresentou seu trabalho final de graduação para alunos e profissionais locais. Projeto este que já foi aprovado pelo arcebispo responsável e esperando captação de recursos para realização do trabalho.



Fomentando o turismo e a cultura também do interior fluminense, foi realizado um inventário de 130 fazendas do vale do café. Este programa de educação, valorização, conhecimento e proteção do patrimônio é voltado exclusivamente para a população local e proprietários de imóveis.

O trabalho é duro. Este inventário das 130 fazendas é apenas uma parte do processo - o primeiro passo para a avaliação do que merece ser tombado ou não. Além das fazendas, há também o pedido de tombamento por parte de outros proprietários que querem integrar seu patrimônio a um circuito cultural e turístico. Estes proprietários agora entendem que podem recorrer às leis de incentivo fiscal para restaurar e manter suas propriedades em boas condições.

O estudo da arquitetura rural fluminense do ciclo de café e o reconhecimento da importância histórica-sócio-econômica da região, traz informações além das que já existiam e que estavam pulverizadas em extensas bibliografias - a sistematização é importante para a instrumentalização de pesquisadores, no estabelecimento de políticas de produção de projetos e planos de financiamentos turísticos e de restauração.

Veja todo o material produzido pelo inventário das Fazendas do Vale do Paraíba Fluminense, no Caderno de Conservação Preventiva e Preservação Arquitetônica das Edificações Remanescentes, aqui.



Não somente o Estado do Rio de Janeiro entrou no circuito de restauração de patrimônios. O litoral paulista agora chama por um outro público, além das milhares de pessoas que descem a serra, atraídas pelas belezas de suas praias, algumas verdadeiros paraísos, pois ainda não perderam o encanto com a interferência do homem.

Favorecida pelo clima tropical, a região concentra uma das maiores biodiversidades do planeta, com espécies de fauna e flora, que podem ser aprecidas em trilhas ecológicas, no meio da exuberante Mata Atlântica.

A baixada santista ganhou um novo impulso, que agrega valor cultural às riquezas naturais já existentes: o Circuito dos Fortes. Um roteiro criado para dar aproveitamento turísticos a patrimônios históricos, localizados em Bertioga, Guarujá, Praia Grande e Santos.

O passeio inclui visitas às fortalezas construídas entre os séculos XVI e XX, mostrando o que guarda cada patrimônio em um panorama resumido, dos aspectos históricos, construtivos, culturais tecnológicos e geográficos do país.

Em Praia Grande, a atração é a Fortaleza do Itaipu, construída no início do século XX, em uma área ocupada por três sítios: Itaipu, Prainha e Itaquitanduva.

Em Santos, os interessados podem conhecer a Casa do Trem Bélico - trata-se de uma construção do século XVII, que era usada para armazenamento de armas e munições e por isso, a única construção além dos fortes, que entrou no "Circuito dos fortes".

A imagem acima é da Bolsa do Café, atualmente Museu do Café Brasileiro, também em Santos - que postei somente em protesto, pois não entrou no pacote de conservação de patrimônios.

O município de Santos ainda conserva a história do Forte Augusto, também erguido no século XVII. A fortaleza foi construída em batalha, no fim do século XIX, dando lugar ao casarão, construído em 1908, que abriga o Museu de Pesca (veja imagem)

Em Guarujá, foram construídas quatro fortalezas, mas apenas três estão em condições de visitação. O município foi geograficamente desenhado pela natureza em forma de dragão. Na cabeça do animal está a Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande e sobre a cauda, as ruínas do Forte São Felipe, que formam um conjunto erguido no século XVI.

Também integram o roteiro da cidade, o Forte dos Andradas, do século XX e o Forte do Itapema (imagem abaixo), cuja primeira construção data do século XVI, localizada no Distrito de Vicente de Carvalho.



Em Bertioga, os visitantes têm a oportunidade de conhecer o local que abrigou a primeira fortaleza militar construída no Brasil, em 1532: o Forte São João.

Você pode fazer esse roteiro do "Circuito dos Fortes" por via terrestre ou náutica, com agendamento prévio nas agências de turismo cadastradas nas respectivas localidades.

E hoje, começa a SEMANA DE CONSERVAÇÃO DE BENS CULTURAIS, (15 a 18 de Dezembro) no Museu Victor Meirelles em Florianópolis/SC em parceria com o Museo Nacional del Prado – Madrid/Espanha e o Museo Thyssen-Bornemisza – Madrid/Espanha, com oficinas teóricas: perspectivas da contemporaneidade, composta por um conjunto de oficinas teóricas gratuitas que têm como objetivo principal oferecer oportunidades de reflexão e de formação sobre a preservação e a conservação do patrimônio cultural numa perspectiva contemporânea e contará com a participação de autoridades em conservação e restauração da Espanha e do Brasil, com atuações destacadas e trabalhos reconhecidamente importantes [veja programação]

A proveitando a oportunidade, gostaria de propagar a campanha do IPHAN que atenta a população sobre o crime da compra e venda de patrimônio histórico - Veja o filme da campanha e também a lista e fotos dos bens procurados.

Se você, de Norte à Sul do país, quiser fazer um passeio pelos bens materiais tombados na localidade onde mora ou na localidade mais perto, consulte o site do IPHAN.

Não se esqueça que, patrimônio cultural pode ser também imaterial, transmitido de geração em geração e constantemente recriado pelas comunidades e grupos em função do ambiente, integração com a natureza e sua história, gerando sentimento de identidade e continuidade, promovendo o respeito à diversidade cultural e à criatividade humana.

Promova a cultura, prestigie nosso patrimônio!

Além de estar participando pessoalmente da semana de conservação dos bens culturais, este blogue traz este post também como parte integrante do Tertúlia Virtual, com o Tema: Brasil e que acontece no início da segunda quinzena de todos os meses. Como não haveria de ser, tratando-se de um tema que corre em paralelo, participa também da blogagem coletiva promovida por Andréa Motta: Coisas do Brasil II,

Slow Blog [update]

Tomei conhecimento do Manifesto Slow Blog através de uma reportagen no NYTimes 'Blogging at a Snail’s Pace'.

De antemão aviso, quem morre de amores por pageranks, rankings e tals, não vai entender de forma alguma a maneira 'Slow' de blogar.



Interessante constatar que, o que aqui é descartado entre os bloggers que se dizem 'entendidos', lá fora é valorizado. Blogue além de veicular informações da 'matéria', capta sensações sensoriais; blogues em sintonia, blogues como forma de meditar, reformulando ideias, mudando pensamentos, atitudes e tudo isto na 'maré mansa'. Vagarosamente criando raízes. Movimentos sutis. Slow blogging...



Na matéria citada acima, o surgimento do manifesto 'slow blog' se baseou no movimento 'slow food' contra a pressa, o imediatismo, em contrapartida ao 'fast food'; destruidor de tradições e hábitos saudáveis de se alimentar.



Assim como o alimento deve ser local, orgânico e sazonal, os 'slow bloggers' acreditam que os blogues 'news-driven' como TechCrunch e Gawker se equivalem a restaurantes 'fast food'. Grandes para o consumo ocasional, mas não o bastante para garantir a subsistência humana por um tempo mais longo.

Retirar o lixo das células é ler blogues que dês estressam, que lhe traga lembranças, que não te acomode o pensamento, que retire o colesterol léxico das palavras e que dê adeus a textos pesados, cheios de barrigas!

Todd Sieling, consultor de tecnologia de Vancôver quem apresentou os princípios do movimento 'Slow blog' - uma rejeição a tudo que é imediato, devendo a escrita amadurecer lentamente e por isso, a reflexão antes do ato de escrever. Esteja quieto um momento antes de se por a escrever e não tendo o que escrever, não se aborreça; escreva a primeira coisa que lhe sai da cabeça ou então, espere, mesmo que isto leve uma semana, um mês...não tenha o compromisso de postar por postar. Você não é problogger. Você não ganha para isso. Abra horizontes.



Aos adeptos do 'food blog' aconselho interagir com o twitter (postagens rápidas com até 140 caracteres - tweet, como é chamado) ou adicionar/favoritar imagens no flickr ou mesmo alimentar o facebook (né, Erika?).

Resumindo: "Blogue é para refletir e twitter é para se conectar" - Blogar pode ser uma refutação filosófica e pausada, quanto aos tweets, vale a dinâmica, o imediatismo de interagir - Como disse @samegui: "...Twitter é um microblog com posts de 140 caracteres, mas eu uso como um MSN coletivo".

Também dou os meus pitacos lá! Siga-me, se quiser!



Russell Davies, um 'new media' consultor em Londres foi mais longe. Reverteu o conceito e pegou a pergunta chave do twitter “What are you doing now?” e pediu a seus leitores que lhe emitissem cartões.

Estava criado o Dawdlr. Sem pressa, ele escolhe entre os cartões que recebe, aqueles que mais aprecia ou que tem mais a ver com o movimento 'slow blog' e posta, mesmo que seja semestralmente - Alguém na blogosfera brazuca adora receber cartões, poderia assim, fazer igual. Isto não é copiar ideias, é incentivar o crescimento de uma ideia que deu certo. Aconteceu isto com quase tudo que existe atualmente na internet e as redes sociais estão aí para provar!

Mas se quer fazer diferente, se livre dos maus hábitos blogais! Você não estará sozinho! Este blogue é Slow! Slow Blog!



Update: O Criador do movimento 'slow blog", apesar de não falar o português, traduziu no google e deixou comentário. Leiam.
Manifesto Slow Blog, blogar lentamente

1 - Blogar lentamente é a rejeição ao imediatismo. É uma afirmação de que nem tudo que vale a pena ler é escrito rapidamente, e que muitos pensamentos são servidos melhor depois de completamente assados e redigidos em temperatura constante.

2 - Blogar lentamente é uma maneira de valorizar a matéria, como os pixels que dão formas às suas palavras são preciosos e raros. É uma predisposição a deixar os eventos presentes passarem sem comentar. É deliberado em seu ritmo, não quebrando o seu caminhar sem pressa por nada além da verdadeira emergência. E talvez nem mesmo então, pois a lentidão não é a velocidade da maioria das emergências, e lugares onde a amada e tranquilizadora velocidade governam o dia servirão melhor para nós nestas épocas.

3 - Blogar lentamente é o oposto da desintegração das frases em apenas uma linha, que são freqüentemente a vida primitiva de nossas melhores idéias. É um processo em que a luz irradia do brilho dos pensamentos e então desanuvia para assumir seu lugar no pano de fundo como parte de algo maior. Slow Blogging não escreve pensamentos nos pergaminhos etéricos e eternos antes deles oferecerem um valor persistente na formação de nossas idéias ao longo do tempo.

4 - Blogar lentamente é uma disposição de permanecer em silêncio em meio aos ultrajes e êxtases que preenchem nada mais do que um simples momento no tempo, na alternância entre banalidades, decepções esmagadoras e contentamento psicótico do fim do mundo no mero espaço entre as manchetes. Aquilo que você desejaria ter dito naquela hora na semana passada pode ser dito na próxima semana, mês ou ano, e você somente parecerá mais inteligente.

5 - Blogar lentamente é uma resposta e uma rejeição ao Pagerank. Pagerank, a bela-fera monstruosa que se senta atrás de diversas cortinas dobradas do Google, decidindo a autoridade e relevância das suas buscas. Blogue cedo, blogue com freqüencia, e o Google vai te recompensar. Condicione seu eu criativo a uma freqüencia secreta, e descubra-se adorado pelo Google; você vai aparecer onde todos olham - nas primeiras páginas do resultado. Siga seu próprio ritmo e encontre suas obras nunca encontradas; recuse o Pagerank e seus favores e sua obra será jogada mas profundezas dos resultados indiferenciados. Sua idéia retorcida de bem comum fez do Pagerank um aterrador inimigo de seus iguais, estabelecendo um ritmo que proíbe a reflexão necessária para sair do dia-a-dia cotidiano em direção ao legado.

6 - Blogar lentamente é o re-estabelecimento da máquina como agente da expressão humana, ao invés de seu chicote e de seu recipiente. É a suspensão voluntária da roda de hamster girando à velocidade da luz ditando as regras da blogagem altamente efetiva. É uma imposição de temporalidades assincrônas, onde nós não digitamos mais rápido para alcançar o computador, onde a velocidade de recuperação não necessita do mesmo passo do consumo, onde boas e más obras são criadas em seu devido tempo.

O Manifesto acima é tradução do original de Todd Sieling

Blogs (com a ONU) pelos Direitos Humanos II [update2]




Acima estão resumidamente os preceitos constantes na Declaração dos Direitos Humanos, de forma que possa rapidamente tomar conhecimento do conteúdo.

Leia também a Declaracão dos Direitos Humanos na íntegra.

Você conhece todos os seus direitos e sabe respeitar o direito do outro?

"A injustiça que se faz a um, é uma ameaça que se faz a todos"
Charles Montesquieu 1689 a 1755


Neste dia 10, vários bloggers participam da blogagem coletiva:

Blogs (com a ONU)

pelos Direitos Humanos

Organizada pelo Sam do blogue Fênix ad eternum e o Luz de Luma, não poderia ficar de fora desta.

E você, já está participando?

Não sabe nada sobre o tema ou não sabe por onde começar? O Sam disponibiliza em seu blogue alguns tópicos interessantes que valem a leitura:

Para quem os direitos humanos?
Direitos Humanos?

O dia em que tudo começou, em 1844!

O perigo da diversidade (???)

Ainda o Dia dos Direitos Humanos...

A Luta de toda a Humanidade!

Participe de alguma forma, postando sua opinião, videos ou imagens. Traga informação para aqueles que procuram por ela na internet. Vamos comemorar os 60 anos de existência da Declaração Universal dos Direitos Humanos! Vamos nos engajar na luta pela paz!


imagem

Em tempo: Gostaria de prestar minha homenagem a Sérgio Vieira de Mello, brasileiro que na luta pela defesa dos direitos humanos como funcionário da Organização das Nações Unidas, morreu tragicamente no dia 19 de agosto de 2003 em Bagdá, colocando fim a uma carreira de 33 anos, dedicada às missões de paz em situações críticas, à reconstrução das comunidades assoladas pelas conseqüências das guerras e violências extremas.

Seu caráter, sua formação humanista, seu talento para a negociação, foram fatores do sucesso de muitas de suas iniciativas. O respeito pela democracia entre os povos e exemplar empenho na defesa dos direitos e dos valores humanos, nos inspira a perpetuar sua memória e, particularmente os seus pensamentos.

"A vida de Vieira de Mello serve de inspiração. Ninguém acreditou tanto na capacidade da ONU de cumprir o papel para o qual foi criada, após o fim da Segunda Guerra Mundial (1939-1945): mediar o conflito entre países antes de instaurada a guerra e, assim, preservar a paz e o equilíbrio entre os povos. Parece utópico demais diante de um mundo mergulhado em guerras como a do Iraque, Afeganistão e, agora, da Geórgia. Mas, acreditar é o primeiro passo a caminho daquilo que se quer conquistar. E a missão de Vieira de Mello era justamente a de reabilitar a crença na organização. De sua parte, ele cumpriu como ninguém o papel da diplomacia, ao preferir o diálogo à ação militar mesmo diante de ditadores e líderes sectários, quando a paz estava em jogo" - "O Homem que queria salvar o mundo", de Samantha Power - Companhia das Letras.

Update:

Participam da blogagem: Fênix Ad Eternum, Lino Resende, Leio o mundo assim..., Alma Poeta, Doutrina Espírita, Rene Couto, Tocha da Paz, Saia Justa, Arroios, Devaneios e Desatinos, Mírian Crochet, Moralitos, Flávia, vivendo em coma, Oficina de Palavras, Fio de Ariadne, O mundo na Luneta, Viver Melhor, Apenas Nana, Idéia Espírita, Blogosfera Solidária, Página Russana, Na Casa da Vovó, Jus Indignatus, Blog do Ronald, By Osc@r, Entre mãe e filha, Luz de Luma, yes party!, Pensiere & Parole, Esquinas há muitas, Momentos de luar, Recordações de um baú, Das coisas que eu sei, Pasárgada, Tânia Defensora, Ernâni Mota, Fotografando a Vida, O Último dia de minha vida, Caminhantes, Pégasus, cavalo alado, Chronicles and tales unlimited, Toques de Prazer, Timor Lorosa & Nação, Página Um, De tudo um pouco, Blog das Arteiras, AprendizArte Ateliê, Bem Bolados Projetos, O Pulguedo, Miva, Maio, 26, Uma sensata paranóia, Essencialmente Palavras, Blog do Canal Psi, Aprendemos, Reflexões e Opiniões, Sol Poente, Cármen Neves, Ipsi Literis, Doce de fel, Dormentes, Marco S/A, Lavanderia Virtual, Tulipas, a dança da vida, Adão Braga, conectado,Zzabelinha, Krek Krek, Mexe no Peixe, Opinião Lusófona, Associação Abril, Verde que te quero verde, Página Lusófona, Portugal Direto, Canto do Conto, Conversamos?!, Ali_se, O meu país azul, Caravançaraí, Revisitar a educação, English is cool, The pages of my life, Hoje eu tô de bobeira, Drops Azul Anis S, Acqua, Saúde Alternativa, Portugal, Caramba!, Unidade Mundial, Pequenos Pormenores, Descobrindo, Peciscas, Je Vois la Vie en Vert, A luz do dia e da noite, A partilha da alegria, .Blog, Idéias soltas, Nona e Eu, Consciência Acadêmica, PianoManga, Visão Panorâmica, Sindrome de Estocolmo, Lu_@Carioca, Quiosque Azul, Blog do Brasilerô, Escalafobético, Dentro da Bota, Pavulagem da Ro, A vida como a vida quer, Monami, ...
Update2
*Todos os blogues acima, foram linkados com link permanente. Isto se faz necessário em uma blogagem coletiva, afinal, se durante o ano alguém quiser pesquisar no blogue, achará o link correspondente. É errado linkar a url da página principal do blogue em uma postagem coletiva. A postagem correspondente à blogagem coletiva acaba por se perder dentro do blogue, sendo necessário o adicionamento do link permanente (link da postagem). Não queremos procurar por uma agulha no palheiro, não é? Então peço, aos organizadores das blogagens que sejam mais atenciosos a este detalhe.

*Aproveitando a oportunidade, dois blogues que participaram da blogagem: Retrato em Branco e Preto e Ramsés Séc. XXI foram praticamente assassinados pelos fazedores de template - deixando claro que não sei quem fez isto - mataram o link permanente dos blogues e sua indexação nos sistemas de pesquisa. Faço um apelo à quem faz template a não cometer tão infração.

*Quem só postou selinho da blogagem e não fez post falando sobre o tema, não foi colocado nesta lista. E aproveitando que estou sendo beeeeeem chata, Blogagem coletiva é para "debater" um tema ou para gerar conteúdo para futuras pesquisas. Aqui não tem link love!

*Se participou da blogagem e o seu nome não consta da lista, avise!

Boa Blogagem!
Beijus,

Prince Charmant [update]

luzdeluma

luzdelumaNo lânguido esmaecer das amorosas
Tardes que morrem voluptuosamente
Procurei-O no meio de toda a gente.
Procurei-O em horas silenciosas

Das noites da minh’alma tenebrosas!
Boca sangrando beijos, flor que sente…
Olhos postos num sonho, humildemente…
Mãos cheias de violetas e de rosas…

luzdeluma

E nunca O encontrei!… Prince Charmant
Como audaz cavaleiro em velhas lendas
Virá, talvez, nas névoas da manhã!

Ah! Toda a nossa vida anda a quimera
Tecendo em frágeis dedos frágeis rendas…
- Nunca se encontra Aquele que se espera!…

luzdeluma
Florbela Espanca - Livro de Soror Saudade
Imagens - Studio Jelena


Dentre Alice Modeno, Domitilda de Carvalho e Branca Colaço, escritoras do século XIX, destaca-se, no princípio do século XX, a escritora Florbela Espanca - poetisa lírica que desnuda a alma feminina, dando-lhe um corpo sexuado e sensual, onde o prazer também existe.
Veja mais do erótico eu-lírico na obra de Florbela Espanca em poemas e sonetos:
  • Nervos d’oiro e Amar.
  • Versos de orgulho,
  • Passeio no campo,
  • Charneca em flor,
  • Poema sem título,
  • Cravos vermelhos,
  • O nosso mundo,
  • Verdades cruéis,
  • Folhas de rosa,
  • Flor do sonho,
  • Horas rubras,
  • Languidez,
  • Mocidade,
  • Outonal,
  • Volúpia,
  • Desafio,
Florbela de Alma da Conceição Espanca acrescentou à cultura lusitana inovação, transformação e ruptura de valores sociais e uma proposta mais ampla sobre a vida.

Sua poesia, produto de uma sensibilidade exacerbada, corresponde a um diário íntimo onde extravasa lutas travadas dentro de si, suas tendências e sentimentos opositores. Poesia confissional com aspecto cálido, eloqüente e sincero, mostrando abertamente suas vontades de mulher apaixonada.

Erótica e emocionalmente insatisfeita, numa sociedade que não compreende seus conflitos íntimos e escorraçada por não querer as aparências que catalogam os moralistas, torna-se panteísta.

Passa a derramar amores pela natureza, que logo se transforma em ternuras melancólicas louvando a mãe-terra e com os nervos levados à exaustão, acaba por pedir repouso ao solo e morre. Talvez de suicídio, em 1930.
Poesia:
  • Juvenília,1931;
  • Livro de Mágoas,1919;
  • Livro de Sóror Saudade,1923;
  • Reliquiae,1931;
  • Charneca em Flor,1931
Contos:
  • As Máscaras do Destino,1931;
  • Dominó Negro, 1931.
luzdelumaEste texto é parte integrante da Blogagem Coletiva "Interlúdio com Florbela", organizada por Flor ♥.

Todos estão convidados a participar!
Veja a lista de quem já participa:

Serena, Eternamente apaixonada, Paulo R Diesel, Gaspar de Jesus, Sintonias do Coração, Coisas da Helô, Ana Carolina Braga, Leandro, Cris, Lyani, Viart, Meire, Sonia Regly, Lunna, Katy, Graciela da Cunha, Graci, Liana, Maria Madalena, Juca, Diler Martins, Andréa Motta, Conversa de Português, Rosane, Receitinhas e Dicas da Vovó Rô, Du, Jardineiro de Plantão, Círculo Literário, Vanessa, Vita, Valter Montani, Reginacelli, Ana, Regiani e Fada do Mar, Reggina Moon, Penetra Surdamente no Reino das Palavras, Su, Roseli Pedroso, Rosamaria, Tânia Pimenta, Regina Coeli, Eduardo Santos, Zzabelinha, Luci Lacey, Blogadinha, Janaina Amado, Véu de Maya, Fernanda Costa, Luz de Luma, TiBéu, Jorge C. Reis, Bernardo Guimarães, Vitória Meirelles, Ana P., Christ Xavier, Ana Santos, João M. Jacinto, Mikasmi, Isa, Estrela que brilha, Elisa Ramos, Heliana Bastos, Tita Coelho, Elvira, José Cerca, Jussara Domene Gehrke, R. G., Cristiane, Sol, O Escriba, Urbano Leonel Sant'Anna, Maria Luiza, Oscar Luiz, Flainando na Web, MPereira, F Tavares, Marli Savelli de Campos, Regina, Alcides, Fernando ...

Boa blogagem!

Blogs (com a ONU) pelos Direitos Humanos

Recebi um e-mail do Sam Cyrous do Fênix ad eternum, que repasso à vocês:

direitos humanos

Caros companheiros bloggers,

Este email tem como propósito principal dar-vos uma notícia que acabo de receber. O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos acaba de conceder a utilização exclusiva do logotipo de Aniversário da Declaração ao Fênix Ad Eternum, como promotor da campanha de blogagem coletiva.

O que isso implica? Na prática que todos os blogs que estiverem associados ao meu, através da blogagem estarão a colaborar para um movimento global promovido pela própria ONU, cujo propósito será elevar o nível de consciência sobre este tema fundamental!

Por outro lado, alguns de vocês ainda não possuem os selos autorizados que deverão ser utilizados no dia 10 de Dezembro, no decorrer da campanha, pelo que eles estão disponíveis no final deste email.

Por fim, temos tido a adesão de cerca de 10 blogs por dia. Contudo, devemos estabelecer uma meta. Devemos fazer um esforço para elevar o debate! Por isso, a todos os que puderam ou que poderão publicitar o evento, transmito a minha gratidão. Publicitem-no através de todos os meios que tenham disponíveis e participem desta campanha.

Abaixo segue o post que acabo de publicar no blog, com mais algumas dicas (conforme alguns pedidos).

Lembrem-se, esta campanha é para todos nós,

Blogs (com a ONU) pelos Direitos Humanos

«o reconhecimento da dignidade inerente a todos os membros da família humana e dos seus direitos iguais e inalienáveis constitui o fundamento da liberdade, da justiça e da paz no mundo» (preâmbulo da Declaração Universal dos Direitos Humanos)

Esta campanha de blogagem coletiva pelos direitos humanos faz-se diferente do ano anterior pois, contamos agora este ano a blogagem será registada pelo Gabinete do Alto-Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, conforme indicado pela presença do logotipo das Nações Unidas em todos os textos que este blog vier a publicar sobre o tema.

Aliás, o Gabinete esteve a ponderar, há algumas semanas, a utilização desse logotipo em todos os blogs envolvidos na campanha, contudo, a decisão foi a de que apenas o blog promotor do evento o poderia utilizar. Como consequência desta autorização exclusiva e intransmissível devo deixar claro que não se pode copiar o logotipo ao lado das Nações Unidas.

Por isso mesmo, o Lino Resende, teve a sabedoria e a amabilidade de criar três selos para a nossa campanha. Estes selos seguem a postagem e deverão ser usados por todos os que desejarem aderirem. Eles refletem o mesmo espírito que as Nações Unidas deseja que reflitam, chamando a atenção para a dignidade e justiça para todos nós.

Em síntese, no dia 10 de Dezembro...

1. Iremos publicar textos / vídeos / imagens sobre os Direitos Humanos, nos vossos blogs / sites / redes sociais... com um link para o blog promotor, permitindo uma contagem mais facilitada e uma associação a um projeto com o próprio aval das Nações Unidas.

2. E sempre com os selos (quantos e qualquer um dos três) linkados ao blog do seu criador, para dar crédito ao bom trabalho de quem os concebeu.

Que comecemos a campanha pela dignidade e justiça para todos nós!
Sam
---
Visite
www.fenixadeternum.blogspot.com

Vamos nessa?

Em tempo: Eu poderia ter repassado este e-mail para outros bloggers através do próprio e-mail, mas percebi que os envolvidos possuem os mesmos contatos meus, e também não o fiz porque da última vez que passei - não era repasse e sim um tópico para discussão - para um 'montante' de pessoas - coisas que quase nunca faço - distraidamente deixei os e-mails sem cópia oculta. Mesmo me desculpando uma capeta intolerante resolveu me atazanar a vida e, como tenho pavor de gente grossa -, vocês continuarão a receber e-mails exclusivos desta que vos escreve - não me peçam para repassar nada!

O blogue é mesmo o canal para maior conversação e o que posto aqui não envio por e-mail. Quem assim o quiser, por favor, cadastre-se na widget do Feedburner para receber as postagens via e-mail. Obrigada!

*Clique nos banners para que eles fiquem do tamanho normal e não se esqueçam de linká-los ao blogue promotor da blogagem!

Direitos humanos, há muita coisa para se falar!
Participem!

Planejando as cidades, planejando a vida.


cidade de Detroit, imagem enviada pelo amigo Erik France

As cidades são o ponto de partida para início das mudanças necessárias para um mundo mais saudável, justo porque 50% do mundo atual está urbanizado. Nas cidades que os efeitos do aquecimento global são mais sentidos e dela depende a forma como planejamos o nosso dia a dia. Vivemos em função da cidade.

Pessoas que vivem e trabalham juntas em um mesmo prédio, tendem a consumir menos energia. A densidade, portanto, tem fatores positivos para o planejamento das cidades de forma sustentável. Com a densidade podemos andar mais e usar do transporte comunitário, deixando outros meios de transportes, para serem utilizados somente para grandes distâncias.

Se não é viável morarmos perto do trabalho e numa perspectiva futura, podemos falar em construir "cidades caminhantes" que valorizam as calçadas; um lugar onde caminhamos com mais segurança e qualidade. As mudanças nas cidades impulssionariam as mudanças individuais, no sentido de também melhorar a qualidade de vida.

O Rio de Janeiro se expandi cada vez mais para a zona oeste, através de condomínios de casas e inicialmente, quem pensa em morar por lá, não pode ficar sem meio de locomoção. Tudo é distante dos condomínios. A solução para esses condomínios foi aglomerar pequenos shoppings ou serviços. Esses condomínios se tornaram pequenas ilhas dentro das cidades e hoje, sabemos também dos fatores psicológicos negativos que causam principalmente a adolescentes, que vivem 'protegidos' mas ilhados do resto da sociedade.

A expansão deste tipo de condomínios cresce em grandes cidades de forma mais rápida do que o planejamento. Além da mobilidade de casas também é necessário pensar na mobilidade de trabalho, para que as pessoas não tenham que diariamente utilizar de transporte para cuidar de seus negócios, por exemplo.

O transporte urbano é um dos temas mais discutidos na gestão das cidades e como mágica não existe, precisamos pensar no futuro do transporte. É sabido que ele está ligado fortemente ao planejamento do uso do solo e para que ele funcione é necessário pensar no aglomerado de pessoas que estão se deslocando e porque elas se deslocam juntas e da mesma forma. Diversificar as ferramentas de transporte é sabido, também uma das saídas, mas as pessoas precisam sair juntas de casa a mesma hora ou mesmo dar entrada no trabalho a mesma hora? Precisamos repensar conceitos empresariais...

Problema urbano gerado dentro das casas - a questão do lixo também é proporcional aquilo que consumimos e jogamos fora; achar locais para depositar o lixo está se tornando cada vez mais difícil e começa dentro de casa a redução daquilo que irá para os aterros sanitários.

20 a 30 anos atrás, a incineração acarretava uma série de problemas por causa da poluição gerada, atualmente temos tecnologia que faz o produto desta queimada virar material de construção, por exemplo. No entanto, a nossa sociedade carece de aterros e por isso não devemos pensar no lixo como algo para se colocar em um lugar, mas em como usá-lo para gerar energia, entre outras coisas.

Qual a melhor estratégia? Nela inclui pequenas ações em diferentes campos que mesmo parcialmente cumpridas ou combinadas, garantem o alcance da meta. Faça a sua parte!

As melhores cidades para se viver no futuro, também serão aquelas que melhor apresentarem melhoria no transporte público, programas de incentivo para viagens a pé e planejamento das áreas de risco.

Este é o futuro. Não podemos reciclar a nossa vida, mas podemos reciclar o mundo que nos rodeia, tornando-o melhor, mais habitável e porque não, deixá-lo como um valioso presente para as futuras gerações?

ECOLOGICAL DAY!! Participe!!

Beijus,

Existe morte após a morte?

Leonardo, amigo querido, morreu no último dia 24 de Novembro, aos 37 anos.

A reflexão é que cheirar cocaína mata. E mata rápido.

...em quietude, sem solidão

Leia o luz no seu celular
get click

Algumas coisas não têm preço

finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008

Me leve com você...

facebooktwitter

Copyright  © 2021 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

Leia mais para produzir mais!

Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor