Um ano em uma ilha deserta

A criança olha
para o céu azul.
Levanta a mãozinha,
quer tocar o céu.

Não sente a criança
que o céu é ilusão:
Crê que não o alcança,
quando o tem na mão.
(Manuel Bandeira)

Porque ontem eu quis voltar a ser criança e poder fazer birra, bater o pé no chão, fazer beicinho e fugir do mundo. Poder esconder no telhado e ficar lá junto com a antena da tv. Ouvir o silêncio ou quem sabe, só o barulho do vento.

Em caso de dor, ponha gelo e segue o barco...

A Ale e o Cirilo me convidaram para participar de um MEME iniciado pela Patricia Muller, do Sinestesia, sobre a condição de passar "Um ano em uma ilha deserta".



Você vai passar exatamente um ano em uma ilha deserta, onde existe uma certa infra-estrutura, mas ela é limitada. Além de você não haverá mais ninguém na ilha, mas você terá acesso a alguns privilégios limitados.



Com isso em mente, seguem as perguntas:


1. Na ilha você terá água à vontade e frutas nativas. Se souber pescar, com sorte vai poder comer um peixe de vez em quando. Fora isso, você terá que escolher apenas um tipo de comida salgada e um tipo de comida doce para comer todos os dias, o ano inteiro (podem ser cruas ou cozidas). Quais você escolhe?

A peixe está garantido, porque sei pescar. Quase que não como açúcar ou sal, prefiro os alimentos in natura e em geral crus. Legumes por exemplo, sempre experimento cru para ver se vale a pena cozinhar. É um gosto meio estranho, mas faço isso só comigo, viu gente!
Entre os alimentos que não sejam nativos, fico com o "espaguete" que posso comer todos os dias sem enjoar e a doce, seria Nutella, mas não comeria todos os dias.

Uma pena não poder levar mais comida, eu sentirei saudades de um pãozinho quentinho.

2. Além da água (e, também com sorte, água de côco se você estiver disposto(a) a subir no coqueiro) não há nenhuma outra bebida na ilha, mas você pode também escolher um único tipo de bebida, fria ou quente, alcoólica ou não, para ter à sua disposição ao longo do ano. Qual você escolhe?

Sem nenhuma dúvida, café. A cafeína já corre no meu sangue.

3. Para manter a tradição, você pode também levar um único livro. Que livro você leva?

A Bíblia. Sabe lá o desespero que vou sentir?

4. Igualmente, você poderá levar um único filme para assistir. Que filme você leva?

"You'll Never Get Rich" - No final de um ano vou estar sapateando direitinho e fazendo "birra" com estilo.
Harry Cohen também fincou o pé e fez nascer a "Deusa do Amor". Esse filme também servirá para lembrar como é bom ter pele bem tratada e usar salto alto.

5. Você terá um notebook à sua disposição, mas com um único programa instalado. Mas você não pode usar um programa de comunicação (como email ou mensagens instantâneas). Qual programa teria mais utilidade para você e por que?

Difícil, todos os jogos que tenho são interativos. Quem sabe voltasse a jogar The Sims?



6. Você poderá acessar a internet, mas este acesso é limitado a um único site, o ano todo. (Se você escolher o Google, por exemplo, não poderá navegar para os links dos resultados da sua busca, que estão fora do Google). Também não pode ser seu webmail, Meebo e afins ou sites de notícias (o que elimina os portais). Fora isso, não há restrição nenhuma ao tipo de site, inclusive os que permitem comunicação de outros tipos. A qual site você quer ter acesso por um ano e por que?

Bloglines, para ter acesso a todos os meus feeds, que igualmente ao Cirilo estão acumulados. Se quiser escrever, lá tem o Clib Blog que posso deixá-lo público ou privado.

Aproveitando a oportunidade para matar a curiosidade de algumas pessoas, que me perguntaram quantos feeds eu assino. Então, ainda não consegui assinar todos que gostaria, simplesmente porque isso virou pra mim uma espécie de elefante branco. Nunca consigo colocar em dia a leitura. Uso mais quando viajo.



7. Você também poderá ouvir música. Mas, claro, você terá que ouvir a mesma música o ano todo, pois só pode escolher uma. Qual você leva? E se fosse um CD?

Bem difícil responder. Eu enjoo fácil de música e gosto de novidade. Dos mais recentes levaria Clientele, Band of horses ou Antony And The Johnsons. Dos antigos David Bowie. Na hora faço unidunité.

8. Você poderá escolher um dia do ano para fazer uma única ligação para uma única pessoa, com quem poderá falar por 10 minutos. Para quem você vai ligar, quando e por que?

Lógico que para o PH - No dia do seu aniversário! Por motivos óbvios.

9. Você poderá escolher um programa de TV para assistir ao longo deste ano na ilha - limitado à freqüência de uma vez por semana. Você só não poderá assistir nenhum tipo de noticiário, fora isso não há restrições. Que programa você quer assistir?

A maioria das vezes que ligo a tv é para assistir noticiários ou documentários. Me contentaria com uma hora de History Channel uma vez por semana.

10. Quando for seu aniversário, você terá direito a receber uma carta de um(a) amigo(a) ou familiar que tenha uma novidade para contar (sobre si próprio ou não). De quem você gostaria de receber a carta e com qual notícia?

Da minha mãe. Ela adora escrever, iria escrever uma carta quilométrica, contaria minuciosamente tudo que estaria acontecendo. Talvez eu levasse um ano para ler.

11. Como não queremos que você transforme uma bola de vôlei no seu melhor amigo imaginário e a única pessoa na ilha será você, você terá direito a levar um animal de estimação para lhe fazer companhia (veja como estou facilitando sua vida!). Que tipo de animal você escolhe e por que? É um animal que você já tenha?



Max! Claro! Ele adoraria! Ele é sempre um bom companheiro.

12. Do que você acha que sentirá mais falta? (Contato com as pessoas? Tecnologia? Não saber o que está acontecendo no mundo? Etc…)

Do contato com as pessoas, que é insubstituível.

13. Por outro lado, o que você acha que será positivo, proveitoso ou benéfico na experiência? Ou divertido?

Eu já participei de experiências assim, mas o lugar não era completamente deserto. Mesmo que estranhos, eram pessoas por perto.
Pelo longo tempo, seria divertido somente nos primeiros tempos. porque nessa ilha eu poderia praticar quase todos os esportes que gosto de praticar, menos mergulho, que não se pode fazer sozinho.
Depois de um tempo, me sentiria como Robinson Crusoé, talvez tivesse alucinações em sonhos.
Acho bem difícil alguém acostumado com o conforto da vida moderna se adaptar a esse estilo primitivo de vida, mas aqui estamos tratando de suposições, afinal, imaginar é uma coisa e viver é outra completamente diferente. Eu não iria por livre e espontanea vontade, só se o lugar estivesse completamente equiparado com a modernidade.





14. Por fim, você tem direito a levar 3 outros itens à sua escolha que:
a) não entrem em contradição com nenhuma das perguntas anteriores
b) não seja algo que você vá usar para sair da ilha, como um barco, por exemplo.
O que você vai levar e por que?

Caixa de primeiros socorros, escova de dentes e faca.
Os dois primeiros não preciso explicar o porque, mas a faca, assim como o canivete, para quem já fez acampamento, sabe que é ferramenta indispensável. Ela será útil para preparar os gravetos para acender o fogo ou preparar o peixe, por exemplo. O uso faz demonstrar toda a necessidade.

Depois de responder, repasse para quem quiser, idealmente para 5 pessoas.

Eu passo essa Meme para:

1. Sampson;
2. Norberto Kawakami;
3. Micha;
4. Maíra e
5. Yvonne

Quem quiser responder, fique à vontade. Mas respondam: Da civilização, o que sentiria mais falta ao ficar um ano em uma ilha deserta?

E não se esqueçam, amanhã tem Blogagem Coletiva sobre a Aids - mais informações no Amigos da Blogosfera.

Beijus,
Luma

Comente aqui também!

A função faz o orgão - Quem disse isso?

noite

Se você acredita em ideologias, você é presa fácil!



Duas formas de se passar a mesma notícia:

Jornal da TV record:
“- O desemprego caiu no país para 8,7%, a segunda menor taxa da história!”

Jornal da Globo:
“- O desemprego nos centros urbanos diminuiu mas atinge a mais de 2 milhões de brasileiros!”

Cada um defende como quer os seus interesses…

Daí você vê o Lullinha festejando a descoberta de petróleo - pela Petrobras - de um campo que aumentará as nossas reservas; justamente quando é noticiada a possibilidade de novo apagão energético pondo em risco os poucos investimentos no setor produtivo.

Fato este, que havia sido alertado pelos diretores da Petrobras a um ano atrás diante das negativas da Bolívia. Na época o que fez Lullinha? Demitiu diretores, aqueles que não pode demitir, remanejou de cargos e colocou a trupe petista para comandar. Usando do expediente do Conselho Nacional de Política Energética e Lullinha declarava: Brasil produzirá até 2008 quase a mesma quantidade de gás que importa hoje da Bolívia.

Diante das declarações de Lullinha, Malufinho aparece histérico reivindicando para ele a descoberta de petróleo em Santos, na década de 80; A Trupe petista ficou quietinha porque? Porque Maluf e seu partido são da base governista e além do mais, no começo do ano, ele pessoalmente estava negociando com o Vacarezza, representante de Marta Favre para a eleição de prefeito em 2008, a indicação do vice na chapa PT/PP.

Sabem aquele segredinho que o Lullinha contava aos amiguinhos "governadores" - na verdade segredim de "Polichinelo"...



Segundo a Folha, “o presidente Lula havia antecipado a informação sobre o megacampo a governadores em visita a Zurique, no final de outubro”. Eram, se não me engano, 13 governadores presentes. Vocês acham que existe alguma hipótese de todos eles terem guardado a informação em segredo?

E esse anúncio é oportunista, para abafar a crise aérea por exemplo entre outras, pois essa “descoberta” já vem de tempos. É para os neobobos.

A tal “descoberta” de 2003, 2004, 2005 ou 2006, é na verdade de 1999. E está documentada. Talvez não consigam ler o documento acessando a página. Transcrevo aqui:

"O presidente Fernando Henrique Cardoso, a diretoria da Petrobras e o ministro Rodolfo tourinho (Minas e Energia) anunciaram ontem a descoberta de um megacampo de petróleo na bacia geológica de Santos.
O anúncio foi feito um dia antes da reunião da Opep (Organização dos países exportadores de petróleo), que deve aprovar a manutenção do aperto de produção para manter os preços internacionais do produto.
Cálculos preliminares indicaram que o campo tem um potencial de extração entre 600 milhões e 700 milhões de barris de óleo ultraleve, em prazo estimado de 20 anos. FHC estimou em US$ 10 bilhões o valor da descoberta.
O presidente interrompeu a sua agenda política ontem no início da noite - estava conversando com deputados do PTB - para receber a diretoria da Petrobras.
Em seguida, FHC convocou a imprensa para o salão anexo ao seu gabinete e anunciou a descoberta "Quero aproveitar a oportunidade porque acho que notícias dessa natureza devem ser sublimadas. O esforço é longo - vem desde 1971 -, mas agora é que foi coroado o êxito", disse.
Regionalmente, o poço fica a 165Km a sudeste da cidade de São Sebastião, no litoral paulista.
Segundo a Petrobrás, o óleo encontrado é de boa qualidade (35 graus API), melhor do que o explorado no Brasil e até então inédito no país. A perfuração foi feita a uma profundidade de 1.595 metros. O petróleo foi encontrado a uma profundidade total (contando a perfuração no solo) de 3.828 a 4.148 metros.
O diretor da petrobras, José Coutinho Barbosa, afirmou que a extração pode começar em um ano e meio ou dois anos. O maior campo de petróleo brasileiro - o Marlin - hoje fica na bacia de Campos e tem um potencial 2,2 bilhões de barris.
O Brasil produz por ano cerca de 400 milhões de barris de petróleo, segundo o presidente da Petrobras, Henri Philippe Reichstul. Ele afirmou que a empresa tem a expectativa de encontrar na região novos poços de petróleo de igual qualidade "O óleo da bacia de Campos é mais pesado".
A última grande descoberta da Petrobras foi o poço Roncador, em 1996, na Bacia de Campos. O potencial do poço é de 1,3 bilhão de barris de petróleo.
"Também queria cumprimentar a Petrobras porque nós estamos marchando com mais celeridade. Ainda mais agora, que nós temos competição, para que vejam como a competição é positiva. Aqueles que temiam pela Petrobras - eu nunca temi, sempre achei que a Petrobras tinha condições de enfrentar o desafio da competição - (essa descoberta) demonstra a capacidade técnica da Petrobrás", disse FHC"

-> página 1-2 de 22/09/99 - doc. 33393 - Folha de São Paulo

Entendem agora o recado velado que FHC passou para Lullinha, ao dizer a seguinte frase: “Gostaria de brasileiros melhor educados, e não brasileiros liderados por gente que despreza a educação, a começar pela própria”.

Substitua a palavra educação (uma crítica bem aceita aos olhos do povo) pela palavra ética (mal usada pelo governo Lula) e desconfiem do porque de FHC dizer tais palavras.

Os petistas são tão sujos que agora dizem que essa declaração foi para desviar o foco do "Mensalão Tucano".

E porque os governadores ficam quietinhos diante das falsas declarações do governo e sua trupe? Ora, cada qual quer pegar o seu quinhão da CPMF. O Planalto chegou a se revoltar com as declarações.



08 bilhões de barris no colo do Lula? Espero que o PT não coloque a mão, porque o petróleo é nosso. As operações começam somente a partir de 2013 - até lá Lullinha poderá tirar mais proveito político/eletoral caso vocês consigam transformá-lo em “caudilho vitalício” como tanto quer o PT, cujos integrantes não querem perder a boquinha no poder lá em Brasília.

A Petrobrás é uma empresa de economia mista, cotada em bolsa, e não um órgão do governo. O que eu gostaria é que o anúncio fosse feito com mais critério, como, aliás, exigem as normas e orientações da CVM e da SEC (Securities & Exchange Commission).

O anúncio da tal “hipótese”, nas palavras do diretor de produção Guilherme Estrela: “o que encontramos dá robustez às nossas hipóteses, mas ainda é uma hipótese”, jamais poderia ter sido feito fora do âmbito dos “fatos relevantes”, que poderiam, inclusive, exiger a prévia suspensão das operações com as ações na bolsa.

Quanto ao oportunismo da notícia, às vésperas da nona rodada da ANP (Agência Nacional do Petróleo) e no meio de uma crise, não há o que discutir, até porque, no meio petrolífero, essa é uma notícia requentada.

Traduzindo, o método é: um escandâlo será sempre recoberto com uma boa notícia.

Beijus,
Luma

Comente aqui também!

Qual doença será sanada primeiro: Dengue ou CPMF



Ufa! Li todas as publicações da blogagem coletiva "Dengue, prevenção e conscientização é a solução!" e quero atentar para o fato das verbas que deveriam ser usadas no combate à doença e não são.

Eu fique cá pensando que a dengue é bem como a CPMF - como todos sabem, não é contribuição, mas uma imposição do governo, que se destinava originalmente à pasta da saúde e que, mesmo naquela época, só foi aprovada graças ao prestígio pessoal do Adib Jatene.

Pois bem, ambas, dengue ou CPMF, não escolhem a quem afetar, aumentam com o passar do tempo e não sabemos quando terão fim.

Quando o plano anti-dengue foi aprovado pela Organização Mundial da Saúde em 1996, foi instituída a CPMF. Naquela época, já existiam muitos querendo mamar. Até o Adib Jatene deixou o cargo alegando aborrecimentos (?), sendo substituído pelo Ministro Carlos Albuquerque. Outro que não deu continuidade ao projeto, sendo engavetado. Qual alegação? Falta de recursos.

Talvez Adib Jatene tenha saído porque tomou consciência que era manipulado; só que até hoje não admite isso e publicamente ainda defende a famigerada.
A conivência do Ministro Carlos Albuquerque deixou a saúde do país, no caos que se encontra atualmente.

Alô, ex-ministro! Torça para que ninguém de sua família contraia a doença!

Essa inconstitucional cobrança da CPMF, que inicialmente era para "Salvar a Saúde" - não foi em momento algum usada para o fim a que se destinava, explicando essa vergonhosa epidemia, flagelo do século que se alastra pelo Brasil, da mesma forma em que alastra a corrupção no país. Que respeito ter por nossos sanitaristas que não resolvem um problema oriundo de mais de 200 anos?

Como disse o Barão de Itararé "O mal do governo não é a falta de persistência, mas a persistência na falta".

Caro Barão, para o Lullinha, a CPMF é o Robin Hood dos "impostos"! É preocupante, diante de tantos impostos, ver também o Estado engolindo a iniciativa privada - nossa economia crescendo a média de 3 a 4% ao ano e a arrecadação de impostos crescendo a 12%, como acontecido no último ano.

Se Lullinha declarou diante da crise econômica dos EUA que esta não nos afetaria, por que se borra ao pensar em perder a CPMF?

Um pensamento para começar o dia

Há homens que lutam um dia e são bons;
Há outros que lutam um ano e são melhores.
Há os que lutam muitos anos e são muito bons.
Mas há os que lutam toda a vida,
e estes são imprescindíveis
(Bertold Brecht)

Como a tempos não dou notícias sobre o caso Ana Virgínia Sardinha; boas notícias chegam e ontem, Ana Rosa irmã de Viga, mandou-nos um e-mail - leiam:

"Meus amigos, Hoje estou particularmente emocionada, pois o objetivo primordial de nossa petição está se concretizando: o dossiê completo de Ana Virginia chegou finalmente nas mãos do Ministro Tarso Genro!

Eu não sei se dou gargalhadas ou se me debulho em lágrimas, enfim...estou em êxtase. Mais uma batalha vencida. Os caminhos começaram a se abrir e a sorte de minha irmã está mudando.

Agradeço a Deus por está atendendo as nossas preces, e obrigada a vocês por estarem enviando tanta energia positiva para nós!


Segue abaixo a notícia do site do Deputado Nelson Pellegrino:

"Em reunião realizada ontem com o Secretário Geral do Itamaraty, Samuel Pinheiro, Pelegrino conseguiu o apoio necessário para a busca de uma solução para o caso de Ana Virgínia, a baiana que está presa em Portugal, acusada de matar seu filho, Léo.

De acordo com o parlamentar, Samuel Pinheiro se comprometeu a entrar em contato com os advogados que estão defendendo a brasileira em Portugal para levantar a real situação de Ana Virgínia.

Para Pelegrino é preciso saber se a polícia portuguesa já tem o resultado da necropsia, se já se conhece a causa mortis de Leo e como está o inquérito aberto contra a baiana. “Todas essas informações irão ajudar o Itamaraty a montar uma estratégia de defesa.

Nós estamos muito preocupados com a integridade física de Ana Virgínia
.

É preciso conhecer algumas informações para que possamos contactar as autoridades portuguesas, elucidar os fatos e contribuir com a defesa e a conseqüente libertação de Ana Virgínia”, argumentou o deputado. Ministério da Justiça e Secretaria Nacional da Justiça também abraçam a causa.

Ainda ontem, Pelegrino recebeu uma ligação do Secretário Nacional de Justiça Romeu Tuma e marcou uma reunião para a próxima terça-feira, dia 27, para discutir estratégias para a defesa da brasileira.

O Ministro da Justiça, Tarso Genro, que havia recebido um dossiê encaminhado por Pelegrino, também procurou o deputado para reafirmar o apoio ao caso de Ana Virgínia" (http://www.nelsonpelegrino.com.br/noticias_ed.aspx?pI=63)

Sds,
Ana Rosa Sardinha Lima"

E você, assinou e passou adiante a petição?

Dengue, prevenção e conscientização é a solução!

A Dengue está presente no mundo todo, atingindo mais de 100 países, causando em média por ano a morte de 20 mil pessoas. Na América do Sul o problema é compartilhado por todos os países, com excessão de Uruguai e Chile. Brasil e Paraguai possuem os dados mais alarmantes da doença. No Brasil a dengue aumentou quase 50% entre 2006 e 2007.

Para aguçar os sentidos

minhoca

Uma espécie de minhoca da Tasmânia, na Oceania, chegou a medir 1,80 metro de comprimento.
Na Colômbia, já se encontrou uma minhoca de 1,60 metro, que foi apelidada de "Gertrudes"
Não são fofas?? Nem te conto!
cartoon

Muito rica em proteína, vitaminas e sais minerais, a minhoca já vem sendo consumida pelo homem há milhares de anos, na forma de farinha, como ingredientes de sopas, em receitas de doces e assados. 

Os chineses da província de Fujian, por exemplo, famosos pela culinária exótica, já comem minhocas há séculos, misturadas com pedaços de carne para, segundo eles, aguçarem o sabor dos pratos. 

Os restaurantes de outras províncias chinesas, como Guangdong, Taiwan e Heinan, há muitos anos também incluem sopas de minhocas em seus cardápios. A tribo indígena Makiritare sedeada nas margens do Rio Cononama, na Venezuela, também tem o hábito milenar de se alimentar com este anelídeo. Minhocas azuladas de meio metro de comprimento são capturadas pelas índias em terrenos barrentos e degoladas com as bocas para lhes removerem o conteúdo dos corpos. 

Depois de limpas, as minhocas são então imersas num pote de barro cheio com água quente durante alguns minutos, deixando-as esbranquiçadas. Por fim, os índios temperam as minhocas com “aji”, um condimento usado comummente por esse povo indígena, e consumidas com pedaços de pão de mandioca. 

Em 1975, na cidade de Pomona, estado da Califórnia, EUA, uma empresa formada por diversos minhocultores promoveu uma exibição e competição de gastronomia usando este verme como ingrediente principal. O evento tinha a finalidade de divulgar o valor nutritivo da minhoca e alertar os participantes sobre o potencial de transformá-la em alimento humano rotineiro. 

No início da década de noventa, alguns países do sul e ocidente da Europa começaram a produzir uma série sortida de produtos à base deste animal: minhocas enlatadas, cogumelos com minhocas, pães e biscoitos que levam o anelídeo na receita.


Existem muitas teorias conspiratórias dizendo do que é servido na rede McDonald´s. Eu não sei de nada! Mas prestem atenção; existem minhocas postas em criatório criadas bem limpinhas. São minhocas, mas são limpinhas! E para provar que elas são limpinhas e que gostam de lugares limpos; elas podem resolver alguns problemas da reciclagem do lixo que sempre encontra obstáculos quando se trata da contaminhação por metais pesados, como o chumbo e cromo, o que inviabiliza, por exemplo, sua utilização como adubo - As minhocas por meio de vermicompostagem, ajudaria na decomposição biológica desse material. Você comeria? 

A festa continua...

Hoje é aniversário da Ale!!

Luz de Luma, Yes party!

Vamos animar a festa!!

Sobre Ontem

Quem anda brincando como o tempo? Antes ele não corria assim!
Mais um aniversário se foi!
Feliz ano novo!
Quero agradecer todas as palavras amigas que deixaram aqui e em seus bloguinhus, os presentinhos virtuais, os e-mails, voice-mails pelo jartx e todo carinho. E citando Flora Figueiredo:

"Querem um verso,
mas não sou capaz.
Vejo a palavra fraturar
as entrelinhas,
tento soldá-las,
mas não são minhas.
Rompeu-se o verbo
e me deixou pra trás"

É, estou sem palavras! Neste dia com nome, houve desculpa para o abandono, a batucada começou cedo e estendeu-se pela noite.



Nestes tempos que correm, necessito cada vez mais de conversas boas, daquelas que enchem a alma, de palavras. Eu tive muito isso. Agradeço à Deus por colocar tantas pessoas especiais no meu caminho. Infelizmente a festa acabou!



Hoje acordei só querendo café e poesia, cama e fidalgia.



"Descobri no último aniversário
Que embora sinta vontade
De me esconder dentro do armário
Gosto muito de abraço
De ganhar colo e abrir champanhe.
Ainda que eu sempre estranhe
E não saiba muito bem
Porque tantos parabéns
Fico feliz com os presentes
Suporto melhor os parentes
E não me pergunto na hora
O que há de mentirinha
Nessa atual história.
Quem me dera tanto afeto
Duas vezes por semana
Pra derreter a couraça
Pra amenizar minha gana.
Se possível congelaria
Muitos pedaços de bolo
Pra durante o ano carente
Comê-los como consolo".
Elisa Lucinda

Hoje ficarei acompanhada de Lucinda, essa atriz e poeta, que se diz “poetriz”: Dá voz aos versos que fez no palco e seu livro: “Eu te amo e as estréias” é cheio de imagens femininas e libidinosas, é um show.

Como ela mesma diz: “Dizer eu te amo, é uma estréia”. Ainda brinca dizendo que homem não sabe dizer “eu te amo” - Eu acrescento: se não sabe dizer, uns dizem à torto sem saber direito.

A mulher sempre pergunta: “Cê me ama?” porque gosta sempre de ouvir, ruim é ouvir “- Já lhe disse no ano passado...”

“Eu te amo”, não tem validade.

Mas o mesmo eu te amo não tem a mesma validade, dependendo do lugar em que se diz. O “eu te amo” que se diz na cama, não é o mesmo que se diz no almoço.

Ela não declama, ela diz a poesia. Mas diz de um jeito que não deixa ninguém indiferente. Menestrel moderna, a poeta capixaba Elisa Lucinda, leva os seus versos para o palco acordando a palavra e a transformando em gesto. Mulata, de voz rouca e olhos verdes fulminantes – não é exagero, esses mesmos olhos hipnotizaram o prêmio Nobel de Literatura José Saramago, que depois de assisti-la, declarou:

“Se depender de Elisa, as relações culturais entre Brasil e Portugal vão bem...”

O romancista chileno Antônio Skármeta, autor de “O carteiro e o Poeta” também foi fisgado. Gravou com ela uma entrevista para o People & Arts e endoidou.

O livro que citei, não é único. Autora de rimas simples, de tão sofisticadas, Elisa faz poesias sobre paixão, política e prisão de ventre. Mas a tônica é o amor, o feminino e o homem que partilha isso. Sua parabólica capta versos.

Sua essência é de fêmea livre, sem que precise de processos de libertação. Seu poema é de quem sai de casa, transa e bota minissaia...

Seu primeiro livro, foi feito artesanalmente em 92 tem prefácio de Grande Otelo “Aviso da lua que menstrua”, que ainda não li - a guinada mesmo, veio com “Sócias dos Sonhos”, lançado no Teatro Rival.

“Quero ser minha para poder ser sua
quero nunca mais partir
para longe de mim.
Vem, alivia, adianta, advinha
Quero ser sua pra poder ser minha...”
(Espelho meu - Eu te amo e suas estréias)

Ia esquecendo de dizer; Elisa realizou uma utopia: A poesia lhe paga as contas.
Boa semana!
Beijus,

Comente aqui também!

Arriba!

Pessoal, hoje é o meu aniversário e não podia deixar passar batido aqui no bloguinhú. Faz uma semana que estou literalmente zuada, correndo de lá pra cá. Então, não se assustem com a falta de nexo.

Chegou mais gente em casa, gente querida que agora dormem e eu como sempre com aquela cara "Smile" - o pessoal do amigo secreto, bem sabe que cara é essa - Ah! falando em amigo secreto, quero me desculpar pelos convites não aceitos para entrada em outros grupos. Eu prometi o ano passado que iria entrar em apenas um. A Mei organizou primeiro, dei preferência.

Álias, ando dando muitos furos! Recusei alguns convites, não porque não queira, foi por causa do soneto, ele não quer sair inteiro. Tô tentando, mas tá difícil!

Uma pessoa me perguntou se sou anti-social? (Sim, é um meme!) - Fui procurar definição:

"Comportamento anti-social
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O comportamento anti-social é caracterizado pelo desprezo ou incumprimento das normas da sociedade. Por esta razão, o comportamento anti-social é, em alguns casos, ilegal.

Indivíduos anti-sociais freqüentemente ignoram a possibilidade de estarem a afetar negativamente outras pessoas, por falta de empatia com o sofrimento de outrem - por exemplo, produzindo ruído excessivo num horário inapropriado.

O termo anti-social é muitas vezes usado para designar pessoas introvertidas ou reservadas, mas também é usado para marginais ou pervertidos.

O comportamento anti-social pode ser sintoma de uma psicopatologia: o transtorno de personalidade anti-social"

Pela definição acima, não sou anti-social. Tá certo que de vez em quando dá vontade de fugir pro mato, deitar numa rede e só ouvir o cantar dos passarinhos - Mas já andei em um nível de stress, que até o "Bem-te-vi" que pousa na grade da minha varanda todo santo dia, pela manhã, deu vontade de sufocar! Mas isso é outra história.

Não sou anti-social. Gosto de estar junto às pessoas, aos amigos e participar de tudo que acontece ao meu redor, até das baboseiras. É normal, vez ou outra a procura pelo isolamento e conversas com os botões - A Dona Rosa, que trabalha na minha casa, não pode ficar só, que começa a falar sozinha. Uma coisa!

Somos seres sociais e até os animais, tenho dito!
Alguém sabe quem foi o autor dessa foto?



Prometi para o Mr. J umas receitas com tequila. Falando a verdade, andei testando umas por esses dias.

Neste copo tem 2 doses de tequila, 1/2 dose de limão, água tônica bem gelada (vai colocando conforme o gosto), 1 colher de chá de açúcar (as meninas podem usar de sopa) e a hortelã é opcional.

Não é como caipirinha, porque o limão não pode ser amassado ou ficar macerando o bagaço - ficaria muito ácido - vale somente o suco. O hortelã você dá o mesmo destino que as cerejas - dá pras moças.

Saibam que tequila nem sempre é sinônimo de Margarita - a origem é evidentemente mexicana, nome de uma cidade perto de Guadalajara.

A tequila é feita a partir do agave azul, que nada tem a ver com o cactus saguaro (símbolo do México) e sua classificação é feita em função do processo posterior à bidestilação, que no seu caso é obrigatória.

A tequila sem envelhecer (Silver, blanca ou plata) é a mais usada. Mas há quem diga que o nome do drink mais famoso com tequila seja atribuído a uma personalidade: Margarita Sames.

Ela era uma americana que tinha uma casa em Acapulco - lugar este que era festejado por hollywoodianos, que passavam as suas férias por lá. Numa das festas ela misturou Cointreau com tequila e suco de limão, acrescentou à borda do copo um anel de limão e sal. Estava criada a Margarita!

Agora vou dar uma dica que serve também para os sucos, já que nem todo mundo bebe bebidas alcoólicas: O açúcar se dissolve mal em líquido gelado e acaba indo para o fundo do copo. Prepare um xarope para adoçar os seus drinques e as limonadas principalmente - Percebe o tanto de açúcar coloca para adoçar uma limonada e ela não adoça?

Numa panelinha leve duas xícaras de água para ferver. Quando ferver coloque duas xícaras de açúcar, mexa até dissolver, retire do fogo e deixe esfriar. Use mas não abuse!

Muitas receitas de tequila são para beber à dois ou mais. Então providencie canudinhos! Ou faça à moda antiga: língua no sal, chupada no limão e o cálice de tequila virado de uma vez só!

Arriba!!
Bom fim de semana!
Happy Birthday to me!
Agora preciso dormir!
Beijus,
Luma

Comente aqui também!

PostSecret é eleito o melhor blog do mundo

"O PostSecret (www.postsecret.com) é um site bem diferente de tudo que já se viu na Web. Fundado em 2004, como um projeto de arte experimental, o site funciona assim: uma pessoa escreve um segredo num cartão postal e envia, anonimamente e pelo correio, para uma caixa postal gerenciada por Frank Warren, dono do site. Os cartões são escaneados e publicados. As confissões variam desde situações embaraçosas a confissões de crimes. Nesta semana, esse estranho e irresistível site recebeu o Weblog Awards 2007 de melhor blog do mundo.

O concurso recebeu mais de 500 mil votos de internautas de todo o mundo ao longo de seis dias de votação. Ao todo, foram 49 categorias.

Na categoria Melhor Blog Novo o vencedor foi o Jammie Wearing Fool (jammiewearingfol.blogspot.com);

O prêmio de "Melhor Blog de Tecnologia" foi para o aclamado Engadget (www.engadget.com), seguido de perto pelo seu principal concorrente o Gizmodo (www.gizmodo.com);

Na premiação de "Melhor Blog de Ciência" houve um empate entre o "Climate Audit" (www.badastronomy.com) e o "Bad Astronomy Blog" (www.badastronomy.com).

O prêmio parece ter pouca, ou nenhuma, expressividade na blogosfera brasileira, que não se mobilizou para a votação. O blog brasileiro mais bem posicionado no ranking foi o desconhecido Luz de Luma (http://luzdeluma.blogspot.com), que alcançou o segundo lugar na categoria Blogs Latinos, Caribenhos e da América do Sul, perdendo para o The Real Cuba (www.therealcuba.com).

Continuando com os vencedores: na área de cultura, o eleito foi o blog "The Cool Hunter" (www.thecoolhunter.net).

Já na área de fotografia, o prêmio foi para o "Zoombietime" (www.zombietime.com).

No disputadíssimo e rentável mundo dos blogs de fofocas quem conseguiu o primeiro lugar foi o The Bastardly (www.bastardly.com). Também figuram na lista dos demais os popularíssimos PerezHilton (www.perezhilton.com), em terceiro lugar, e TMZ (www.tmz.com), em quarto lugar. A segunda posição no pódio ficou com o Go fug yourself (http://gofugyourself.typepad.com).

O prêmio de melhor blog de Música foi para o "Sterogum" (www.stereogum.com).

Na categoria Comédia (blog mais engraçado), o prêmio foi para o "Sadly, No!" (http://sadlyno.com).

E o "Fark" (www.fark.com) foi eleito a melhor comunidade online da internet, superando o popular Slashdot.

Para conferir a lista completa dos eleitos, clique aqui ou para saber mais do 2007 Weblog Awards, clique aqui

Da Redação do PERNAMBUCO.COM com informações da Agência O Globo"

Luiz Ramos participa do Globoonliners e busca aperfeiçoamento da Web Participativa.
Hoje ele destacou o "Luz de Luma" pela classificação no 2007 Weblog Awards - e afirma "Quem sair na frente e se desprender de condicionamentos e vaidades ouvirá: The Winner is..."

Então, moçada! Vamos interagir!

Eu recebi um e-mail de congratulação, dizendo que o "Luz de Luma é um blog fresco, uma brisa que se pretende ser" - eu adorei essa frescura toda, uia!!



Meu amigo Dario Velasco, convida todos que estiverem pelas bandas de Belo Horizonte para a exposição de seus trabalhos apresentados até o dia 02 de Dezembro no Café das Letras - Rua Antônio Albuquerque, 781 - Savassi.

Velasco, desenha super bem, além de ser criativo, inteligente e bem humorado! Quer mais?

Ele que apimenta a coluna lateral do luz, com as tirinhas do Na Capa. hehehe já estou feliz com isso!

Mas bem pensei que a ilustração abaixo poderia ser pra mim, achei a minha cara;


Essa ilustração, feita para a revista "Trendsetter (the platform of creative worlds)", é produzida em Istanbul - uma revista que fala de design, moda, estilo de vida, luxúria moderna e trabalhos criativos do mundo todo, como fotografia, design e ilustração sobre o tema "prazer". E o Velasco tá lá!

E não se esqueçam que dia 17 e 18 acontece o BarCamp MG. As vagas estão limitadas para 100 pessoas e estarão abertas até à véspera do evento. Só que até agora tem 110 inscritos. Para você participar precisa desistir 11, quem sabe tem sorte? Veja a lista dos bloggers e simpatizantes, aqui

Local: Museu das Telecomunicações - Oi Futuro
End: Av. Afonso Pena, 4001
Mapa: Google Maps

Próximos eventos:
BlogCamp Paraná 2007 - Curitiba - 01 December 2007
BlogCamp Maranhão 2007 - São Luís - 08 December 2007


E hoje dia 14, às 18:30hs, o nosso amigo blogueiro, Marcos Pontes lança o livro "De Depois de Já" em Eunápolis - Bahia.

Quem por acaso estiver por lá, corra à Escola Anísio Teixeira e garanta o seu exemplar.
A disponibilidade para nós ainda não está prevista.

Quero agradecer a Meire, Jana, Georgia, Ru Correa, Maria Augusta, Nádia bonani e Luci Lacey por me presentearem com o prêmio que foi criado pelo blogue Batom Cor de Rosa. Pelas explicações do prêmio "Escritores da Liberdade", ele é ofertado à blogueiros que publicam a sua liberdade de expressao.

E agora indico os escritores: Adelaide Amorim, Jens, Tina Blue, Mel Campos, Samantha, Maria Augusta, Girassol, Lino, Grace e Vanda.

Fiquem livres para aceitar ou não.



E a Blogosfera se reúne mais uma vez no próximo dia 22, para tratar de um assunto de saúde e utilidade pública - Dengue, Prevençao e Conscientização è a soluçao! - Blogagem Coletiva organizada pela Meiroca. Clique na figura para saber detalhes.

*Tem mãe que tem mais motivos para se orgulhar do filho!

Pessoal, não se assustem com o tamanho da postagem. Eu já disse que estou com a casa cheia e feriados seguidos - aqui dia 12 também foi feriado - e também estou organizando a festa do meu aniversário que será no Sábado! Não sei se até lá postarei novamente, mas com certeza arrumarei um tempinho, enquando o povo dorme!

Bom feriado!
Beijus,
Luma

Comente aqui também!

Voltando à normalidade

Primeiro esboço à lápis. Depois traço com pincel fino e tinta nanquim preta. Por último, o desenho é passado pelo scanner e colorido via Photoshop 7.0
Primeiro esboço à lápis. Depois traço com pincel fino e tinta nanquim preta. Por último, o desenho é passado pelo scanner e colorido via Photoshop 7.0

"Dar a mão a alguém, sempre foi o que esperei da alegria"
(Clarice Lispector)

A arte é intenção. Intenção de ser arte.
(e assim, para bom entendedor, meia palavra basta)

Beijus,
Luma

Comente aqui também
!

O que é pornografia?

"Sou um prisioneiro de desejos e luxúrias. Minhas musas, vivas e mortas, envolvem-me em devaneios eróticos. Inspiram-me, sugam cada gota de minha espermática criatividade. Nas solitárias madrugadas sou assombrado pelas mais profanas fantasias. A devassidão lasciva me toma em seus braços e leva-me. Sou tragado por bocas, seios, bucetas. Sou atraído pelo piscar indecente do cu. Penetro cada orifício com violenta permissividade. Não só uma, mas duas, três, dezenas de vezes me esvaio em porra. Tenho visões. Amarras e torturas, doces torturas. Aqueço-as no derreter de uma vela. Afago-as no toque suave da enregelada água. Trios, quartetos, quintetos. Pura orgia, bacanal pecaminoso e despudorado. Sou prisioneiro, de todas as musas. Que me inspiram, em masturbações libertinas, hoje e sempre"(Ricardo Rayol em Prelúdio)

Cada indivíduo constrói sua fantasia editando experiências eróticas infantis, quase sempre esquecidas em condições únicas e pessoais. Outros indivíduos desconhecem as suas fantasias justo por tê-las reprimido ou simplesmente porque não as reconhecem, camuflam de si a ponto de imaginar que não as têm, não verbalizam, não explicitam. A sexualidade acaba por ser a base inconsciente de toda e qualquer competição.

No caso do homem, ser humano, a sua base inconsciente está nos desafios, na concorrência ou humilhação.

Por isso, vez ou outra sabemos de histórias de homens "machos" que se encontram com amigos para destricharem as suas travessuras sexuais; a competição masculina de sugestionar ser melhor dotado anatomicamente ou ter melhor desempenho sexual que outro homem. Em outras situações, presenciamos a luta desesperada de um homem por riquezas - como se os carros de luxo pudessem de alguma forma compensar o seu desempenho sexual.

No caso da mulher, vemos um teatro de variedades; mulheres de 50 anos agindo como se tivessem 18 e adolescentes de 14 agindo como mulheres de 25. As meninas românticas agindo como piranhas de filmes pornô e por aí vai.

E um dia ainda falo dos garotos da classe média, que agem como os vilões que a mídia nos mostra todos os dias.

Canso de ver no dia a dia, pessoas numa versão arrogante, egoísta, bruta e auto-suficiente. Recentemente a Yvonne fez uma postagem desabafo, se referindo a intolerância "Ninguém tem o direito de apontar o dedo na cara de ninguém e falar o que bem entende. Eu tenho preconceito contra um monte de coisas e nunca, jamais, em tempo algum vou sair por aí detonando a vida alheia. O nome disso é educação e respeito pelo outro".

A Yvonne está certa em falar de um assunto que a incomodou, assim como esse post é sobre algo que me incomodou, que adiante falarei. A verdade é uma só, por mais que algo nos incomode, ao outro pode incomodar em nada. No caso da Yvonne, ela se referiu a um caso ocorrido na blogosfera, que em um sistema de comentários, "ALGUÉM" feriu a moral de outra pessoa que, infelizmente, ainda não faz parte da blogosfera. A pessoa que feriu moralmente a outra, simplesmente "esqueceu" do ato insano. Porque?

Simplesmente porque essas pessoas se sentem mais especiais que as outras, são as mais sábias, estão em seus castelos refratários alheios aos sofrimentos dos outros, elas pensam que não erram. Quem convive com essas pessoas, muitas vezes se cala, para não ter que ouvir mais um "dono da razão" e o ego desse tipo de pessoa vai crescendo - a história da competência e humilhação que falei acima, saca?

È inerente à auto-estima, constatar no cotidiano que pessoas com qualidades e defeitos estão interpretando pessoas "perfeitas". Mas acredite, o talento está em pessoas modestas e autênticas. Pessoas são mistura de afeto e solidão, humor e dor, sem essa coisa "poser" ou "fake", de levarem o personagem tão mais à sério do que a essência natural de cada um. Na hora que o bicho péga, quero ver dar a outra face.

A essas pessoas intolerantes que não conseguem se desvencilhar dos ranços, das gorduras, das teias de aranhas - isso é pornográfico! Aconselho que tentem ser um pouco mais alegres, simplesmente agindo um dia diferente do que normalmente agem. Verá que você continuará a ser a mesmíssima pessoa, porque as verdades não são absolutas, é preciso ter uma certa flexibilidade para evoluir. O fato de transgredirmos as nossas próprias regras, só denota que a cada dia evoluímos um pouco mais.

Pornografia é isso! É o lado errante que cada um tem e que tenta esconder, porque causa incômodo, não será aprovado pela sociedade ou pela opinião pública. É pois, a sujeira que existe dentro de cabecinhas que no escuro "pecam".

Aê!! Pornografia!!

A frase acima, li em um comentário do post anterior, se referindo a fotografia que coloquei para ilustrar "O Caminho de Swann"; que se sentia subjulgado por um amor e o seu maior desafio era vencer esse sentimento. A foto era para retrar isso, infelizmente também foi vista como pornográfica.

Eu não vi caráter obsceno na foto, mesmo que ela possa sugerir uma ação. Até porque a minha ignorância diante dos mistérios da vida, me faz saber que a infelicidade se perde muitas vezes na falta de exclusividade, pela impossibilidade física de dois corpos estarem ao mesmo tempo, em um mesmo lugar. Isso é pornográfico?

"Diga-me o que te proíbem e saberás o que desejas"

*Aqueles que não conhecem o Ricardo Rayol, autor do texto inicial da postagem, não se assustem! Ele tem essa mania de posar de Lobo mau, mas é um doce! Editor dos blogues: Jus Indignatus, A cor da Letra, Heitor Caolho, Memórias Póstumas de um puto prestimoso, Juarez, o Cabrito Montês e participando também do Livro Aberto e PseudoPoemas.

**O Marco do Antigas Ternuras, lança nessa Segunda-feira, dia 12, o livro "POPULARÍSSIMO – O ator Brandão e seu tempo". Para quem está na cidade do Rio de Janeiro, a noite de autógrafos será no Centro Cultural Memórias do Rio (Avenida Gomes Freire, 289 – Centro – quase na esquina de rua do Senado), a partir das 19hs.
Quem não puder comparecer e quiser adquirir o livro, mande um e-mail para o Marco - popularissimoarrobagmailpontocom - o livro é puro luxo com ilustrações, fotografias e apresentação feita pelo ator e diretor Domingos Oliveira.

Boa semana!
Beijus,
Luma

Comente aqui também!

Pipoca com Pimenta

O Márcio Pimenta lançou o seu próprio "meme" - Pipoca com Pimenta, que consiste em escolher um tema de filme, com sugestões de titulos para os leitores, quantos quiser, mas não menos que dois e que fizeram você pensar sobre o assunto;

"filmes que fizeram você perceber o quanto o tema é importante para você e que de alguma forma lhe acrescentou algum valor. Pode ser sobre amor, viagens, trabalho, casamento, poesia, política, etc. O tema é livre! Atenção, não basta indicar, tem que comentar sobre os filmes, lembre-se que seus leitores poderão estar interessados em suas opiniões".

Qual é mesmo o caminho de Swann?

Infinito que corre nas veias

Perdemos por vezes muito tempo dentro de nós. Hoje estou circunspecta. As palavras me soam estranhas.

A menina translúcida passa.
Vê-se a luz do sol dentro dos seus dedos.
Brilha em sua narina o coral do dia.

Leva o arco-íris em cada fio do cabelo.
Em sua pele, madrepérolas hesitantes
pintam leves alvoradas de neblina.

Evaporam-se-lhe os vestidos, na paisagem.
É apenas o vento que vai levando seu corpo pelas alamedas.
A cada passo, uma flor, a cada movimento, um pássaro.

E quando pára na ponte, as águas todas vão correndo,
em verdes lágrimas para dentro dos seus olhos.
(Cecília Meireles)

Hoje é dia de comemorar o nascimento de Cecília Meireles, para quem não sabe Cecília Meirelles morreu em 09 de Novembro de 1964 com 63 anos. Dois dias após seu aniversário. Portanto, hoje é seu aniversário!

Lia a realidade que a cercava com a razão, com o coração e com os sentidos. Deixou também sementinha plantada no mundo; seu Bisneto Matheus Teixeira, com 7 anos, que escreveu "A Ilha dos Dragões" para a editora Global, que faz parte da coleção "De criança para criança".

Quero agradecer a Áurea e a Mel Campos por me darem o Selinho "Esse blog vale a pena conferir". Também a Lu Cantanhede e Veridiana Serpa por outro selinho "Esse bog é escrito com amor". Obrigada, meninas!!

Sem tempo e sem paciência para muitas coisas, inclusive para isso:

http://2007.weblogawards.org/pollremote.php?id=97

Descobri que poderia colocar isso no blogue através de um e-mail recebido. Constatei que outros participantes colocaram em seus blogues. Se tiverem preguiça de clicar na página para votar, agora podem votar aqui mesmo. Se não quiserem votar, fiquem à critério. Eu mesma esqueci de votar em mim!

Aos amigos que disponibilizaram espaço em seus bloguinhos para pedirem votos pra mim agradeço de montão: Vera Fróes, Francy, Elisabete Cunha, Samantha Shiraishi, Lino Resende, Evellyn, Ale, Lucy Lacey, Ricardo Rayol e Gabriel Ruiz - Vocês me fizeram lembrar de um cara muito bacana: o Miguel Octávio, editor talvez do melhor blogue da américa latina.

No ano passado estávamos concorrendo juntos a esse prêmio e ele pediu que quem fosse votar no blogue dele, direcionasse os votos para o "Luz de Luma" - que na "humilde" opinião dele, era o que merecia ganhar. Ele também já havia ganho o prêmio no ano anterior. Bastava! "blog is more of a celebration of life, the life that all of the countries and citizens in our region deserve" - Confiram aqui, que graça!

Quanto a quem veio aqui e disse que adoro uma disputa. Gostaria de dizer que está bem equivocado (a) e que o que lê não parece ser assimilado, não aqui. Quando fiz a postagem, lógico que pedi para votarem, mas o principal motivo foi dividir a minha alegria por ter sido indicada e depois selecionada. Foram dois filtros, o terceiro era com vocês!

Estou agradecendo hoje quem votou, porque no dia 08 encerram as votações e encerra também esse assunto.

Estão vendo, hoje não estou para as palavras e nem para muitas conversas. Cabecinha Ó!

Fica aqui a questão: Não é contraditório? Se sem a poesia a gente não vive, porque viver é melhor que sonhar?

*Novidades: O Deputado Federal, Nelson Pelegrino deu entrada na câmara a 3 requerimentos para acompanhar o caso de Ana Virgínia

Não se esqueça de assinar ou divulgar a petição.

Boas novas!

A Ana Rosa, irmã de Ana Virgínia Sardinha, nos enviou um e-mail com o seguinte texto:

"Meus amigos,

Hoje no dia da blogagem coletiva, conseguimos a primeira vitória: o deputado federal baiano Nelson Pelegrino, vai levar o caso de Viga para Brasilia!
Formará uma comissão de direitos humanos para Lisboa e articulará um encontro da familia com o ministro Tarso Genro!
Tudo que nossa petição quer!
Entregamos um dossiê completo a ele....
Estou especialmente feliz"



A Sociedade Civil reclama

Antes de ler a postagem, assista ao vídeo. Se quiser saber mais detalhes deste caso, acesse o site. Uma história que não parece real, devidos aos sortilégios dos detalhes, mas infelizmente ainda sem desfecho. Ana Virgínia precisa de você! Entre nessa corrente de solidariedade. Se não tiver o que falar (eu também fiquei muda quando soube) somente assine a petição que será encaminhada às autoridades representantes dos direitos brasileiros.

E por estar hoje completando quatro meses do fato ocorrido, da morte de Leonardo Brittes Sardinha; estamos eu, Luci Lacey e Ronald promovendo esta blogagem coletiva - justamente para deixar a sociedade à par do que acontece com uma compatriota em terras portuguesas e sensibilizar as autoridades que cientes do caso, não demorem a tomar as providências necessárias e de direito.

Quem participar da blogagem, não esqueça de colocar o link do site de Ana Virginia na blogagem. E o mais importante: que todos leiam e assinem a peticão

Queremos os nossos direitos preservados - Não somente a sociedade civil brasileira, como a do mundo todo! Estamos cansados de presenciar a lei aplicada a uma minoria, que convenhamos, as mesmas que as fazem.
Você não sabe do que estou falando? Tome-se como exemplo; queira falar e não ser ouvido. Queira provar a inocência por um crime que lhe incutem sem direito de defesa. Há alguma coisa errada aqui. Porque ter que provar a inocência? Não seria o contrário? Qual a prova do crime? Há de se provar a acusação!

Do que vale a globalização, a pregação dos direitos humanos, a ONU (Organização das nações Unidas) e a DEMOCRACIA!? Do que vale tudo isso, se um direito inerente ao ser humano é ultrajado por uma casta arcaica que ainda vive no século passado?

Vocês estão respondendo as minhas perguntas? Eu ainda tenho várias! Porque uma mãe que toda a vida se apresentou carinhosa e cuidadosa mataria o seu filho? No Estado Português existe culpa compartilhada? Porque uma pessoa entra em uma prisão saudável e dez dias depois, sem que a família seja comunicada desse fato, aparece com queimaduras pelo corpo, um lado do corpo paralisado e tantas outras marcas visivelmente presumidas de tortura e o sistema prisional nada viu, nada sabe, apareceu do nada?

A Associação para a Prevenção da Tortura (APT), sediada em Genebra, junto da ONU, declarou: “(…) ainda que a prevenção da tortura seja uma prioridade da União Europeia (EU), as suas atividades a este respeito não são evidentes ou pelo menos não são suficientemente publicitadas (…) a Comissão Europeia disponibilizou 16 milhões de Euros para projetos sobre tortura em 2004 (…) agora é a hora da EU desenvolver um papel ativo também ao nível político”

Porque querem manter Ana Virgínia Sardinha presa em Portugal (estão esperando as marcas da tortura desaparecerem?) sendo que está nada fez contra o Estado Português? A culpa não comprovada, que lhe atribuem não configura motivos para mantê-la presa mesmo que provisoriamente. A transferência de foro é coisa simples dentro do direito internacional entre países que mantém acordos bilaterais. Ou também querem esconder a fragilidade de todo o sistema de leis penais a que hoje vigora na ex-pátria mãe?

Os Portugueses mal sabem o que se passa em seus sistemas carcerários, preferindo a ilusão. Lógico que existe uma minoria que enxerga além das fronteiras : "O Estado português é uma “pessoa de bem”? Se o fosse, não deixaria morrer-se na prisão a taxas que têm sido sucessivamente as mais altas da Europa (não só da União Europeia, mas também da Europa) sem um sinal de inquietação, como se fosse apenas mais um simples defeito estatístico. Não é! É um sinal evidente da imoralidade da vida nas prisões portuguesas. Não cuidar das pessoas que estão às ordens do Estado, como infelizmente se pressupõe ser legítimo, é um crime, punível, ainda que tais condenações não se pratiquem. Mas tal como a propósito da fuga ao fisco, dos crimes de colarinho branco, dos abusos de poder, da corrupção, de pouco servirão na prática as declarações de princípio, por muito importantes que sejam. Neste caso, o que acontece é que a grande maioria dos presos, de que afinal estamos aqui a falar, vê a sua vida de vício condicionada a ter que lidar com um mercado monopolista dentro das prisões. A sua própria vida passa a ser a caução da capacidade de pagar o seu consumo. São doentes crônicos a quem obrigamos a viver em instituições cujo principal fluxo econômico é a alimentação da doença indizível sem critérios sanitários, em nome da segurança, sem pinga de ética que não seja o maniqueísmo vingativo de culpabilização das vítimas da tragédia das políticas globais de prevenção do abuso de drogas

(...) Portugal assinou o Protocolo Adicional à Convenção contra a Tortura da ONU, dia 16 de Fevereiro sem que isso fosse notado. Como dizia um funcionário off the record, isso é só para acompanhar os outros países europeus, mas depois, na prática, deixa-se andar, não se oferecem as condições de exercício das práticas preventivas. A Administração, como sempre, resistirá. Ora aí está a missão política de fundo, no quadro da pretendida reforma da Administração: repor a linha de comando da autoridade democrática do Estado: entusiasmar os profissionais e mobilizar civicamente os portugueses. A moralização é mobilizadora. Isso far-se-á com critérios morais mais exigentes do que os até agora usados. Sem perder de vista as considerações do exercício prático e a eficácia das propostas de política, sem o que continuará a grassar a desmoralização" - Antônio Dores.

O que fazem os portugueses como um fato ocorrido dentro de suas prisões cruzam a fronteira? Continuam de braços cruzados? Pois deveriam tomar vergonha e cobrarem de vossos deputados atitudes mais palpitantes conforme a vossa índole quer pregar. Que o povo português não seja taxado como povo isolado da Europa não somente pela língua.

Peço que os acima de juízes, os sr. deputados portugueses queiram tomar o Caso Ana Virgínia como um divisor no quesito "Tortura, nunca mais" nas prisões portuguesas. Que intercedam e apresentem junção do laudo da perícia técnica sobre a causa mortis de Leonardo Brittes Sardinha ao processo (se é que ele existe) para dar início a nova fase, que com certeza, será a extradição de Ana Virgínia para o Brasil.

A Assembléia Geral da ONU proclama:

"A presente Declaração Universal dos Diretos Humanos como o ideal comum a ser atingido por todos os povos e todas as nações, com o objetivo de que cada indivíduo e cada órgão da sociedade, tendo sempre em mente esta Declaração, se esforce, através do ensino e da educação, por promover o respeito a esses direitos e liberdades, e, pela adoção de medidas progressivas de caráter nacional e internacional, por assegurar o seu reconhecimento e a sua observância universais e efetivos, tanto entre os povos dos próprios Estados-Membros, quanto entre os povos dos territórios sob sua jurisdição.

Artigo V

Ninguém será submetido à tortura, nem a tratamento ou castigo cruel, desumano ou degradante.

Artigo VI

Toda pessoa tem o direito de ser, em todos os lugares, reconhecida como pessoa perante a lei.

Artigo VII

Todos são iguais perante a lei e têm direito, sem qualquer distinção, a igual proteção da lei. Todos têm direito a igual proteção contra qualquer discriminação que viole a presente Declaração e contra qualquer incitamento a tal discriminação.

Artigo VIII

Toda pessoa tem direito a receber dos tributos nacionais competentes remédio efetivo para os atos que violem os direitos fundamentais que lhe sejam reconhecidos pela constituição ou pela lei.

Artigo IX

Ninguém será arbitrariamente preso, detido ou exilado.

Artigo X

Toda pessoa tem direito, em plena igualdade, a uma audiência justa e pública por parte de um tribunal independente e imparcial, para decidir de seus direitos e deveres ou do fundamento de qualquer acusação criminal contra ele.

Artigo XI

1. Toda pessoa acusada de um ato delituoso tem o direito de ser presumida inocente até que a sua culpabilidade tenha sido provada de acordo com a lei, em julgamento público no qual lhe tenham sido asseguradas todas as garantias necessárias à sua defesa.

2. Ninguém poderá ser culpado por qualquer ação ou omissão que, no momento, não constituíam delito perante o direito nacional ou internacional. Tampouco será imposta pena mais forte do que aquela que, no momento da prática, era aplicável ao ato delituoso.(...)"

Este caso revela-se uma afronta à Declaração Universal dos Direitos Humanos. Se a cidadã brasileira Ana Virgínia é criminosa ou é inocente, até que ela seja julgada e condenada, subsiste sempre a presunção de inocência. Sem prejuízo da justiça, seja apurada toda a verdade.

Participam desta blogagem pedindo Liberdade e Justiça para Ana Virgínia Moraes Sardinha: Meire, André Werner, Idelber Avelar, Gustavo D'andreia, Mário Leal, Carlos Jr., Letícia Coelho, Zé Alfredo, Nedelande, Pobre Pampa, Paula Lee, Yvonne, Veridiana Serpa, Rosamaria, Regina Simões, Cilene Bonfim, Opus Gay, Vidas Alternativas, Marlene M., Sandra Pontes, Michelle, Georgia Aegerter, Maristela Bairros, Marília, Jesus Apócrifo, Ricardo Rayol, Ricardo Rayol Indignado!, Oscar Luiz, Flainando na Web, Jackie, Chawca, Aline S. Dexheimer, Lino Resende, Saramar, Alexandre Inagaki, Grace Olsson, Evellyn, Maíra, Jorge Alberto Araujo, Jeanne, Júlio, Vitória, Hemisfério Norte, Chris Pessoa, Vanessa, Bela, Andréia Motta, Juca, Paula Cavalcanti, Francy e Carlos, Raquel, Adelino P. Silva, Mary Villano, Denise, Betty, Gustavo, Jussara Nunes, Pablo Ramada, Karina, Regina Simões, Raphael Simões Andrade

Se o seu link não consta entre os participantes, avise!

Que a justiça portuguesa não seja cega, nem arbítraria e nem indígna!

Obrigada a todos!
Boa Blogagem!
Luma

Comente aqui também

...em quietude, sem solidão

Leia o luz no seu celular
get click

Algumas coisas não têm preço

finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008

Me leve com você...

facebooktwitter

Copyright  © 2021 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

Leia mais para produzir mais!

Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor